Egressos
https://ppgedumat.ufms.br/files/2021/09/Apresentacao-acompanhamento-de-egressos.pdf
EGRESSOS DO MESTRADO
Egressos |
Trabalho |
Orientador |
Bruna Letícia Nunes Viana | O QUE SÓ VOCÊ VÊ NA SUA ESCOLA? Encontros, alunxs, cenas, e… | Dr. João Ricardo Viola dos Santos |
Debora Coelho de Souza | REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E MODELAGEM MATEMÁTICA: Um estudo envolvendo o ensino de matemática na formação de pedagogos | Dra. Claudia Carreira da Rosa |
Eduardo Mariano da Silva | Para uma epistemologia outra na educação matemática: entre sussurros e navalhas na carne, a porta do armário se abriu… | Dra. Angela Maria Guida |
Fernanda Gabriela Ferracini Silveira Duarte | Uma ação de formação de professores dos anos iniciais na escola: integrando tecnologias digitais ao ensino das operações fundamentais | Dra. Suely Scherer |
Francimar Gomes de Oliveira Júnior | MODELAGEM MATEMÁTICA E APONTAMENTOS DAS NEUROCIÊNCIAS: Algumas Relações | Dra. Claudia Carreira da Rosa |
Jacson José Rosa da Silva | INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS AO CURRÍCULO DE TURMAS DO ENSINO MÉDIO: Iniciando Movimentos em uma Escola e sua Comunidade | Dra. Suely Scherer |
João Paulo Fernandes de Souza | ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA: Um instrumento avaliativo da aprendizagem escolar | Dra. Claudia Carreira da Rosa |
Juliana Leal Salmasio | Desbloqueando Telas para produzir matemática(s): possibilidades e limites envolvendo Álgebra Linear e smartphone | Dra. Aparecida Santana de Souza Chiari |
Laura Silva Dias | SABERES PARA ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: a Metodologia da Matemática em tempos de Matemática Moderna no sul de Mato Grosso. | Dra. Edilene Simões Costa dos Santos |
Lidiane Ottoni da Silva Petini | Conhecimentos mobilizados por estudantes do ensino fundamental no desenvolvimento de projetos de robótica | Dra. Marilena Bittar |
Nilcéia Hellen Lacerda Dias | DOIS PROFESSORES (DE MATEMÁTICA) E UMA ESCOLA DO CAMPO: Possibilidades e desafios em sala de aula | Dr. Thiago Donda Rodrigues |
Odair Gonçalves Marquez | ASPECTOS HISTÓRICOS RELACIONADOS AO ENSINO DA MATEMÁTICA ELEMENTAR NOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO EM CORUMBÁ NO PERÍODO DE 1908 A 1977 | Dra. Edilene Simões Costa dos Santos |
Reinaldo Camargo da Silva | Um olhar dispersivo e narrativo para a criação do Curso de Ciência da Computação da UFMS | Dr. Thiago Pedro Pinto |
Renata Rodrigues Souza | FORMAÇÃO CIDADÃ: O QUE APONTAM OS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO | Dr. Marcio Antonio da Silv |
Suele Lopes Pedroso | Formação de Professores: programas de ensino de Mato Grosso e a transformação dos saberes para ensinar matemática nos primeiros anos escolares (1910-1960) | Dra. Edilene Simoes Costa dos Santos |
Tiago Nunes Borges | Vídeos digitais e o GeoGebra Mobile: possibilidades envolvendo quadriláteros | Dra. Aparecida Santana de Souza Chiari |
Egressos |
Trabalho |
Orientador |
Adriane Eidam | O estágio curricular supervisionado de futuros professores de matemática na perspectiva colaborativa | Dra. Patricia Sandalo Pereira |
Bárbara Drielle Roncoletta Corrêa | ENTRE NARRATIVAS, GAIOLAS E VOOS: movimentos de integração de tecnologias digitais de uma professora dos anos iniciais | Dra. Suely Scherer |
Endrika Leal Soares | Educação (,) matemática e outras banalidades fundamentais da vida: diálogos a partir dos analfabetismos nossos de cada dia | Dra. Luzia Aparecida de Souza |
Estevão Ovando Neto | Modelagem Matemática e currículo: desafios e possibilidades | Dra. Claudia Carreira da Rosa |
Giovana Papacosta | ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA: reflexões e análise a partir de um processo formativo colaborativo | Dra. Patricia Sandalo Pereira |
