Grupos de Pesquisa

ALLEM-Alfabetização, Letramento e Letramento Matemático

O destaque da produção do grupo se concentra na linha de Alfabetização e Letramento que abrange variadas áreas do conhecimento escolar, na linguagem materna e na matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com foco voltado para escola e os múltiplos contextos sociais que abarca em suas relações, questões da relação família-escola e da formação de professores são problemas levantados pelo grupo ao final de 2009 caracterizando-se para o ano de 2010 como focos para continuidade do processo participativo de pesquisas do grupo. Em 2013, com retorno das líderes que se encontravam em estágios de Pós-Doutorado, a Teoria Histórico-Cultural ganha corpo-base para as discussões de pesquisas e o aprofundamento nesta perspectiva teórica assume espaço substancial de embasamento dos trabalhos. Sustentadas pelo conceito de atividade, gestado no cerne da Teoria Histórico-Cultural, o propósito está em discutir a conscientização no processo da formação docente, inicial e continuada.

Líder: Professora Doutora Neusa Maria Marques de Souza.

Horário e local: Reuniões as sextas-feiras no horário das 13:30 às 17:00 realizadas online ou presencialmente, quando garantida a vinda da professora colaboradora.

Diretório dos grupos de pesquisas: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8640213196715803

DDMAT – Grupo de Estudos em Didática da Matemática 

O grupo foi criado em 2013 e conta com a participação de professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS e professores de outras instituições de ensino de Mato Grosso do Sul. O DDMat está cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e tem como principal objetivo discutir teorias da Didática da Matemática – conhecida como Didática Francesa – bem como desenvolver atividades de pesquisa e extensão.

 

Líder: Professora PhD Marilena Bittar

Professores: Professor PhD José Luiz Magalhães de Freitas.

Horário e local das reuniões: O grupo se reúne quinzenalmente, às segundas e quintas-feiras, no horário das 13h30 às 17h na sala de aula 2 do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da UFMS.

Diretório do grupos: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8640213196715803

Mais informações sobre o grupo: http://grupoddmat.pro.br/index.php/home/

 

FAEM – Avaliação e Formação de Professores de Matemática 

O grupo se constitui como um espaço de pesquisa e desenvolvimento na área de Educação Matemática. Fazem parte do FAEM professores universitários e da Educação Básica, alunos de graduação e pós-graduação. Foi constituído em 2013 no interior do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática  a partir de trabalhos realizados em outros dois grupos de pesquisas na área de Educação Matemática: o GEPEMA (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação), coordenado pela professora Dra. Regina Luzia Corio de Buriasco (www.uel.br/grupo-estudo/gepema) e o  Sigma-t (Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Educação Matemática), coordenado pelo professor Dr. Romulo Capos Lins. Alguns membros destes grupos desenvolvem trabalhos em colaboração com o FAEM. As atuais temáticas de pesquisa e desenvolvimento do FAEM são: Conhecimentos de professores que ensinam matemática; Avaliação e análise da produção escrita em matemática e Formação inicial e continuada de professores que ensinam matemática.

 

Líder: Professor Doutor João Ricardo Viola dos Santos.

Horário e local das reuniões: Reuniões quinzenais às quintas-feiras das 13h30 às 17h no Programa de Pós Graduação em Educação Matemática.

Diretório do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5444504793057876

Mais informações sobre o grupo: http://www.faem.com.br/

 

FORMEM – Formação e Educação Matemática

O grupo foi criado em 2011 e conta com a participação de pesquisadores, estudantes de pós-graduação, estudantes de graduação e professores de Educação Básica. Tem uma única linha de pesquisa – formação de professores – que tem como objetivo investigar sobre a formação docente em seus diferentes espaços e níveis educativos.

 

Líder: Professora Doutora Patrícia Sandalo Pereira.

Horário e local das reuniões: As reuniões acontecem na sala 515 da Unidade VII no Laboratório do grupo de pesquisa FORMEM, de quarta e quinta-feira das 17h às 19h.

Diretório do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2203402591574592

Mais informações sobre o grupo: http://formem.sites.ufms.br/

 

GEduMaD – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Diversidade e Diferença

O grupo tem como objetivo estudos e pesquisas em Educação Matemática que abordem as questões sociais, culturais, econômicas, políticas e filosóficas, que sejam atravessadas pelas Filosofias da Diferença ou, ainda, que estejam voltadas para a Formação de Professores ou o processo de ensino e de aprendizagem de grupos minoritários por suas diferenças étnicas, linguísticas, culturais, além do público alvo da Educação Especial.

Líderes: Professores Doutora Fernanda Malinosky e Doutor Thiago Donda Rodrigues

Horário e local das reuniões: Reuniões quinzenais às quintas-feiras das 13h30 às 15h

Diretório do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3957460502991020

Mais informações sobre o grupo: 

E-mail: grupogedumat@gmail.com

Site: https://sites.google.com/view/grupogedumat-ufms/p%C3%A1gina-inicial

 

GETECMAT – Grupo de Estudos de Tecnologia e Educação Matemática

O grupo teve origem em um projeto de pesquisa realizado entre os anos de 2006 e 2008, financiado pelo CNPq. Desde então diversas ações têm sido realizadas, tais como projetos de pesquisa e de extensão, e participações em eventos científicos com publicações. Ao final do financiamento do projeto, tendo em vista a repercussão do mesmo, a equipe de trabalho decidiu pela instituição de um grupo de pesquisa permanente. O GETECMAT é um grupo de pesquisa que investiga o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de ensino e de aprendizagem da Matemática, na busca de integrar a escola à linguagem digital; investiga ainda a formação de professores para o uso destas tecnologias e os processos de ensino e aprendizagem na modalidade de Educação a Distância.

