Pesquisa
Projetos de Pesquisa
Professor Coordenador | Integrantes | Projeto | País | Financ. | Início | Fim |
Aparecida Santana Chiari | Helber Almeida, Marcelo Borba, Daise Souto, Amanda Soares, Rejane Faria, Juliana Salmasio, Tiago Borges, Vanuza Durães, Victor Ragoni, Felipe da Silva | Celular e Educação Matemática: o que podem as tecnologias digitais móveis? | Brasil | CNPq | 2019 | – |
Aparecida Santana Chiari | Alunos do Mestrado Acadêmico | O papel das tecnologias digitais em processos educativos de Matemática | Brasil | – | 2017 | – |
Aparecida Santana Chiari | Patrícia Rocha, Daniela Sayuri, Kawamoto Kanashiro, Ester Tartarotti, Maria de Fátima Almeida, Mirian Noal, Rafael Monteiro dos Santos | Formação de professores em cursos a distância da UFMS | Brasil | – | 2016 | – |
Carla Mariano da Silva | – | Narrativas de professores que ensinam matemática: formação e atuação | Brasil | – | 2020 | Atual |
Edilene Simões Costa dos Santos |
Antônio Sales Késia Caroline Ramires Neves Alunos graduação, mestrado, doutorado |
A matemática e os primeiros anos escolares no estado do Mato Grosso do Sul: Processos de internalização, institucionalização, profissionalização e circulação | Brasil | – | 2018 | Atual |
Edilene Simões Costa dos Santos | Luis Carlos Pais, Alunos mestrado acadêmico | Práticas e saberes escolares Na História da Educação Matemática Elementar no Brasil no final do século XIX e início do século XX | Brasil | – | 2015 | 2017 |
Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |
Katyele Paim Nolasco, Alunos de graduação e mestrado
|
O processo de ensino e aprendizagem em Matemática: compreensões acerca da escolarização de alunos público alvo da Educação Especial e da formação de professores para a Educação Inclusiva no Mato Grosso do Sul. | Brasil | – | 2018 | Atual |
Heloisa da Silva | Carla Silva, Luzia Souza, Fernando Cury, Maria Ednéia, Maycon Ferreira, Thiago Pinto, Alunos graduação, mestrado e doutorado |
Mobilizações de Narrativas na/para a formação inicial de professores de Matemática |
Brasil | CNPq | 2016 | Atual |
João Ricardo Viola dos Santos | João Viola– cood Sérgio Dantas, Claudia Angelo, Edson Barbosa, Viviane Oliveira, Patrícia Linardi, Bathelt, Guilherme Ferreira, João Pedro de Paulo |
O Uso de Categorias do Cotidiano para o Desenvolvimento Profissional de Professores que Ensinam Matemática |
Brasil | CNPq | 2015 | 2017 |
José Luiz Magalhães de Freitas |
Antônio Sales; Anelisa Esteves; Kátia Guerchi Gonzales. |
Experimentação e validação com atividades matemáticas na formação de professores | Brasil | – | 2019 | Atual |
Karin Murris | João Viola, Luzia Souza, Heloisa da Silva, Dick Ng’ambi, Carole Bloch, Joanne Peers, Simone Titus, Theresa Giorza, Kerryn Dixon, Zakiyyah Seedat Anya Morris, Greg Doyle, Funiwe Gxavu | Children, Technology and Play (CTAP) | África do Sul, Brasil | – | 2019 | 2020 |
Klinger Teodoro Ciríaco |
Francieli, Brenda, Alunos graduação, mestrado e doutorado.