Janielly Taila dos Santos Verbisck | Uma análise praxeológica da proposta de ensino de probabilidade em livros didáticos da educação básica | Dra. Marilena Bittar |
Kamila da Fonseca Veiga Cavalheiro Leite | Bases epistemológicas matemáticas e didáticas presentes na constituição da área de Educação Matemática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | Dra. Edilene Simões Costa dos Santos |
Marcielli de Lemos Cremoneze | GRUPO DE PRÁTICAS COLABORATIVAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS (GPCEMai-UFMS): SABERES MOBILIZADOS POR FUTUROS PROFESSORES | Dr. Klinger Teodoro Ciriaco |
Rafael Nobre da Silva | GEOMETRIAS NÃO EUCLIDIANAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE GRAMATICAL | Dr. Thiago Pedro Pinto |
Vivian Nantes Muniz Franco | Entre infâncias, narrativas e delírios: fora da escola, fora da matemática, fora do risco… | Dra. Luzia Aparecida de Souza |
Egressos |
Trabalho |
Orientador |
Alan Pereira Manoel | Aspectos Históricos do Estudo do Cálculo Diferencial e Integral no Ensino Secundário Brasileiro, entre 1889 e 1929 | Dr. Luiz Carlos Pais |
Amanda Silva de Medeiros | Devires de Imagens: atitudes e matemática(s) construídas e praticadas por um grupo de crianças | Dra. Aparecida Santana de Souza Chiari |
Cleide Ribeiro Mota Arinos | Um estudo sobre representações semióticas na aprendizagem de áreas de triângulos e quadriláteros por alunos do quinto e sexto anos do ensino fundamental | Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas |
Jailson José Lourenço | Formação inicial de professores de Matemática: limites e perspectivas propiciados pela pesquisa colaborativa no processo de reflexão | Dra. Patricia Sandalo Pereira |
Jéssica Serra Corrêa da Costa | O cálculo mental em uma coleção de livros didáticos dos anos iniciais | Dra. Marilena Bittar |
Leandro de Oliveira | Aspectos históricos do estudo da aritmética escolar no contexto Mato-Grossense em 1910 – 1975 | Dra. Edilene Simões Costa dos Santos |
Luciani Coelho Guindo | Elementos na História do Ensino de Matemática no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora entre 1930 a 1970 no Sul do Mato Grosso Uno | Dra. Edilene Simões Costa dos Santos |
Magno Rodrigo da Silva | (De)versos, se fez narrativas (ou: estórias sobre formação continuada de professores de matemática no estado de Mato Grosso) | Dr. João Ricardo Viola dos Santos |
Pedro Alves da Silva | EXPERIÊNCIAS E ESCRITAS DE SI: DESLOCAMENTOS DE PENSAMENTOS SOBRE FORMAÇÃO, EDUCAÇÃO FINANCEIRA, CURRÍCULO E VIDA | Dra. Edilene Simões Costa dos Santos |
Person Gouveia dos Santos Moreira | Jogos de linguagem e Geometria Euclidiana Plana: um olhar para dois manuais didáticos de uso em cursos de Licenciatura em Matemática | Dr. Thiago Pedro Pinto |
Rozana Morais Lopes Feitosa | A Matemática e a atuação do professor de Matemática na percepção de alunos cegos em escolas públicas de Campo Grande – MS | Dra. Luzia Aparecida de Souza |
Tatiana Rozalia Guedes | Entre a necessidade e o jogo político: uma história sobre a criação e a extinção do curso de ciências da UEMS em Cassilândia | Dr. Thiago Pedro Pinto |
Terezinha Inajossa Santos | NARRATIVAS DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE ALINHADA AO DISCURSO NEOLIBERAL | Dr. Marcio Antonio da Silva |
Vlademir Sergio Bondarczuk | A formação de professores de matemática da Universidade Federal de Mato Grosso Do Sul: um olhar sobre a primeira turma do curso de licenciatura intercultural indígena “povos do pantanal” – PROLIND | Dr. Thiago Pedro Pinto |
Egressos |
Trabalho |
Orientador |
Ana Cláudia Lemes de Morais | LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFMS: MOVIMENTOS PRECURSORES E IMPLANTAÇÃO DE UM CURSO A DISTÂNCIA | Dr. Thiago Pedro Pinto |
Ana Maria de Almeida | INVENTAR E SE REINVENTAR EM MEIO A NARRATIVAS HISTÓRICAS: UMA TRAJETÓRIA DE PESQUISA SOBRE O CURSO MODULAR DE MATEMÁTICA EM CAMPO GRANDE-MS | Dra. Luzia Aparecida de Souza |
