Grupos de Pesquisa

DDMAT – Grupo de Estudos em Didática da Matemática

O Grupo de Estudos em Didática da Matemática – DDMat, criado no ano de 2013, conta com a participação de professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS e professores de outras instituições de ensino de Mato Grosso do Sul. O DDMat está cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e tem como principal objetivo discutir teorias da Didática da Matemática – conhecida como Didática Francesa – bem como desenvolver atividades de pesquisa e extensão.

Líder: Professora Doutora Marilena Bittar.

Horário e local: O grupo se reúne quinzenalmente, às quintas-feiras no horário das 13:30 às 17:00 h na sala de aula 2 do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UFMS.

Diretório dos grupos de pesquisas: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8640213196715803

Mais informações sobre o grupo: http://grupoddmat.pro.br/index.php/home/

 

FAEM – Avaliação e Formação de Professores de Matemática 

O Grupo de Pesquisa em Formação, Avaliação e Educação Matemática (FAEM), cadastrado no diretórios de grupos do CNPq, se constitui como um espaço de pesquisa e desenvolvimento na área de Educação Matemática. Fazem parte do FAEM professores universitários e da Educação Básica, alunos de graduação e pós-graduação.

O grupo foi constituído no ano de 2013 no interior do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, a partir de trabalhos realizados em outros dois grupos de pesquisas na área de Educação Matemática: o GEPEMA, Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação, coordenado pela professora Dra. Regina Luzia Corio de Buriasco (www.uel.br/grupo-estudo/gepema) e o  Sigma-t, Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Educação Matemática, coordenado pelo professor Dr. Romulo Capos Lins. Alguns membros destes grupos desenvolvem trabalhos em colaboração com o FAEM. As atuais temáticas de pesquisa e desenvolvimento do FAEM são: Conhecimentos de professores que ensinam matemática; Avaliação e análise da produção escrita em matemática e Formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática.

Líder: Professor Doutor João Ricardo Viola dos Santos.

Horário e local: Reuniões quinzenais nas quintas-feiras no horário das 13:30 às 17:00 hs no Programa de Pós Graduação em Educação Matemática.
Diretório dos grupos de pesquisas: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5444504793057876

Mais informações sobre o grupo: http://www.faem.com.br/

 

FORMEM – Formação e Educação Matemática

O grupo de pesquisa Formação e Educação Matemática – FORMEM foi criado em 2011 e conta com a participação de pesquisadores, estudantes de pós-graduação, estudantes de graduação e professores de Educação Básica.
Tem uma única linha de pesquisa FORMAÇÃO DE PROFESSORES, que tem como objetivo investigar sobre a formação docente em seus diferentes espaços e níveis educativos.

Líder: Professora Doutora Patrícia Sandalo Pereira.

Horário e local: As reuniões acontecem na sala 515 da Unidade VII no Laboratório do grupo de pesquisa FORMEM, de quarta e quinta-feira das 17:00 às 19:00 horas.

Diretório dos grupos de pesquisas: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2203402591574592

Mais informações sobre o grupo: http://formem.sites.ufms.br/

 

GETECMAT – Grupo de Estudos de Tecnologia e Educação Matemática

O GETECMAT teve origem em um projeto de pesquisa realizado entre os anos de 2006 e 2008, financiado pelo CNPq. Desde então diversas ações têm sido realizadas, tais como projetos de pesquisa e de extensão, e participações em eventos científicos com publicações. Ao final do financiamento do projeto, tendo em vista a repercussão do mesmo, a equipe de trabalho decidiu pela instituição de um grupo de pesquisa permanente.

O GETECMAT é um grupo de pesquisa que investiga o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de ensino e de aprendizagem da Matemática, na busca de integrar a escola à linguagem digital; investiga ainda a formação de professores para o uso destas tecnologias e os processos de ensino e aprendizagem na modalidade de Educação a Distância.

Linhas de pesquisa: Aprendizagem com uso de Tecnologias; Educação a distância e Formação de professores.

Líder: Professora Doutora Suely Scherer

Horário e local: Reuniões quinzenais nas quintas-feiras no horário das 13:30 às 17:00 h na sala 03 do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS.

Diretório dos grupos de pesquisas: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7974592039326893

Mais informações sobre o grupo: E-mail: getecmat@gmail.com
Telefone: (67) 3348-4352
Site:http://www.getecmat.com/
BLOG: http://getecmat.blogspot.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/Getecmat/

 

HEMEP – História da Educação Matemática em Pesquisa

O Grupo História da Educação Matemática em Pesquisa é um grupo vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, registrado no CNPQ. Tem por objetivo contribuir para um mapeamento da formação e prática de professores que ensinam matemática no país, bem como para uma melhor compreensão da dinâmica escolar no contexto do ensino e da aprendizagem de matemática.

Atua principalmente em três linhas de pesquisa:

  • Aspectos históricos do ensino e da aprendizagem de matemática
  • História da formação de professores que ensinam matemática
  • História oral e narrativa

Líder: Professora Doutora Luzia Aparecida de Souza

Horário e local: Reuniões quinzenais nas quintas-feiras no horário das 13:30 às 17:00 h na sala de aula 1 do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática.

Diretório dos grupos de pesquisas: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3978760600539715

Mais informações sobre o grupo: http://www.hemep.org/

Facebook: https://www.facebook.com/hemepesquisa/

 

GPCEM – Grupo de Pesquisa Currículo e Educação Matemática

O GPCEM – Grupo de Pesquisa Currículo e Educação Matemática, criado em 28 de agosto de 2012, problematiza currículos de matemática, por intermédio da análise de discursividades, da produção de subjetividades, das relações de poder e da constituição de sujeitos, movimentando teorizações contemporâneas que possibilitam articular o currículo de matemática a temas como subjetividade, saber-poder, representação, significação, cultura, etnia, raça, sexualidade, gênero, mídia, consumo, entre outros.

Líder: Professor Doutor Marcio Antonio da Silva

E-mail: marcio.silva@ufms.br

Horário e local: As reuniões do GPCEM ocorrem semanalmente, às terças-feiras, das 13h30min às 17h, no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – PPGEduMat/UFMS.

Diretório dos grupos de pesquisa: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2527486186401422

Mais informações sobre o grupo: http://www.gpcem.com.br/

 

GPHEME – Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação Matemática Escolar

O Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação Matemática Escolar– GEPHEME, foi fundado em 2008 pelo professor Dr. Luiz Carlos Pais, inicialmente vinculado ao Departamento de Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS e liderado pelo professor Dr. Luiz Carlos Pais até 2017, passando então a liderança da professora Dra. Edilene Simões Costa dos Santos, agora vinculado ao Instituto de Matemática – INMA desta mesma instituição.

O objetivo principal do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática Escolar – GEPHEME é analisar elementos de natureza histórica, epistemológica e didática relativos às práticas de estudo de matemática institucionalizadas em determinados contextos sociais.

Composto por professores do Instituto de Matemática – INMA da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e, professores de outras universidades públicas e privadas, ainda nesta composição, doutorandos e mestrandos do programa de pós-graduação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – PPGEdumat assim como acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática. Atualmente o grupo trabalha sob perspectiva da linha de pesquisa de História da Educação Matemática.

Líder: Professora Doutora Edilene Simões Costa dos Santos

Horário e local: Atualmente o grupo se reúne as quintas-feiras de 17 às 19 horas nas dependências do PPGEdumat da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – UFMS.

Diretório dos grupos de pesquisa: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9415415018363534

Mais informações sobre o grupo: https://sites.google.com/view/gepheme

 

GFEPEM – Grupo da Fronteira de Pesquisa e Ensino em Educação Matemática

Grupo da Fronteira de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática GFEPEM  cadastrado no diretórios de grupos do CNPq, se constitui como um espaço de pesquisa e desenvolvimento na área de Educação Matemática dês do  ano de 2015, Atualmente o grupo conta com a participação de pesquisadores, estudantes de pós-graduação, estudantes de graduação.

O grupo de Pesquisa tem como objetivo investigar sobre formação de professores, ensino e aprendizagem de matemática e as tendências em Educação Matemática  e suas implicações para a elaboração de significados em sala de aula.

Principais linhas de pesquisa: Educação Matemática e Formação de Professores; Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Modelagem Matemática para o Ensino de Matemática.

Líder: Professora Doutora Claudia Carreira da Rosa

E-mai: claudiacarreiradarosa@gmail.com

Horário e local: Os encontros acontecem quinzenalmente, as segundas – feiras das 17:00 as 19:00

Diretório dos grupos de pesquisa: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2346091846615223

Mais informações sobre o grupo: http://gfepem.blogspot.com.br/