PROJETOS DA LINHA DE PESQUISA: Tecnologias e Educação Matemática

O Macroprojeto da linha de pesquisa de Tecnologias e Educação Matemática tem como tema de pesquisa fundamentos e usos de tecnologias digitais em espaços educacionais e sociais. As pesquisas que constituem este macroprojeto atravessam temáticas desde o uso e integração de tecnologias digitais aos currículos escolares, investigando processos de ensino e de aprendizagem de matemática e avaliação em diferentes níveis e modalidades educativas, até a formação de professores para esses usos, o uso humanizado de tecnologias em diferentes espaços sociais. Grande parte das pesquisas realizadas se constituem com a organização de ações com a comunidade escolar, por meio de projetos de extensão.

Abaixo, estão divididos os projetos da linha de Tecnologias e Educação Matemática de Matemática em duas categorias:

Docente Coordenador
Título do projeto
Aparecida Santana de Souza Chiari Uso Humanizado de Tecnologias Digitais em Educação Matemática: escuta, autoria e colaboração (financiado pela FUNDECT)
Aparecida Santana de Souza Chiari Celular e Educação Matemática: o que podem as tecnologias digitais móveis? (financiado pelo CNPq)
Suely Scherer Integração de Tecnologias ao Currículo Escolar: Ações e Desafios em/para uma Cultura Digital (financiado pela FUNDECT)
Suely Scherer Currículos e complexidade: tessituras com escolas, professores e tecnologias digitais
Suely Scherer Integração de Tecnologias Digitais ao Currículo de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental: (Re)pensando Processos (financiado pela FUNDECT)
Docente Coordenador
Título do projeto
Aparecida Santana de Souza Chiari Educação Matemática Digital Online: possibilidades formativas a partir do contexto da pandemia de Covid-19
Aparecida Santana de Souza Chiari Educação Matemática e elaboração de projetos de pesquisa: possibilidades para a continuidade de estudos na pós-graduação stricto sensu
Aparecida Santana de Souza Chiari Uso de celular para idosos pelo programa UNAPI/UFMS.
Suely Scherer Professores de matemática em ação: tecnologias digitais, aprendizagens e aulas
Suely Scherer WEBLIVES FORMAÇÃO: Integrando tecnologias digitais às aulas de Matemática
Suely Scherer Integração de tecnologias digitais ao currículo de matemática: uma proposta para os anos finais do Ensino Fundamental
Suely Scherer I Seminário Sul-Mato-Grossense de Tecnologias Digitais na escola
Marilena Bittar Apropriação da tecnologia por professores de matemática do ensino superior em Moçambique
Marilena Bittar Oficinas on-line para professores de matemática da educação básica

Acesse as oficinas clicando aqui

Acesse o ebook clicando aqui