Camila Aparecida Lopes Coradetti Manoel | Um Olhar Contemporâneo para a Matemática Financeira presente nos Livros Didáticos do Ensino Médio | Dr. Marcio Antônio da Silva |
Cristiane Trombini Bispo | SIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA INSERIDOS EM UM GRUPO DE ESTUDOS | Dra. Neusa Maria Marques de Souza |
Elaine Cristina Braga Ovando | Sobre um Processo de Elaboração de Propostas de Trabalho de Matemática para o Ensino Fundamental | Dr. João Ricardo Viola dos Santos |
Fernando da Silva Batista | Análise histórica do estudo escolar de algoritmos da Aritmética com base em explicações teóricas e exercícios propostos em livros didáticos de Matemática (1870 – 1930) | Dr. Luiz Carlos Pais |
Florisval Santana Filho | Análise textual: outro olhar sobre a análise de livros didáticos | Dra. Marilena Bittar |
Ivanete Fátima Blauth | PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: uma análise sobre conhecimentos tecnológicos e pedagógicos do conteúdo | Dra. Suely Scherer |
Jesus Reinaldo Alves Quirino | UM PANORAMA DAS PESQUISAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO PROGRAMA OBEDUC (2010 – 2015): UMA CARACTERIZAÇÃO DA REFLEXIVIDADE DOCENTE | Dra. Patricia Sandalo Pereira |
Larissa Ávila Santana | Possibilidades na formação de professores de matemática | Dr. João Ricardo Viola dos Santos |
Ludiane Félix Berto | Enunciados sobre interdisciplinaridade em livros didáticos de matemática do ensino médio | Dr. Marcio Antonio da Silva |
Maycon Douglas Ferreira | Narrativas (auto)biográficas no PIBID: espaços de problematização na/para a formação de professores de matemática | Dra. Luzia Aparecida de Souza |
Pedro Anísio Ferreira Novais | Um estudo sobre Professores de Matemática que Analisam Produções Escritas em Grupos de Trabalho | Dr. João Ricardo Viola dos Santos |
Relicler Pardim Gouveia | MÈTRE, LITRE, GRAMME… GRANDEZAS E UNIDADES DE MEDIDAS NA CULTURA MATEMÁTICA ESCOLAR | Dr. Luiz Carlos Pais |
Renata Aparecida Zandomenighi | UMA HISTÓRIA ACERCA DA CONSTITUIÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL (UNIDERP/CESUP) | Dr. Thiago Pedro Pinto |
Ronaldo Borges | Saberes construídos e ressignificados por um professor de Matemática da educação básica quando investiga a própria prática | Dra. Patricia Sandalo Pereira |
Egressos |
Trabalho |
Orientador |
Edivagner Souza dos Santos | Um Long Play Sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática | Dr. João Ricardo Viola dos Santos |
Jhenifer dos Santos Silva | ASPECTOS DA PRÁTICA PROFISSIONAL DE DUAS PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA E ANALISAM PRODUÇÕES ESCRITAS | Dr. João Ricardo Viola dos Santos |
João Danival Gil Ocampos | Redes Discursivas sobre a História da Matemática em Livros Didáticos do Ensino Médio | Dr. Marcio Antonio da Silva |
Keyla Ribeiro de Andrade | Representações semióticas de números racionais sob o olhar de um grupo de professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental | Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas |
Kleber Ramos Gonçalves | A TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA PARA O ESTUDO DE TRANSPOSIÇÕES DIDÁTICAS: O CASO DAS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DOS NÚMEROS INTEIROS NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | Dra. Marilena Bittar |
Leonardo Dourado de Azevêdo Neto | Vem Jogar mais Eu: mobilizando conhecimentos matemáticos por meio de adaptações do jogo Mankala Awalé | Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas |
Liana Krakecker | Produção de conjecturas e provas de propriedades de ângulos de polígonos: um estudo com alunos do oitavo ano do ensino fundamental | Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas |
Luana Vieira Ramalho | Trigonometria em Livros Didáticos do 9° ano do Ensino Fundamental | Dra. Marilena Bittar |