|
‘Lá em casa ensino assim…’: estratégias de resolução de problemas adotadas por famílias de crianças matriculadas no ciclo da alfabetização. | Brasil | – | 2019 | Atual |
Klinger Teodoro Ciríaco | Valdeci, Andressa, Bruna, Maiara Gislaine, Fernanda, Andréia | Implicações da prática investigativa na mudança de atitude e crença de auto-eficácia em relação à matemática no curso de pedagogia. | Brasil | – | 2016 | 2020 |
Klinger Teodoro Ciríaco | Larissa, Magda Sarat, Alunos graduação, especialização, mestrado e doutorado | Trajetórias docentes na educação infantil: pesquisas em escolas públicas de Mato Grosso do Sul | Brasil | Fundect | 2016 | 2018 |
Luzia Aparecida de Souza | Carla Silva, Thiago Pedro Pinto, Alunos graduação, mestrado e doutorado | Formação e prática de professores de Matemática: do sul de Mato Grosso a Mato Grosso do Sul | Brasil | CNPq | 2014 | 2017 |
Marcelo de Carvalho Borba | Aparecida Chiari, Marcus Maltempi, Ana Paula Malheiros, Sueli Liberatti, Daise Lago, Rúbia Amaral, Samuel Oliveira, Ricardo Scucuglia |
Vídeos Digitais na Licenciatura em matemática a Distância – e-licm@t-Tube |
Brasil | CNPq | 2016 | – |
Marcio Antonio da Silva | José Wilson; Claudia Groenwald; Vanessa; Cristiano; Jackeline; Shirlei; Anderson; Deise; Júlio César; Ludiane; Camila Coradetti; Agnaldo; Genghis; Clarissa; Estevan; João; Gil Ocampos; Sidney Yassuda | Redes discursivas construídas em livros didáticos de Matemática do ensino médio | Brasil | CNPq | 2015 | Atual (sem financi.) |
Marilena Bittar | Paula Baltar, José Messildo, Saddo Ag Almouloud, Marcus Bessa, Marlene Dias, Luiz Marcio Farias, Veridiana Rezende, Mariana Moran, Rozane Alves, Afonso Henriques | Escola de Altos Estudos: A análise dos saberes e sua circulação nas instituições e entre instituições | Brasil | CAPES | 2019 | 2019 |
Marilena Bittar | Sonia, Susilene, Maria Aparecida Cruz, Rosane, José Luiz, Tatiani, Kleber, Renan, Pedro Sá, Cintia, Edmo Carvalho, Itamar Silva, Liana, Lidiane, Rachidi, Regina Lamblém, Janielly |
Estudo de decisões didáticas relativas à elaboração e implementação de aulas propostas por um grupo de professores
|
Brasil | CNPq | 2019 | Atual |
Marilena Bittar | Susilene, Rosane, José Luiz, Tatiani, Danielly Kaspary, Kleber, Lidiani, Cintia, Janielly | Análise das escolhas didáticas e matemáticas de autores de livros didáticos e de professores da educação básica | Brasil | CNPq | 2019 | Atual |
Marilena Bittar | José Luiz, Adriana, Anelisa K. Esteves, Sonia, Danielly, Kleber, Luana | Análise das escolhas didáticas e matemáticas de autores de livros didáticos e de professores que ensinam matemática nos anos iniciais ensino fundamental | Brasil | CNPq | 2015 | 2017 |
Patrícia Sandalo Pereira | Patrícia – Coord., João Coelho, Kely, Adriana Miola, Edinalva, Susimeire, Nickson, Giovana, Jesus Reinaldo, Adriane, Mariuciy, Mariane, Kelison, Karina, Ana Paula, Gerson, Edvanilson, | A formação de professores e os processos formativos lesson study e a pesquisa colaborativa | Brasil | – | 2018 | Atual |
Patrícia Sandalo Pereira | Patrícia S. Pereira, Ettiène Guérios, Ana C Ferreira, Samira Zaidan – Coord, Enio Sotrmowski, Flávia Coura, Flávia Santana |
1a. etapa – Análise das propostas de formação inicial de professores que ensinam Matemática no Brasil. A licenciatura em Matemática em 2019: Itinerários formativos |
Brasil | – | 2018 | 2019 |
Patrícia Sandalo Pereira | Patrícia, Marisol, Rogers, Ettiène, Ana Cristina, Edvanilson, Edinalva Sakai, Samira Zaidan (Coordenadora), etc.. | 2a. etapa – A Licenciatura em Matemática no Brasil: itinerários formativos | Brasil | – | 2020 | Atual |
Suely Scherer | Gláucia; Elizabeth Rocha; Vivina Queiroz; Ivanete; Bárbara; Sandra.. | Integração de Tecnologias Digitais ao Currículo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Desafios para/na Inovação | Brasil | Fundect | 2016 | 2019 |
Thiago Donda |
Suzana Ferreira Silva; Fernando Silva; Nilcéia H Dias. |
O que pode a Etnomatemática quando atravessada pela Filosofia da Diferença? | Brasil | – | 2019 | Atual |
Thiago Donda |
Caroline de Souza Lima; Marlene Nunes Amancio |
O que pode a Etnomatemática quando atravessada pela Filosofia da Diferença? | Brasil | – | 2017 | Atual |
Thiago Pedro Pinto | Antonio Miguel, Carla Silva, João Viola, Luzia A. de Souza, Carolina Osorio, Alunos M, D | Práticas sociais, [M]matemáticas e Escola: entre Perspectivas Decoloniais e Terapêuticas Desconstrucionistas | Brasil | – | 2018 | Atual |
Thiago Pedro Pinto |
Carla Regina Mariano da Silva Luzia Aparecida de Souza |
Produção e Divulgação de Documentação Histórica sobre a Formação e Prática de Professores de Matemática em Mato Grosso do Sul | Brasil | – | 2015 | 2017 |
Resumo: 29 projetos de pesquisa no quadriênio, sendo que destes 11 foram concluídos no quadriênio e 18 estão em andamento. No quadriênio tivemos doze projetos com financiamento: nove pelo CNPq, dois pela Fundect e um pela CAPES.
