Cotutela

O Mestrado e o Doutorado em Cotutela é o desenvolvimento de atividades de pós-graduação stricto sensu, em nível de mestrado e doutorado, sob o regime de cotutela – entre a universidade de origem do estudante e uma instituição de ensino superior (IES) estrangeira conveniada – com a concessão de dupla titulação. É necessário que existam, entre as universidades, programas reconhecidamente congêneres.

A instituição de origem é aquela em que o estudante foi admitido por seu programa de pós-graduação e a  instituição de acolhimento é aquela a que pertence o outro orientador e onde o estudante vai desenvolver parte das atividades.

Entende-se como cotutela de tese a modalidade de desenvolvimento de atividades, no âmbito da pós-graduação stricto sensu, que permite ao estudante do programa realizar sua tese sob a responsabilidade de dois orientadores, um vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e o outro a uma IES estrangeira, onde existam programas de pós-graduação, com ou sem parte letiva, reconhecidos como congêneres pelas duas instituições.

As Normas Regulamentadoras para Formação Pós Graduada com Titulação Simultânea em dois países (cotutela) foram estabelecidas pela Resolução nº 218, de 17 de agosto de 2017. E o Regulamento da Mobilidade Acadêmica Internacional, outgoing e incoming, da UFMS, foi estabelecido pela Resolução nº 110, de 11 de julho de 2019.

 

Discentes contemplados 

Danielly Regina Kaspary dos Anjos 
Instituições: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Brasil) e Université Grenoble Alpes (França)
Co-orientadoras: Marilena Bittar e Hamid Chaachoua
Status: Concluída (2016 – 2020)

 

Virou notícia:

Co-tutela UFMS e Université Grenoble Alpes