Matheus Couto de Oliveira | UMA PRÁTICA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS: PROCESSOS DE REGULAÇÃO E AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA | Dra. Suely Scherer |
Mauro Eduardo de Souza | Professores e o uso do Geogebra: (re) construindo conhecimentos sobre funções | Dra. Suely Scherer |
Natalia Cristina da Silva | CENAS SOBRE A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE PARANAÍBA–MS NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX | Dr. Thiago Pedro Pinto |
Nathalia Teixeira Larrea | A SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM MATO GROSSO DO SUL: Três caricaturas e muitas histórias | Dra. Luzia Aparecida de Souza |
Egressos |
Trabalho |
Orientador |
Darlysson Wesley da Silva | Conhecimentos específicos da Docência de Professores que ensinam Matemática em um Grupo de Trabalho que Analisa Produções Escritas em Matemática | Dr. João Ricardo Viola dos Santos |
Deise Maria Xavier de Barros Souza | Narrativas de uma professora de Matemática: Uma construção de significados sobre avaliação | Dr. Marcio Antonio da Silva |
Juliana Ferreira de Sousa Pardim | Reflexões e interações de um Professor da Educação básica em um Projeto Colaborativo | Dra. Patricia Sandalo Pereira |
Júlio César Gomes de Oliveira | Currículos de Matemática no Ensino Médio: Significados que professores atribuem a uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem desenvolvida à luz da Educação Matemática Crítica | Dr. Marcio Antonio da Silva |
Márcia Santos Melo Almeida | A articulação entre o ensino de polígonos e de poliedros em uma coleção de livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental | Dra. Marilena Bittar |
Mauro Luís Borsoi Britto | Uma discussão de discussões de professores que ensinam Matemática em um grupo de trabalho | Dr. Joao Ricardo Viola dos Santos |
Maxlei Vinicius Cândido de Freitas | Um Estudo sobre Volume de Sólidos Geométricos em uma Coleção de livros didáticos do Ensino Médio | Dra. Marilena Bittar |
Mirian José da Silva | O uso da Lousa Digital e um estudo sobre a circunferência com alunos do 3º ano do Ensino Médio | Dra. Suely Scherer |
Neiva Nazareth da Silva | Singularidades entre princípios e práticas no processo de apropriação sobre Atividade de Ensino | Dra. Neusa Maria Marques de Souza |
Nickson Moretti Jorge | Reflexões sobre a prática docente de um professor de Matemática a partir da pesquisa colaborativa | Dra. Patricia Sandalo Pereira |
Renan Gustavo Araujo de Lima | Problemas de Combinatória: Um estudo dos conhecimentos mobilizados por uma turma de licenciados em Matemática | Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas |
Rogério Cardoso Batista | Um estudo de representação de funções numa perspectiva de articulação entre Matemática e Física | Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas |
Tatiani Garcia Neves | Possibilidades e Limites de uma Prática Reflexiva para a Integração da Tecnologia no Ensino da Matemática | Dra. Marilena Bittar |
Vanessa Rodrigues Lopes | Aprendizagem e um ambiente construcionista: Explorando conceitos de Cálculo I em espaços virtuais | Dra. Suely Scherer |
Viviane Ramos Gomes Gaspar | A mentoria na formação de professores que ensinavam Matemática: Uma instituição, diversas experiências na Campo Grande/MS de 1980 e 1990 | Dra. Luzia Aparecida de Souza |
Egressos |
Trabalho |
Orientador |
Ana Carolina de Siqueira Ribas dos Reis | A formação matemática de professores primários: Um olhar sobre a escola normal Joaquim Murtinho | Dra. Luzia Aparecida de Souza |
Cristiano da Silva dos Anjos | Crenças de Professores de Matemática que emergem em suas interações com livros didáticos do Ensino Médio | Dr. Marcio Antonio da Silva |
Danielly Regina Kaspary dos Anjos | Uma análise praxeológica das operações de adição e subtração de números naturais em uma coleção de livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental | Dra. Marilena Bittar |