Líder: Professora Doutora Suely Scherer

Horário e local das reuniões: Reuniões quinzenais nas quintas-feiras no horário das 13:30 às 17:00 h na sala 03 do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS.

Diretório do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7974592039326893

Mais informações sobre o grupo:

E-mail: getecmat@gmail.com

Telefone: (67) 3348-4352

Site:http://www.getecmat.com/

Blog: http://getecmat.blogspot.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/Getecmat/

HEMEP – História da Educação Matemática em Pesquisa

É um grupo vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, registrado no CNPQ. Tem por objetivo contribuir para um mapeamento da formação e prática de professores que ensinam matemática no país, bem como para uma melhor compreensão da dinâmica escolar no contexto do ensino e da aprendizagem de matemática. Atua principalmente em três linhas de pesquisa: Aspectos históricos do ensino e da aprendizagem de matemática, História da formação de professores que ensinam matemática e História oral e narrativa.

 

Líder: Professor Doutor Thiago Pedro Pinto.

Professores: Professoras Doutoras Carla Mariano, Adriana Barbosa Oliveira, Luzia Aparecida de Souza.

Horário e local das reuniões: Reuniões quinzenais às quintas-feiras no horário das 13h30 às 17h na sala de aula 1 do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática.

Diretório do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3978760600539715

Mais informações sobre o grupo: 

Site: http://www.hemep.org/

Facebook: https://www.facebook.com/hemepesquisa/

 

GPCEM – Grupo de Pesquisa Currículo e Educação Matemática

O grupo foi criado em 28 de agosto de 2012 e problematiza currículos de matemática por intermédio da análise de discursividades, da produção de subjetividades, das relações de poder e da constituição de sujeitos, movimentando teorizações contemporâneas que possibilitam articular o currículo de matemática a temas como subjetividade, saber-poder, representação, significação, cultura, etnia, raça, sexualidade, gênero, mídia, consumo, entre outros.

 

Líder: Professor PhD Marcio Antonio da Silva

Horário e local das reuniões: As reuniões ocorrem quinzenalmente, às terças-feiras, das 13h30 às 17h, no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – PPGEduMat/UFMS.

Diretório do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/568224

Mais informações sobre o grupo:

Site: http://www.gpcem.com.br/

Agenda: http://www.gpcem.com.br/agenda.php

E-mail: marcio.silva@ufms.br

 

Compasso MS

O grupo foi formado em 2019 e vem realizando pesquisas de fundo histórico relacionadas à Educação Matemática e à História da Educação Matemática. Tem como objetivo contribuir para a ampliação do conhecimento sobre questões referentes à aprendizagem e ao ensino da disciplina matemática, à formação do professor de matemática e à produção de saberes a partir do contexto histórico.

 

Líder: Professora Doutora Edilene Simões Costa dos Santos 

Horário e local das reuniões: ocorrem quinzenalmente às quintas-feiras (alternando com os seminários) das 13h às 17h no INMA

Diretório do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1271790676639347

Mais informações sobre o grupo:

E-mail:  edilenesc@gmail.com


GFEPEM – Grupo da Fronteira de Pesquisa e Ensino em Educação Matemática

O grupo se constitui como um espaço de pesquisa e desenvolvimento na área de Educação Matemática desde 2015. Conta atualmente com a participação de pesquisadores, estudantes de pós-graduação e estudantes de graduação. O grupo tem como objetivo investigar sobre formação de professores, ensino e aprendizagem de matemática e as tendências em Educação Matemática  e suas implicações para a elaboração de significados em sala de aula.

 

Líder: Professora Doutora Claudia Carreira da Rosa

Horário e local das reuniões: Os encontros acontecem quinzenalmente, às segundas-feiras das 17h às 19h

Diretório do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2346091846615223

Mais informações sobre o grupo:

Site: http://gfepem.blogspot.com.br/

E-mail: claudiacarreiradarosa@gmail.com

Horário e local: Os encontros acontecem quinzenalmente, as segundas – feiras das 17:00 as 19:00

Diretório dos grupos de pesquisa: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2346091846615223

Mais informações sobre o grupo: http://gfepem.blogspot.com.br/

 

MANCALA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente

O grupo visa discutir temáticas e/ou propostas de pesquisas que abordem temas do campo da “Educação Matemática”, “Cultura” e “Formação de Professores”, em uma relação com a prática pedagógica e com espaços informais de aprendizagens. A perspectiva teórico-metodológica delineia-se com base nos pressupostos do trabalho colaborativo e da pesquisa-ação a partir da prática reflexiva em grupos colaborativos e/ou parcerias com instituições escolares que busquem trabalhar na perspectiva da colaboração entre docentes de diferentes níveis de ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Superior e Profissional), cujos integrantes (professores) estejam em diferentes fases da carreira, bem como com comunidades de outros setores da sociedade como, por exemplo, a família, comunidade indígena, camponesa, quilombola e povos ribeirinhos a partir de estudos da cultura matemática presente nos saberes e fazeres cotidianos destes grupos.

 

Líder: Professor Doutor Klinger Teodoro Ciríaco

Horário e local das reuniões: quinzenalmente, às segundas-feiras (das 17h30 às 19h) no prédio de Aulas Teóricas (AT) 08 da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos-SP, presencialmente e/ou à distância por Skype (chamada coletiva) com interessados e orientandos do PPGEdumat UFMS, Campo Grande-MS.

Diretório do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/508377

Mais informações sobre o grupo:

Site: https://mancalaufscar.wixsite.com/