Internacionalização

Nos últimos anos o PPGEDUMAT tem afirmado relações e parcerias internacionais, aprofundadas nos dois últimos quadriênios (2017-2024), de forma a assumir para o Programa uma vocação internacional. Deste modo, realizamos uma série de ações e atividades nessa direção, em uma política discutida com os docentes e discentes do Programa, e também com o Instituto de Matemática e a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFMS. 

As colaborações, convênios e programas de cooperação internacionais com o PPGEDUMAT foram realizadas com pesquisadores estrangeiros de três continentes: Africano, Europeu e Americano, em especial com os seguintes países: Marrocos, África do Sul; Bélgica, Espanha, França, Portugal, Inglaterra, Colômbia, Chile e Honduras.

Um projeto de cooperação foi estabelecido com a Universidade de Ibn Tofail, na cidade de Kenitra no Marrocos. O projeto de cooperação de mobilidade de discentes e docentes entre as universidades e a possibilidade da produção de projetos de pesquisa e publicação em conjunto é um ponto de destaque deste projeto.

Outros dois projetos de pesquisa e ações de intercâmbio envolvendo docentes e discentes do Programa foram/estão sendo realizados em países como Espanha, França, África do Sul, Bélgica, Chile, Portugal e Inglaterra. 

Além disso,  projetos de cooperação, por intermédio da Agência de Inovação (AGINOVA) da UFMS, estão em processo de consolidação para a mobilidade de docentes e discentes e produção de projetos em cooperação. Trata-se de um projeto com a Universidade de Cauca, Colômbia e outro projeto com a Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán (UPNFM), de Honduras. Nesse sentido, já tivemos em 2023 a visita técnica do Professor Aldo Parra da Universidade de Cauca e a professora Cláudia Carreira da Rosa, esteve em Honduras em visita técnica em 2024.

Com a França e Espanha destacamos a seguir alguns projetos envolvendo discentes em Cotutela ou doutorado sanduíche.


O Mestrado e o Doutorado em Cotutela é o desenvolvimento de atividades de pós-graduação stricto sensu, ao nível de mestrado e doutorado, sob o regime de cotutela – entre a universidade de origem do estudante e uma instituição de ensino superior (IES) estrangeira conveniada – com a concessão de dupla titulação. É necessário que existam, entre as universidades, programas reconhecidamente congêneres.

A instituição de origem é aquela em que o estudante foi admitido por seu programa de pós-graduação e a  instituição de acolhimento é aquela a que pertence o outro orientador e onde o estudante vai desenvolver parte das atividades.

Entende-se como cotutela de tese a modalidade de desenvolvimento de atividades, no âmbito da pós-graduação stricto sensu, que permite ao estudante do programa realizar sua tese sob a responsabilidade de dois orientadores, um vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e o outro a uma IES estrangeira, onde existam programas de pós-graduação, com ou sem parte letiva, reconhecidos como congêneres pelas duas instituições.

As Normas Regulamentadoras para Formação Pós-Graduada com Titulação Simultânea em dois países (cotutela) foram estabelecidas pela Resolução nº 218, de 17 de agosto de 2017. E o Regulamento da Mobilidade Acadêmica Internacional, outgoing e incoming, da UFMS, foi estabelecido pela Resolução nº 110, de 11 de julho de 2019.

DISCENTES CONTEMPLADOS

Instituições: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Universitat de Barcelona (Espanha),

Orientadora: Marilena Bittar

Supervisoras: Berta Barquero Farràs e Marianna Bosch Casabò

Status: Em andamento (2024-2026)

Instituições: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Brasil) e Université Grenoble Alpes (França)

Orientadora: Marilena Bittar

Supervisora: Hamid Chaachoua

Status: Concluída (2016 – 2020)



O Doutorado Sanduíche no Exterior é promovido pelo Programa Institucional de Doutorado Sanduíche (PDSE), fundado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O principal objetivo é a oportunização de estudos no qual o estudante de doutorado (regularmente matriculado em um programa de pós-graduação da UFMS) realiza parte de sua investigação em uma universidade no exterior.

O Doutorado Sanduíche é um programa de estudos no qual o estudante de pós realiza parte de seu trabalho em uma universidade no exterior.

A ideia é que o pesquisador aproveite a infraestrutura ou as condições de outra instituição de ensino superior para enriquecer o seu trabalho. Dependendo do tema de sua pesquisa, ele pode precisar de recursos que a sua universidade não tem, e nesse caso o intercâmbio pode ajudar bastante. Pode acontecer também de um professor estrangeiro já ter muita experiência sobre um tema relativamente novo no Brasil.

Para o trabalho de doutorado, essa experiência pode ser enriquecedora, pois permite acesso a mais recursos, materiais e pessoas. Mas para o pesquisador, também representa uma oportunidade de conhecer uma nova cultura e ter contato com novas perspectivas sobre sua área de atuação. É também uma chance para que ele se destaque globalmente em sua vertente de pesquisas, e ajude a colocar o Brasil no mapa da ciência.

Os editais são publicados na página da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPP) da UFMS. Acessar: https://propp.ufms.br/category/destaques/

Outra forma de acessar esses editais é por meio da página do PSDE, da CAPES: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/bolsas/bolsas-e-auxilios-internacionais/encontre-aqui/paises/multinacional/programa-de-doutorado-sanduiche-no-exterior-pdse

DISCENTES CONTEMPLADOS

Orientadora: Marilena Bittar

Supervisora Christine Buron

Instituições: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Brasil) e Aix-Marseille Université (França)

Status: Em andamento (2024 a 2025)

Orientadora: Marilena Bittar

Supervisora: Marianna Bosch Casabò

Instituições: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Brasil) e Universitat de Barcelona (Espanha)

Status: Concluido (2020-2023)

Orientador: João Ricardo Viola dos Santos

Supervisor: Ricardo Nemirovsky

Instituições: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Brasil) e Manchester Metropolitan University (Inglaterra)

Status: Concluída (2016 – 2020)

Orientadora: Paola Valero (UFMS)

Supervisora: Angela Maria Guida

Instituições: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Brasil) e Stockholm University (Suécia)

Status: Concluída (2015 – 2019)

Orientador: José Luiz Magalhães de Freitas (UFMS)

Supervisora: Cécile Ouvrier-Buffet

Instituições: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Brasil) e Universidade de Reims Champagne-Ardenne (França)

Status: Concluída (2015 – 2019)

Orientadora: Patrícia Sandalo Pereira

Supervisor: João Pedro da Ponte

Instituições: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Brasil) e Universidade de Lisboa (Portugal)

Status: Concluída (2015 – 2018)