Edinalva da Cruz Teixeira Sakai | Um panorama das pesquisas sobre as práticas de Estágio Supervisionado de Matemática nas Regiões Norte, Nordeste e Centro- Oeste do Brasil | Dra. Patricia Sandalo Pereira |
Fernanda Elisbão Silva de Souza | O Uso do Laptop no Ensino da Álgebra: Um Estudo com Professores do 8º Ano do Ensino Fundamental | Dra. Suely Scherer |
Frederico Fonseca Fernandes | O Uso de Tecnologias Digitais na Modalidade Ead: Um Estudo sobre Cursos de Formação Inicial de Professores de Matemática | Dra. Suely Scherer |
Jackeline Riquielme de Oliveira | Relações estabelecidas entre professores de Matemática do Ensino Médio e livros didáticos, em diferentes fases da carreira | Dr. Marcio Antonio da Silva |
Jonas Lobato Vermieiro | Uso de laptops educacionais nas aulas de Matemática em Escolas Públicas de Mato Grosso do Sul | Dra. Suely Scherer |
Katiane de Moraes Rocha | Integração da Tecnologia: Um estudo da mobilização e construção de conhecimentos por acadêmicos de um Curso de Pedagogia | Dra. Marilena Bittar |
Luana Quadrini da Silva | Formação de professores dos anos iniciais para o ensino de geometria plana: Uma experiência com o uso do Software Klogo | Dra. Suely Scherer |
Naiara Fonseca de Souza | Contextualização no ensino da Matemática: Análise de uma coleção de livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental | Dra. Marilena Bittar |
Pablo Carcheski de Queiroz | Uma proposta para o Ensino de Função articulando as linguagens algébrica e geométrica | Dra. Marilena Bittar |
Rogers Barros de Paula | Retratos do formador de professores de Matemática a partir das pesquisas acdêmicas produzidas na Região Centro- Oeste (2005-2012) | Dra. Patricia Sandalo Pereira |
Sergio Freitas de Carvalho | Formação continuada em serviço e o uso da lousa digital em aulas de Matemática: Ações e reflexões de um grupo de professores | Dra. Suely Scherer |
Shirlei Paschoalin Furoni | Conhecimentos mobilizados por professores de Matemática do Ensino Médio em suas relações com livros didáticos | Dr. Marcio Antonio da Silva |
Thaís Coêlho do Nascimento Silva | Um estudo de conceitos do Sistema de Numeração Decimal por alunos do 4º ano do Ensino Fundamental mediante o uso de jogos | Dra. Jose Luiz Magalhaes de Freitas |
Tiaki Cintia Togura Faoro | A formação de professores de matemática em Mato Grosso do Sul: Um olhar sobre Dourados | Dra. Luzia Aparecida de Souza |
Egressos |
Trabalho |
Orientador |
Carlos Souza Pardim | Orientações pedagógicas nas escolas normais de Campo Grande: Um olhar sobre o manual metodologia do Ensino Primário | Dra. Luzia Aparecida de Souza |
Cintia Melo dos Santos | Análise da Prática Pedagógica de uma Professora indígena com Geometria no Ensino Médio | Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas |
Edeilza Lobo Ramos da Cruz | A relevância de discussões curriculares na formação inicial do professor de matemática | Dr. Marcio Antonio da Silva |
Franciele Rodrigues de Moraes | Um estudo sobre erros na resolução de equações do 1º grau com Software Aplusix | Dra. Marilena Bittar |
Juliana Alves de Souza | Equações e expressões algébricas para o Ensino Fundamental: Um olhar sobre alguns cursos de Licenciatura em Matemática | Dra. Patricia Sandalo Pereira |
Luiz Cléber Soares Padilha | Integração do computador na prática pedagógica de professores de matemática que atuam em sala de tecnologia: Uma Abordagem instrumental | Dra. Marilena Bittar |
Miriam do Rocio Guadagnini | O uso da fatoração na resolução de equações do 2º grau | Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas |
Rodrigo Tadeu Pereira da Costa | Competências e habilidades na formação inicial do futuro professor: Uma análise de projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Matemática | Dr. Marcio Antonio da Silva |
Thiago Carneiro de Barros Siqueira | Trigonometria no Triângulo Retângulo: Conhecimentos para seu ensino na formação de professores | Dra. Neusa Maria Marques de Souza |
Egressos |
Trabalho |
Orientador |
Ádamo Duarte de Oliveira | Reconstruindo o conceito de paralelogramo com software Klogo: Uma experiência com professores de matemática | Dra. Suely Scherer |
Agnaldo de Oliveira | Formação continuada de professores à distância: Estar junto virtual e habitar ambientes virtuais de aprendizagem | Dra. Suely Scherer |
Clarice Martins de Souza Batista | Percepções e conhecimentos de professoras que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental acerca do ensino de números e operações | Dra. Neusa Maria Marques de Souza |
Claudia Steffany da Silva Miranda | Integrando jogos virtuais às aulas de Matemática: Uma experiência envolvendo o conceito de ângulo | Dra. Suely Scherer |
Daiane dos Santos Pereira Correa | Licenciatura em Matemática à distância e a formação de professores para/com o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação | Dra. Suely Scherer |
Isis França Gonçalves Siebra | Um olhar sobre as tendências metodológicas em Educação Matemática nos cursos de Licenciatura em Matemática | Dra. Patricia Sandalo Pereira |
Kely Fabricia Pereira Nogueira | A prática como componente curricular nos Cursos de Licenciatura em Matemática: Entendimentos e alternativas para sua incorporação e desenvolvimento | Dra. Patricia Sandalo Pereira |
Marcela dos Reis França | Limites e Potencialidades em Educação Matemática de Diferentes Programas de Formação na perspectiva de professores de escolas públicas de Três Lagoas/MS | Dra. Neusa Maria Marques de Souza |
Viviane Barros Maciel | Da corte à provincia, do império à república, do Liceu de Goías ao Colégio Pedro II: Dinâmicas de circulação e apropriação da matemática escolar no Brasil (1856-1918) | Dr. Luiz Carlos Pais |
Egressos |
Trabalho |
Orientador |
Adnilson Ferreira de Paula | Mobilização e articulação de conceitos de geometria plana e de álgebra em estudos da geometria analítica. | Dra. Marilena Bittar |
Adriana Fátima de Souza Miola | Uma análise de reflexões de conhecimentos construídos e mobilizados por um grupo de professores no ensino de números decimais para o sexto ano do Ensino Fundamental | Dra. Patricia Sandalo Pereira |
Adriana Ramires Ribeiro Coraça | O uso do computador na prática pedagógica dos professores de matemática que atuam como professores de tecnologia | Dra. Marilena Bittar |
Aparecida Santana Chiari | A utilização do escalonamento na resolução de sistemas lineares por alunos do Ensino Médio | Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas |
Camila de Oliveira da Silva | Um estudo sobre a noção de limite de progressões geométricas infinitas com alunos de ensino médio | Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas |
Claudia Angela da Silva | Práticas de um professor de matemática em contexto multicultural | Dr. Luiz Carlos Pais |
Edilson de Moura | O conceito fractal e sua presença pedagógica na Educação Básica | Dr. Antonio Padua Machado |
Jane Carmem Magalhães | O Gráfico da Forma e a Formação do Conceito: Um Estudo de Caso sobre os Sólidos Geométricos no Ensino Fundamental. | Dr. Antonio Padua Machado |
José Wilson dos Santos | Os currículos de um curso de licenciatura em matemática: Um estudo de caso sobre as mudanças ocorridas no período de 2000 a 2010 | Dr. Marcio Antonio da Silva |
Karla Jocelya Nonato | Estágio supervisionado em matemática: Contribuições para a formação de professores de matemática | Dra. Neusa Maria Marques de Souza |
Kátia Guerchi Gonzales | Elementos históricos da educação matemática no contexto do Mato Grosso: Uma análise de práticas do Professor Firmo José Rodrigues (1920-1930) | Dr. Luiz Carlos Pais |
