PROJETOS DA LINHA DE PESQUISA: Formação de Professores e Currículo
O Macroprojeto da linha de pesquisa de Formação de Professores e Currículo tem como objetivo principal investigar as várias dimensões do currículo e processos formativos de profissionais de Educação Matemática em situações que envolvem: a) produção de currículos; a) constituição de grupos colaborativos com professores em diferentes níveis de formação; b) relações de professores e produções culturais que atravessam o livro didático c) temáticas contemporâneas que emergem da sociedade como gênero, raça, classe social, território, meio ambiente, cultura, entre outras. As ações de pesquisa deste macroprojeto, acompanham, em grande parte, projetos de extensão que envolvem professores que ensinam matemática, tanto formação inicial, quanto continuada.
Abaixo, estão divididos os projetos da linha de Formação de Professores e Currículo em duas categorias:
Docente Coordenador |
Título do projeto |
| João Ricardo Viola dos Santos | Entre a sexta extinção e o primeiro extermínio em massa: por uma Educação Matemática no Antropoceno (financiado pela FUNDECT) |
| João Ricardo Viola dos Santos | Formações e Atuações de Professores que Ensinam Matemática e Atividades Baseadas em Categorias do Cotidiano (financiado pelo CNPq) |
| João Ricardo Viola dos Santos | Processos Educativos e Avaliativos em Laboratórios de Aprendizagem de Matemática (financiado pela FUNDECT) |
| Klinger Teodoro Ciríaco | Outros olhares para a matemática: narrativas sobre contribuições de um grupo de estudos para a mudança de atitude e identidade profissional de professoras de bebês e crianças bem pequenas (financiado pelo CNPq) |
| Klinger Teodoro Ciríaco | A pesquisa-ação como estratégia de intervenção com professores que ensinam matemática em um grupo colaborativo na escola de tempo integral |
| Marcio Antonio da Silva | Currículos produzidos pelo encontro de professores com pesquisas sobre a política cultural da matemática: movimentos de resistência em tempos de conservadorismo (financiado pelo CNPq) |
| Marcio Antonio da Silva | Temas interseccionais e livros didáticos de matemática: resistindo ao conservadorismo político e social (financiado pelo CNPq) |
| Marcio Antonio da Silva | Redes discursivas construídas em livros didáticos de Matemática do ensino médio (financiado pelo CNPq) |
| Marcio Antonio da Silva | Currículos produzidos pelo encontro de professores de matemática com pesquisas sobre a política cultural da matemática e os temas interseccionais (financiado pelo CNPq) |
| Patrícia Sandalo Pereira | O Conhecimento Matemático próprio da docência na pesquisa em Educação Matemática: a necessária renovação da formação de professore(a)s, tendo em vista a profissão (financiado pelo CNPq) |
| Patrícia Sandalo Pereira | Um currículo para a licenciatura em Matemática do ponto de vista da Educação Matemática: a necessária renovação da formação de professores de Matemática, tendo em vista a profissão docente na educação básica |
| Patrícia Sandalo Pereira | Atividade pedagógica na formação de professores que ensinam Matemática a partir de parcerias entre instituições de Ensino Superior e escolas de Educação Básica em diferentes regiões brasileiras (financiado pelo CNPq) |
| Patrícia Sandalo Pereira | A formação de professores e os processos formativos lesson study e a pesquisa colaborativa |
| Vanessa Franco Neto | Currículos de matemática em contextos culturalmente diversos, indígenas, quilombolas e camponeses: cartografias e interseccionalidades (financiado pelo CNPq) |
| Vanessa Franco Neto | Onde aprendemos a viver o gênero? Nas aulas de matemática |
Docente Coordenador |
Título do projeto |
| Patrícia Sandalo Pereira | (Re) encontros do grupo de pesquisa formem: compartilhando memórias, experiências e reflexões sobre investigações em movimento |
| João Ricardo Viola dos Santos | Avaliação como Prática de Resistência |
| João Ricardo Viola dos Santos | Avaliações em Larga escala e as implicações para processos de ensino e aprendizagem |
| João Ricardo Viola dos Santos | (Re)inventar-se professor em salas de aulas de matemática |
| Klinger Teodoro Ciríaco | Educação Matemática, Infância e Formação de Professores(as) – Experiências do Trabalho Pedagógico com Bebês e Crianças Pequenas |
| Klinger Teodoro Ciríaco | Educação Matemática na Infância e a Produção de Conteúdos Audiovisuais: Possibilidades de Interação com Crianças de 4 A 5 Anos e 11 Meses Durante o Isolamento Social |
| Klinger Teodoro Ciríaco | Infância e a Linguagem Matemática: Saberes e Práticas na Educação Infantil |
| Klinger Teodoro Ciríaco | MATFLIX – 1 Temporada Formativa em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente |

