Pesquisa

Projetos de Pesquisa

 

Professor Coordenador Integrantes Projeto País Financ. Início Fim
Aparecida Santana Chiari Helber Almeida, Marcelo Borba, Daise Souto, Amanda Soares, Rejane Faria,  Juliana Salmasio,  Tiago Borges, Vanuza Durães, Victor Ragoni, Felipe da Silva Celular e Educação Matemática: o que podem as tecnologias digitais móveis? Brasil CNPq 2019
Aparecida Santana Chiari Alunos do Mestrado Acadêmico O papel das tecnologias digitais em processos educativos de Matemática Brasil 2017
Aparecida Santana Chiari Patrícia Rocha, Daniela Sayuri, Kawamoto Kanashiro, Ester Tartarotti, Maria de Fátima Almeida, Mirian Noal, Rafael Monteiro dos Santos Formação de professores em cursos a distância da UFMS Brasil 2016
Carla Mariano da Silva Narrativas de professores que ensinam matemática: formação e atuação Brasil 2020 Atual
Edilene Simões Costa dos Santos

Antônio Sales

 Késia Caroline Ramires Neves

Alunos graduação, mestrado, doutorado

A matemática e os primeiros anos escolares no estado do Mato Grosso do Sul: Processos de internalização, institucionalização, profissionalização e circulação Brasil 2018 Atual
Edilene Simões Costa dos Santos Luis Carlos Pais, Alunos mestrado acadêmico Práticas e saberes escolares Na História da Educação Matemática Elementar no Brasil no final do século XIX e início do século XX Brasil 2015 2017
Fernanda Malinosky Coelho da Rosa

Katyele Paim Nolasco, Alunos de graduação e mestrado

 

O processo de ensino e aprendizagem em Matemática: compreensões acerca da escolarização de alunos público alvo da Educação Especial e da formação de professores para a Educação Inclusiva no Mato Grosso do Sul. Brasil 2018 Atual
Heloisa da Silva Carla Silva, Luzia Souza, Fernando Cury, Maria Ednéia, Maycon Ferreira, Thiago Pinto, Alunos graduação, mestrado e doutorado

 

Mobilizações de Narrativas na/para a formação inicial de professores de Matemática

Brasil CNPq 2016 Atual
João Ricardo Viola dos Santos  João Viola– cood Sérgio Dantas, Claudia Angelo, Edson Barbosa, Viviane Oliveira, Patrícia Linardi, Bathelt, Guilherme Ferreira, João Pedro de Paulo

 

O Uso de Categorias do Cotidiano para o Desenvolvimento Profissional de Professores que Ensinam Matemática

Brasil CNPq 2015 2017
José Luiz Magalhães de Freitas

Antônio Sales;

 Anelisa Esteves;

 Kátia Guerchi Gonzales.

Experimentação e validação com atividades matemáticas na formação de professores Brasil 2019 Atual
Karin Murris  João Viola, Luzia Souza, Heloisa da Silva, Dick Ng’ambi, Carole Bloch, Joanne Peers, Simone Titus, Theresa Giorza, Kerryn Dixon, Zakiyyah Seedat Anya Morris, Greg Doyle, Funiwe Gxavu Children, Technology and Play (CTAP) África do Sul, Brasil 2019 2020
Klinger Teodoro Ciríaco

Francieli, Brenda, Alunos graduação, mestrado e  doutorado.

 

‘Lá em casa ensino assim…’: estratégias de resolução de problemas adotadas por famílias de crianças matriculadas no ciclo da alfabetização. Brasil 2019 Atual
Klinger Teodoro Ciríaco Valdeci, Andressa, Bruna, Maiara Gislaine, Fernanda, Andréia Implicações da prática investigativa na mudança de atitude e crença de auto-eficácia em relação à matemática no curso de pedagogia. Brasil 2016 2020
Klinger Teodoro Ciríaco Larissa, Magda Sarat, Alunos graduação, especialização, mestrado e doutorado Trajetórias docentes na educação infantil: pesquisas em escolas públicas de Mato Grosso do Sul Brasil Fundect 2016 2018
Luzia Aparecida de Souza Carla Silva, Thiago Pedro Pinto, Alunos graduação, mestrado e doutorado Formação e prática de professores de Matemática: do sul de Mato Grosso a Mato Grosso do Sul Brasil CNPq 2014 2017
Marcelo de Carvalho Borba Aparecida Chiari, Marcus Maltempi, Ana Paula Malheiros,  Sueli Liberatti, Daise Lago, Rúbia Amaral, Samuel Oliveira, Ricardo Scucuglia

Vídeos Digitais na Licenciatura em matemática a Distância –

e-licm@t-Tube

Brasil CNPq 2016
Marcio Antonio da Silva José Wilson; Claudia Groenwald; Vanessa; Cristiano; Jackeline; Shirlei; Anderson; Deise; Júlio César; Ludiane; Camila Coradetti; Agnaldo; Genghis; Clarissa; Estevan; João; Gil Ocampos; Sidney Yassuda Redes discursivas construídas em livros didáticos de Matemática do ensino médio Brasil CNPq 2015 Atual (sem financi.)
Marilena Bittar Paula Baltar, José Messildo, Saddo Ag Almouloud, Marcus Bessa, Marlene Dias,  Luiz Marcio Farias, Veridiana Rezende, Mariana Moran, Rozane Alves, Afonso Henriques Escola de Altos Estudos: A análise dos saberes e sua circulação nas instituições e entre instituições Brasil CAPES 2019 2019
Marilena Bittar Sonia, Susilene, Maria Aparecida Cruz, Rosane, José Luiz,  Tatiani, Kleber, Renan, Pedro Sá, Cintia, Edmo Carvalho, Itamar Silva, Liana, Lidiane,  Rachidi, Regina Lamblém, Janielly

 

Estudo de decisões didáticas relativas à elaboração e implementação de aulas propostas por um grupo de professores

 

Brasil CNPq 2019 Atual
Marilena Bittar Susilene, Rosane, José Luiz, Tatiani, Danielly Kaspary, Kleber, Lidiani, Cintia, Janielly Análise das escolhas didáticas e matemáticas de autores de livros didáticos e de professores da educação básica Brasil CNPq 2019 Atual
Marilena Bittar José Luiz, Adriana, Anelisa K. Esteves, Sonia, Danielly, Kleber, Luana Análise das escolhas didáticas e matemáticas de autores de livros didáticos e de professores que ensinam matemática nos anos iniciais ensino fundamental Brasil CNPq 2015 2017
Patrícia Sandalo Pereira Patrícia – Coord., João Coelho, Kely, Adriana Miola, Edinalva, Susimeire, Nickson, Giovana, Jesus Reinaldo, Adriane, Mariuciy, Mariane, Kelison, Karina, Ana Paula, Gerson, Edvanilson, A formação de professores e os processos formativos lesson study e a pesquisa colaborativa Brasil 2018 Atual
Patrícia Sandalo Pereira Patrícia S. Pereira, Ettiène Guérios, Ana C Ferreira, Samira Zaidan – Coord, Enio Sotrmowski, Flávia Coura, Flávia Santana

 

1a. etapa – Análise das propostas de formação inicial de professores que ensinam Matemática no Brasil. A licenciatura em Matemática em 2019: Itinerários formativos

Brasil 2018 2019
Patrícia Sandalo Pereira  Patrícia, Marisol, Rogers, Ettiène, Ana Cristina, Edvanilson, Edinalva Sakai,  Samira Zaidan (Coordenadora), etc.. 2a. etapa – A Licenciatura em Matemática no Brasil: itinerários formativos Brasil 2020 Atual
Suely Scherer Gláucia; Elizabeth Rocha; Vivina Queiroz; Ivanete; Bárbara; Sandra.. Integração de Tecnologias Digitais ao Currículo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Desafios para/na Inovação Brasil Fundect 2016 2019
Thiago Donda

Suzana Ferreira Silva;

Fernando Silva;

Nilcéia H Dias.

O que pode a Etnomatemática quando atravessada pela Filosofia da Diferença? Brasil 2019 Atual
Thiago Donda

Caroline de Souza Lima;

Marlene Nunes Amancio

O que pode a Etnomatemática quando atravessada pela Filosofia da Diferença? Brasil –            2017 Atual
Thiago Pedro Pinto Antonio Miguel, Carla Silva, João Viola, Luzia A. de Souza, Carolina Osorio, Alunos M, D Práticas sociais, [M]matemáticas e Escola: entre Perspectivas Decoloniais e Terapêuticas Desconstrucionistas Brasil 2018 Atual
Thiago Pedro Pinto

Carla Regina Mariano da Silva

Luzia Aparecida de Souza

Produção e Divulgação de Documentação Histórica sobre a Formação e Prática de Professores de Matemática em Mato Grosso do Sul Brasil 2015 2017

 

Resumo: 29 projetos de pesquisa no quadriênio, sendo que destes 11 foram concluídos no quadriênio e 18 estão em andamento. No quadriênio tivemos doze projetos com financiamento: nove pelo CNPq, dois pela Fundect e um pela CAPES.

 

Professores Colaboradores

 

Professor Coordenador Integrantes Nome do projeto País Financ. Início Fim
Angela Maria Guida Bárbara Alves de Carvalho, Juliana Pedroso Minossi, Bruna Costa Nogueira Literatura e saberes outros: diálogos literário-artístico-filosóficos Brasil 2017 Atual
Luiz Carlos Pais Aspectos Históricos e Didáticos de Práticas de Estudo de Matemática em Livros Didáticos Publicados no Período de 1860 a 1930 por autores brasileiros e portugueses Brasil 2008 Atual
Nielce Meneguelo Lobo da Costa Luciane Guimarães Batistella Bianchini,  Bernadete Lema Mazzafera,  THAIS APARECIDA SILVERIO, Luciana Tella, Hugo Araujo Miranda, Janaina Barboza Ramos, Marina Barbosa da Silva Processos de Inovação pedagógica no Ensino Superior: uso de jogos e tecnologias digitais Brasil 2020 Atual
Nielce Meneguelo Lobo da Costa Marlene Alves Dias, Edite Resende Vieira, Sonner Arfux de Figueiredo, Fábio Henrique Patriarca, Wendel de Oliveira Silva, Claudia Lisete Oliveira Groenwald, Carlos Antônio de Souza Formação de Professores de Matemática o desenvolvimento de olhar profissionalmente para docência com tecnologia Brasil 2018 Atual
Nielce Meneguelo Lobo da Costa Sandra Carvalho Gonçalves, Geiciane Rodrigues dos Santos, Fabiano Giacomini, Luciana Neves Aureliano Marçal Um estudo sobre processos de inovação pedagógica no Ensino Superior utilizando tecnologias digitais e a metodologia da Sala de Aula Invertida Brasil 2018 Atual
Nielce Meneguelo Lobo da Costa Ruy César Pietropaolo, Tânia Maria Mendonça Campos, Maria Elisabette Brisola Brito Prado, Marinês Yole Poloni, Angélica Fontoura Garcia Silva, Marlene Alves Dias, Fátima Aparecida da Silva Dias, Rosana Jorge Magni, Edite Resende Vieira, Ana Karina de Oliveira Rocha, Aparecida Rodrigues Silva Duarte, Rosangela de Souza Jorge Ando, Maria Elisa Esteves Lopes Galvão, Simone Cristina do Amaral Porto, Junio Santana Santos, Amarildo Ferreira Cardoso, Rita de Cássia Araújo Cruz, Maria das Graças Bezerra Barreto, Fábio Rogério Porto, Willian Rocha Padilha, Denise Benino Dourado Ribeiro, Albano Dias Pereira filho, Vera Mônica Ribeiro, Wendel de Oliveira Silva, Willians Adriano de Oliveira EDUCAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: NÚCLEO DE INVESTIGAÇÕES SOBRE A RECONSTRUÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA Brasil Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior 2013 2018
Regina Luzia Corio de Buriasco Daniela Harmuch, Emily Caroline Felix Cordeiro, Mariana Souza Innocenti, Milene Aparecida Malaquias Cardoso, Vanessa Kishi da Silva A IMPLEMENTAÇÃO E A UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO EM UM CONTEXTO DE AULAS DE MATEMÁTICA NA BUSCA DE UMA RESSIGNIFICAÇÃO Brasil 2018 Atual
Regina Luzia Corio de Buriasco Magna Natalia Marin Pires, Gabriel dos Santos e Silva, Cristiano Forster A UTILIZAÇÃO DA PROVA EM FASES COMO RECURSO À APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Brasil 2016 2018