Pedro Hiane | Questões de matemática da UFMS e ENEM: Uma análise da avaliações por conteúdos se contrapondo à avaliação por competências. | Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas |
Thatiana Sakate Abe | Proposta de uma engenharia didática para o ensino de probalidades nos anos finais do Ensino Fundamental | Dra. Marilena Bittar |
Vanessa Franco Neto | Competências profissionais de professores de matemática do Ensino Médio valorizadas por uma “Boa escola”: A supremacia da cultura da performatividade | Dr. Marcio Antonio da Silva |
Egressos |
Trabalho |
Orientador |
Adriana Barbosa de Oliveira | Prática pedagógica e conhecimentos específicos: Um estudo com um professor de matemática em início de docência. | Dra. Marilena Bittar |
Adriano da Fonseca Melo | Estudo de procedimentos de validação de igualdades de expressões algébricas por meio de mudanças dos quadros aritmético, algébrico e geométrico. | Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas |
Anderson Soares Muniz | Uma análise das técnicas utilizadas por aluno na resolução de problemas algébricos do primeiro grau, proposto em um Livro didático do 7º ano do Ensino Fundamental. | Dr. Luiz Carlos Pais |
Enoque da Silva Reis | O Estudo de sistema de equações algébricas lineares do primeiro grau em livros didáticos utilizados no Ensino Secundário Brasileiro. | Dr. Luiz Carlos Pais |
Florisvaldo de Oliveira Rocha | Aprendizagem da resolução de sistemas de equações do primeiro grau por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. | Dra. Marilena Bittar |
Graziela Baldessar Polla | As pesquisas sobre ensino e aprendizagem de álgebra nas séries finais do ensino fundamental: Panorama de 10 anos de pesquisa brasileira pós PCN | Dra. Neusa Maria Marques de Souza |
Maria José Santana Vieira Gonçalves | Raciocínio proporcional: Estratégias mobilizadas por alunos a partir de uma abordagem envolvendo a oralidade | Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas |
Maysa Ferreira da Silva | Divisibilidade: Práticas de estudo realizadas por alunos de um curso preparatório para o vestibular. | Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas |
Paulo Humberto Piccelli | Processo de validação de conjecturas em Geometia Plana | Dra. Marilena Bittar |
Rúbia Grasiela da Silva | Interações entre licenciandos em Matemática e Pedagogia: Um olhar sobre o ensino do Tema Medidas. | Dra. Neusa Maria Marques de Souza |
Tarcisio Luiz Leão e Souza | Elementos históricos e culturais do ensino da Matemática no contexto Amazonense (1870-1910) | Dr. Luiz Carlos Pais |
Egressos |
Trabalho |
Orientador |
Anderson Martins Corrêa | Significados fenomenológicos da orientação didática no ensino fundamental de geometria | Dr. Antonio Padua Machado |
Anelisa Kisielewski Esteves | Números decimais na escola fundamental: Interações entre os conhecimentos de um grupo de professores e a relação com sua prática pedagógica. | Dra. Neusa Maria Marques de Souza |
Anete Valeria Masson Coimbra de Lima | Um estudo sobre validações algébricas por alunos da 3ª série do ensino médio no conjunto dos números inteiros | Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas |
Irio Valdir Kichow | Procedimentos didáticos relativos ao ensino de números racionais em nível de sexto e sétimo anos do ensino fundamental | Dr. Luiz Carlos Pais |
Juliana Xavier Silva | Influências da informática educativa na prática pedagógica do professor de matemática. | Dra. Marilena Bittar |
Maria Aparecida Mendes de Oliveira | Práticas vivenciadas na constituição de um curso de licenciatura indígena em matemática para as comunidades indígenas Guarani e Kaiowá de Mato Grosso do Sul | Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas |
Susilene Garcia da Silva Oliveira | Um Estudo Das Argumentações Produzidas Por Alunos Do Oitavo Ano Em Atividades De Construções Geométricas Envolvendo Pontos Notáveis Do Triângulo | Dra. Marilena Bittar |