Professores Colaboradores
Professor Coordenador | Integrantes | Nome do projeto | País | Financ. | Início | Fim |
Angela Maria Guida | Bárbara Alves de Carvalho, Juliana Pedroso Minossi, Bruna Costa Nogueira | Literatura e saberes outros: diálogos literário-artístico-filosóficos | Brasil | – | 2017 | Atual |
Luiz Carlos Pais | – | Aspectos Históricos e Didáticos de Práticas de Estudo de Matemática em Livros Didáticos Publicados no Período de 1860 a 1930 por autores brasileiros e portugueses | Brasil | – | 2008 | Atual |
Nielce Meneguelo Lobo da Costa | Luciane Guimarães Batistella Bianchini, Bernadete Lema Mazzafera, THAIS APARECIDA SILVERIO, Luciana Tella, Hugo Araujo Miranda, Janaina Barboza Ramos, Marina Barbosa da Silva | Processos de Inovação pedagógica no Ensino Superior: uso de jogos e tecnologias digitais | Brasil | – | 2020 | Atual |
Nielce Meneguelo Lobo da Costa | Marlene Alves Dias, Edite Resende Vieira, Sonner Arfux de Figueiredo, Fábio Henrique Patriarca, Wendel de Oliveira Silva, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Carlos Antônio de Souza | Formação de Professores de Matemática o desenvolvimento de olhar profissionalmente para docência com tecnologia | Brasil | – | 2018 | Atual |
Nielce Meneguelo Lobo da Costa | Sandra Carvalho Gonçalves, Geiciane Rodrigues dos Santos, Fabiano Giacomini, Luciana Neves Aureliano Marçal | Um estudo sobre processos de inovação pedagógica no Ensino Superior utilizando tecnologias digitais e a metodologia da Sala de Aula Invertida | Brasil | – | 2018 | Atual |
Nielce Meneguelo Lobo da Costa | Ruy César Pietropaolo, Tânia Maria Mendonça Campos, Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Marinês Yole Poloni, Angélica Fontoura Garcia Silva, Marlene Alves Dias, Fátima Aparecida da Silva Dias, Rosana Jorge Magni, Edite Resende Vieira, Ana Karina de Oliveira Rocha, Aparecida Rodrigues Silva Duarte, Rosangela de Souza Jorge Ando, Maria Elisa Esteves Lopes Galvão, Simone Cristina do Amaral Porto, Junio Santana Santos, Amarildo Ferreira Cardoso, Rita de Cássia Araújo Cruz, Maria das Graças Bezerra Barreto, Fábio Rogério Porto, Willian Rocha Padilha, Denise Benino Dourado Ribeiro, Albano Dias Pereira filho, Vera Mônica Ribeiro, Wendel de Oliveira Silva, Willians Adriano de Oliveira | EDUCAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: NÚCLEO DE INVESTIGAÇÕES SOBRE A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA | Brasil | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | 2013 | 2018 |
Regina Luzia Corio de Buriasco | Daniela Harmuch, Emily Caroline Felix Cordeiro, Mariana Souza Innocenti, Milene Aparecida Malaquias Cardoso, Vanessa Kishi da Silva | A IMPLEMENTAÇÃO E A UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO EM UM CONTEXTO DE AULAS DE MATEMÁTICA NA BUSCA DE UMA RESSIGNIFICAÇÃO | Brasil | – | 2018 | Atual |
Regina Luzia Corio de Buriasco | Magna Natalia Marin Pires, Gabriel dos Santos e Silva, Cristiano Forster | A UTILIZAÇÃO DA PROVA EM FASES COMO RECURSO À APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | Brasil | – | 2016 | 2018 |