Linhas de Pesquisa

Desde sua implementação até o ano de 2016, o Programa trabalhava com três linhas de pesquisa:

  • Ensino e Aprendizagem de Matemática;
  • Formação de Professores;
  • Tecnologia e Educação Matemática.

Esta constituição perdurou por mais de uma década do PPG, porém, com a ampliação do corpo docente e o consequente aumento e amadurecimento dos grupos de pesquisa e das pesquisas desenvolvidas no Programa, sentiu-se a necessidade de redimensionar as linhas de pesquisa de modo a que estas correspondessem ao que de fato era desenvolvido no Programa.

Na autoavaliação do quadriênio anterior (2013 – 2016) já havia sido indicado que devido ao trabalho desenvolvido por alguns professores do Programa, delineava-se a necessidade de criação de uma linha de pesquisa voltada à História e Filosofia.

Assim, neste último quadriênio o PPG passou a ter quatro linhas de pesquisa denominadas:

  • Ensino e Aprendizagem de Matemática;
  • Formação de Professores e Currículo;
  • História, Filosofia e Educação Matemática;
  • Tecnologia e Educação Matemática.

 

Ensino e Aprendizagem de Matemática

Nessa linha pesquisam-se aspectos epistemológicos e didáticos da Matemática visando melhor compreensão dos fenômenos ligados aos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática nos diversos níveis e modalidades de ensino. As pesquisas desenvolvidas nessa linha de pesquisa referem-se à formação docente e discente, Educação Inclusiva, Modelagem Matemática e Didática da Matemática, apoiando-se em teorias que permitem compreender questões relativas à problematização dos objetos de saber e sujeitos em cena, podendo ser realizadas ou não em espaços escolares. Também incluem-se pesquisas sobre o papel de recursos, entendendo-os no sentido amplo como: livros didáticos, jogos, materiais manipulativos, tecnologias digitais e outros.

 

Formação de Professores e Currículo

Na linha de formação docente e currículo estão inseridas estudos e pesquisas relativas à formação inicial e continuada de profissionais de Educação Matemática, bem como às várias dimensões do currículo, tanto em nível teórico, quanto de práticas pedagógicas escolares e em espaços não formais, em todas as etapas da escolaridade e modalidades de ensino. Nesta linha são desenvolvidas investigações em temáticas contemporâneas que emergem da e na sociedade, tais como: gênero, raça, classe social, território, meio ambiente, cultura entre outras. Essa linha engloba pesquisas vinculadas à História da Educação Matemática, à Etnomatemática e à Filosofia da Educação Matemática em suas múltiplas dimensões. As pesquisas articulam questões educacionais, culturais, sociais e políticas de ensino, de formação e de atuação em uma educação por meio da matemática. Nesse sentido, estabelece o diálogo com o campo da história, da antropologia, da sociologia ou da filosofia. Os integrantes desta linha tem investigado livros didáticos, arquivos pessoais, legislações educacionais, práticas docentes, práticas sociais, histórias do campo, indígenas e quilombolas, educação de jovens e adultos, questões raciais, gênero e classe, infância e questões políticas da educação matemática. Atualmente, tais investigações se apropriam de discussões da etnomatemática, história oral, história cultural, história do tempo presente, história social, filosofias da diferença, cartografia, perspectiva decolonial, entre outras.

 

História, Filosofia e Educação Matemática

Essa linha engloba pesquisas vinculadas à História da Educação Matemática, à Etnomatemática e à Filosofia da Educação Matemática em suas múltiplas dimensões. As pesquisas articulam questões educacionais, culturais, sociais e políticas de ensino, de formação e de atuação em uma educação por meio da matemática. Nesse sentido, estabelece o diálogo com o campo da história, da antropologia, da sociologia ou da filosofia. Os integrantes desta linha tem investigado livros didáticos, arquivos pessoais, legislações educacionais, práticas docentes, práticas sociais, histórias do campo, indígenas e quilombolas, educação de jovens e adultos, questões raciais, gênero e classe, infância e questões políticas da educação matemática. Atualmente, tais investigações se apropriam de discussões etnomatemática, história oral, história cultural, história do tempo presente, história social, filosofias da diferença, cartografia, perspectiva decolonial, entre outras.

 

Tecnologia e Educação Matemática

A linha investiga, no contexto da Educação Matemática, perspectivas, fundamentos e usos de tecnologias digitais em espaços educativos. As pesquisas da linha convergem para estudos de tecnologias digitais em processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação em diferentes modalidades educativas, formação de professores, análise e produção de material didático, currículos, culturas e sociedade.