Linhas de Pesquisa

Ensino e Aprendizagem da Matemática

Nessa linha estão inseridas temáticas relativas a processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos matemáticos nos diferentes níveis de ensino, envolvendo tanto o plano de sala de aula, quanto de possíveis interferências do meio e de outros fatores. Nessa linha pesquisa-se aspectos epistemológicos e didáticos da Matemática visando uma melhor compreensão dos fenômenos ligados ao ensino e a aprendizagem da Matemática e às relações entre saberes científicos e escolares.

As pesquisas dessa linha são caracterizadas por respeitar um dos aspectos essenciais da área que é a especificidade do saber matemático. Esses trabalhos visam melhor compreender desafios do ensino e da aprendizagem dos principais campos de conteúdos da Matemática: álgebra, números e geometria. Tal maneira de conceber a Educação Matemática explicita-se, mais claramente, em trabalhos dedicados, por exemplo, a compreensão de questões pedagógicas e epistemológicas de conceitos matemáticos, tais como, funções, representação do espaço geométrico, vetores, entre vários outros. Para fundamentar as pesquisas que envolvem aspectos concernentes ao ensino e à aprendizagem da matemática, uma parte dos pesquisadores envolvidos nessa proposta de Curso de Mestrado, tem priorizado teorias originadas na linha francesa da Didática da Matemática, procurando realçar seus vínculos epistemológicos com os conceitos dessa área de conhecimento.

Professores Doutores integrantes da respectiva linha de pesquisa: Claudia Carreira da Rosa, José Luiz Magalhães de Freitas e Marilena Bittar.

Formação de Professores e Currículo

Na linha Formação de Professores estão inseridas temáticas relativas à formação inicial e continuada de profissionais de Educação Matemática, tanto em nível teórico quanto de práticas pedagógicas, em quaisquer níveis e sistemas de ensino, priorizando temáticas que valorizem a formação de docentes reflexivos e pesquisadores sobre ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos.

Essa linha visa o desenvolvimento de estudos e pesquisas sobre formação de professores relativamente às formas de conhecer e favorecer a evolução das idéias dos alunos e sobre a interação dessas idéias com a formulação e a implementação de metodologias investigativas em sala de aula e de perspectivas colaborativas entre os professores.

Professores Doutores integrantes da respectiva linha de pesquisa: João Ricardo Viola dos Santos, Klinger Teodoro Ciríaco, Márcio Antonio da Silva Neusa Maria Aparecida de Souza, Patrícia Sandalo Pereira e Regina Luzia Corio de Buriasco.

História, Filosofia e Educação Matemática

Essa linha visa o desenvolvimento de pesquisas sobre a História da Matemática e da Educação Matemática articuladas às questões de ensino, formação de docente e narrativas; assim como desenvolver estudos a partir de posturas filosóficas para abordagem da matemática e da formação por meio desta linguagem e da própria ação investigativa.

Professores Doutores integrantes da respectiva linha de pesquisa: Angela Maria Guida, Edilene Simoes Costa dos Santos, Luzia Aparecida de Souza e Thiago Pedro Pinto.

Tecnologia e Educação Matemática

Essa linha é caracterizada pela investigação da aprendizagem mediada pelo uso de ambientes informatizados e de tecnologias de informação. Ela visa o desenvolvimento de pesquisas sobre o uso de softwares matemáticos, no ambiente escolar, tanto como ferramenta de aprendizagem dos alunos da educação básica, quanto para identificação de dificuldades e concepções que eles mobilizam. Tem também como objetivo desenvolver estudos sobre material didático que possam ajudar na inclusão digital. Outro objeto de estudo dessa linha de pesquisa é a formação de professores para o uso da informática, incluindo a educação à distância.

Professores Doutores integrantes da respectiva linha de pesquisa: Aparecida Santana de Souza Chiari, Nielce Meneguelo Lobo da Costa e Suely Scherer.