Vera Fátima Corsino de Almeida | Analise das práticas docentes de professores de cursos de licenciatura em Matemática referentes ao estudo de retas e ângulos. | Dr. Luiz Carlos Pais |
EGRESSOS DO DOUTORADO
Egressos |
Trabalho |
Orientador |
Ana Carolina de Siqueira Ribas dos Reis | MORTE E VIDA SEVERINA: auto de natal em Educação Matemática | Dra. Luzia Aparecida de Souza |
Danielly Regina Kaspary dos Anjos | A NOOSFERA, UM LUGAR DE TENSÃO PARA O CURRÍCULO. Estudo de um sistema de avaliação de livros didáticos sobre o estudo do campo aditivo nos anos iniciais | Dra. Marilena Bittar |
Débora Reis Pacheco | DO CORPO ESGOTADO À CRIAÇÃO DE CURRÍCULOS-OUTROS: uma ocupação secundarista possível | Dr. Marcio Antonio da Silva |
Júlio César Gomes de Oliveira | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA DIRECIONANDO CURRÍCULOS: constituição de sujeitos e de uma tecnologia de governo | Dr. Marcio Antonio da Silva |
Julio Cesar Paro | POR UMA ESCRITA-FOTO-EXPERIMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (ou: UMA TESE-ÁLBUM COM ATIVIDADES BASEADAS EM CATEGORIAS DO COTIDIANO EM GRUPOS DE TRABALHO) | Dr. Joao Ricardo Viola dos Santos |
Susimeire Vivien Rosotti de Andrade | AS MANIFESTAÇÕES DE COLETIVIDADE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | Dra. Patricia Sandalo Pereira |
Vanessa Rodrigues Lopes | AÇÕES EM UM AMBIENTE CONSTRUCIONISTA COM USO DE SMARTPHONE: UMA PROPOSTA BIMODAL PARA ESTUDAR CONCEITOS DE CÁLCULO | Dra. Suely Scherer |
Egressos |
Trabalho |
Orientador |
Ádamo Duarte de Oliveira | Linguagem Digital, Celulares e Geometria Analítica: encontros com alunos do Ensino Médio | Dra. Suely Scherer |
Cintia Melo dos Santos | POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DE MICROPERCURSOS DE ESTUDO E PESQUISA EM GEOMETRIA: Uma experiência de formação continuada com professores da rede pública | Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas |
Enoque da Silva Reis | RAIZES HISTÓRICAS DO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NA ESCOLA POLITÉCNICA DO RIO DE JANEIRO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS DO SÉCULO XIX | Dr. Luiz Carlos Pais |
José Wilson dos Santos | Relações saber-poder: discursos, tensões e estratégias que (re)orientam a constituição do livro didático de matemática | Dr. Marcio Antonio da Silva |
Kely Fabricia Pereira Nogueira | Necessidades formativas na constituição do professor de matemática em formação e em exercício: diálogos e conexões | Dra. Patricia Sandalo Pereira |
Maria Elídia Teixeira Reis | ELEMENTOS CONSTITUINTES DA ATIVIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA NA PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA | Dra. Neusa Maria Marques de Souza |
Sergio Freitas de Carvalho | Parangolés de Ações e Lousa Digital: movimentos de aprendizagem em aulas de matemática | Dra. Suely Scherer |
Sonia Maria Monteiro da Silva Burigato | Um estudo sobre a aprendizagem do conceito de limite de função por estudantes nos contextos Brasil e França | Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas |
Vanessa Franco Neto | Quando aprendo matemática, também aprendo a viver no campo? Mapeando subjetividades | Dra. Angela Maria Guida |
Egressos |
Trabalho |
Orientador |
Adriana Barbosa de Oliveira | Licenciaturas em Matemática como produção narrativa: aberturas para experiências | Dra. Marilena Bittar |
Adriana Fátima de Souza Miola | Interações e mediações propiciadas pela pesquisa colaborativa e o desenvolvimento profissional de professores de matemática | Dra. Patricia Sandalo Pereira |
Juliana Alves de Souza | Cola em prova escrita: de uma conduta discente a uma estratégia docente | Dra. Regina Luzia Corio de Buriasco |
PÓS-DOUTORADO
Paola Judith Amaris Rudiaz (em andamento) Ricardo Tiburcio dos Santos (voluntário e em andamento)