PROJETOS DA LINHA DE PESQUISA: História, Filosofia e Educação Matemática

O Macroprojeto da linha de pesquisa de História, Filosofia e Educação Matemática se constitui em investigações a respeito de processos históricos e filosóficos na Educação Matemática. Uma temática comum aos pesquisadores deste macroprojeto são pesquisas que investigam permanências e rupturas em políticas educacionais, processos formativos, implementação de projetos educacionais, programas de formação inicial e continuada de professores, construção e implementação de currículos e histórias de vidas de professores de matemática. Em consonância a esse macroprojeto, ações de extensão são realizadas pelos professores na direção de constituição de fontes, preservação de documentos e a produção de narrativas de professores que ensinam matemática.

Abaixo, estão divididos os projetos da linha de História, Filosofia e Educação Matemática em três categorias:

Docente Coordenador
Título do projeto
Késia Caroline Ramires Neves Matemática e Língua Portuguesa: preparando professores para as políticas públicas de avaliações externas
Thiago Pedro Pinto Curso de Aprimoramento Acadêmico em Matemática Básica
Docente Coordenador
Título do projeto
Angela Maria Guida Saberes transdisciplinares: para uma política do devir-outro, do afeto e da artistagem
Angela Maria Guida Literatura e saberes outros: diálogos literário-artístico-filosóficos
Carla Regina Mariano da Silva Políticas Educacionais voltadas às desigualdades sociais e de gênero no Brasil e na Espanha
Carla Regina Mariano da Silva Narrativas de professores que ensinam matemática: formação e atuação
Edilene Simões Costa dos Santos Saberes da docência e a matemática do ensino em Mato Grosso do Sul – do Império à Educação Matemática
Edilene Simões Costa dos Santos A matemática e os primeiros anos escolares no estado do Mato Grosso do Sul: Processos de internalização, institucionalização, profissionalização e circulação
Edilene Simões Costa dos Santos OS EXPERTS E A SISTEMATIZAÇÃO DA MATEMÁTICA para a formação de professores dos primeiros anos escolares, 1890-1990
Késia Caroline Ramires Neves Investigações sócio-históricas acerca de saberes de referência para a docência em matemática: saberes sobre a inclusão de gênero, sobre a matemática do ensino e os da formação de professores (financiado pela FUNDECT)
Késia Caroline Ramires Neves Curadoria de Objetos Digitais do Repositório de História da Educação Matemática
Késia Caroline Ramires Neves Uma caracterização da Matemática a Ensinar e da Matemática Para Ensinar Fração em diferentes vagas pedagógicas
Luzia Aparecida de Souza Mobilizações de Narrativas na/para a formação inicial de professores de Matemática
Luzia Aparecida de Souza História Oral e Educação Matemática
Luzia Aparecida de Souza Mapeamento da Formação de Atuação de Professores de Matemática no Brasil
Thiago Donda Rodrigues Cartografando em Educação Matemática
Thiago Donda Rodrigues Formação docente e discente: olhares para os processos de inclusão/exclusão em espaços escolares e não escolares
Thiago Donda Rodrigues O que pode a Etnomatemática quando atravessada pela Filosofia da Diferença?
Thiago Pedro Pinto Processos de Validação em Contextos de Geometria: Histórias e Articulações com a Formação de Professores (financiado pelo CNPq)
Thiago Pedro Pinto A Opção Decolonial em Educação Matemática: Problematizando a Formação Inicial de Professores (financiado pelo CNPq)
Thiago Pedro Pinto Narrativas de Professores que Ensinam Matemática: Formação e Atuação
Thiago Pedro Pinto Práticas sociais, [M]matemáticas e Escola: entre Perspectivas Decoloniais e Terapêuticas Desconstrucionistas
Docente Coordenador
Título do projeto
Carla Regina Mariano da Silva Os usos das narrativas digitais no processo de ensino e aprendizagem
Késia Caroline Ramires Neves Plano de Recomposição das Aprendizagens por tutoria PRA-TUTORIA 2024 – UFGD
Késia Caroline Ramires Neves Pesquisa estatística, nas escolas, sobre a desigualdade de gênero e a percepção sobre a formação superior na região de Dourados
Luzia Aparecida de Souza Pró Pós-Graduação em Educação Matemática
Mustapha Rachidi Modelagem matemática de Problemas Reais: Solução e Divulgação em Mídias Digitais
Thiago Pedro Pinto Entrevistas como produção de fontes históricas- edição 1 e 2
Thiago Pedro Pinto Seminários de pesquisa da pós-graduação em educação matemática
Thiago Pedro Pinto SEMANA DA MATEMÁTICA DO INMA (2022)