Histórico PPGEDUMAT – Mestrado e Doutorado

O Curso de Mestrado em Educação Matemática foi proposto e aprovado, iniciando suas atividades letivas em março de 2007, contando com a colaboração de três (03) doutores em Matemática, professores da UFMS.

Foi proposta a criação do primeiro Mestrado em Educação Matemática da região Centro-Oeste, e mais, o primeiro do Brasil em uma universidade pública federal. Apesar de o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS ser considerado relativamente novo, representa um polo importante na área, na região Centro-Oeste, sendo o primeiro de uma universidade pública exclusivamente dedicado à temática da Educação Matemática. De fato, o PPGEDUMAT tem se transformado em um polo de referência em Educação Matemática na região Centro-Oeste, o que tem sido comprovado nas realizações anuais do Seminário Sul-mato-grossense de Pesquisa em Educação Matemática, seminário realizado em dois dias que marcavam o início do ano letivo do Programa. Mas, devido o aumento crescente de participantes externos, a data de realização do seminário foi mudada para o início do segundo semestre letivo. Apesar de o público alvo desse Seminário ser pesquisadores e professores da região Centro-Oeste, pesquisadores das outras regiões brasileiras têm participado, o que mostra a maturidade científica que o evento tem alcançado.

No início do semestre letivo passou-se a realizar um encontro interno de um dia para receber os calouros e para discutir questões relativas às ações do planejamento estratégico a serem desenvolvidas no ano vigente. No ano de 2020, tal encontro foi realizado em um dia com o nome de I Fórum de Integração do PPGEDUMAT.

Curso Mestrado e Doutorado em Educação Matemática

O Curso de Mestrado em Educação Matemática/INMA/UFMS foi criado pela PORTARIA do MEC No – 1.998, de 20 de dezembro de 2006, marcando o início da trajetória do primeiro programa de mestrado em Educação Matemática da região centro-oeste e o primeiro mestrado em Educação Matemática do Brasil em Universidade Federal. Iniciou suas atividades com nota 3 na Avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação realizada pela CAPES; em 2013, obteve nota 4, e em 2016, a nota 5.
Desde a abertura do Curso de Mestrado em Educação Matemática até o ano de 2020, quatorze (14) turmas ingressaram no Mestrado. No início do ano de 2008, quando o PPGEDUMAT comemorava a entrada da segunda turma e as perspectivas de ampliação do corpo docente, já ampliado no seu primeiro ano de funcionamento, uma tragédia veio se abater sobre a Educação Matemática no Estado de Mato Grosso do Sul: quatro professores faleceram em um trágico acidente ao voltarem para sua cidade de origem, após participarem do Seminário Sul-mato-grossense de pesquisa em Educação Matemática (SESEMAT) que marcava o início das atividades letivas do PPGEDUMAT. Dois desses professores faziam parte do quadro docente do Programa, e os outros dois estavam entrando no Programa.
Naquele momento o quadro docente foi reduzido a cinco professores que, apesar de todo o trabalho, fizeram questão de manter o sonhado Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática na região centro-oeste funcionando, com garantia de conclusão das pesquisas de orientandos desses professores pelos demais integrantes do corpo docente. Com o apoio da Reitoria, novos professores foram contratados e, com o tempo, foi possível recompor o quadro docente.
O Mestrado em Educação Matemática diplomou, até dezembro de 2020, 154 mestres. Em levantamento sobre a atuação dos egressos, constatou-se que estes atuam em instituições de ensino superior do Estado de Mato Grosso do Sul e de outros Estados da federação, em secretarias de educação ou ainda em escolas da Educação Básica.
Como consequência do crescimento do Programa e a formação de um grande número de mestres, em 2013 foi proposta a criação do Doutorado em Educação Matemática, que iniciou sua primeira turma em 2015, com dez alunos e, para tanto, contou com a participação de sete professores permanentes do Programa e três professores colaboradores de outras instituições.

O Curso de Doutorado em Educação Matemática foi criado pela PORTARIA Nº 18, de 10 de janeiro de 2017. Até dezembro de 2020, este curso formou 19 doutores.
Com o Doutorado em Educação Matemática, o programa ampliou seu quadro docente, reestruturou suas linhas de pesquisa, seu regulamento e sua estrutura curricular. No ano de 2020, reestruturamos o Regulamento do PPG, pois com o crescente público e inserção de sistema, algumas mudanças se fizeram necessárias, principalmente em relação à tramitação de documentação na secretaria do Programa. Assim, é possível verificar a cada dia, acentuação na profissionalização das ações administrativas do PPG.
A organização didático-pedagógica, conteúdo curricular, metodologias, corpo docente e discente, egressos, já foram explicitados em outros campos.

Grupos de Pesquisa

Um item que mostra a maturidade do Programa é relativo aos grupos de pesquisa que, em 2007 eram somente dois, e atualmente são nove grupos, todos liderados por professores do PPGEDUMAT, cadastrados no CNPq e com projetos aprovados por agências financiadoras.
A seguir são descritos os grupos e seus líderes:
A) Alfabetização, Letramento e Letramento Matemático (ALLEM), vinculado à linha de pesquisa Ensino e Aprendizagem de Matemática e liderado pela professora Dra. Neusa Maria Marques de Souza, professora colaboradora do Programa.
B ) Avaliação e Formação de Professores de Matemática (FAEM) vinculado à linha de pesquisa Formação de Professores e liderado pelo professor doutor João Ricardo Viola dos Santos. Esse grupo está relacionado com o Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Avaliação da UEL-PR e com o Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Educação Matemática Sigma-t da UNESP-RC;
C) Formação e Educação Matemática (FORMEM), vinculado à linha de pesquisa Formação de Professores e liderado pela Patrícia Sandalo Pereira, reúne pesquisadores da UFMS, UFGD e UNOESTE;
D) História da Educação Matemática em Pesquisa (HEMEP), vinculado à linha de pesquisa História, Filosofia e Educação Matemática e liderado pelos professores doutores Luzia Aparecida de Souza e Thiago Pedro Pinto. A professora Carla Regina Mariano é integrante desse grupo. Este grupo tem parcerias como GHOEM Grupo de História Oral e Educação Matemática, da UNESP de Rio Claro. A professora Carla Regina Mariano passou a fazer desse grupo como corresponsável em 2019.
E) Grupo de Estudos de Tecnologia e Educação Matemática (GETECMAT), vinculado à linha de Pesquisa Tecnologia e Educação Matemática e liderado pelas professoras Suely Scherer e Aparecida Santana.
F) GP100 Grupo de Pesquisa Currículo e Educação Matemática (GPCEM), vinculado à linha de pesquisa Formação de Professores e liderado pelo professor Marcio Antonio da Silva.
G) Grupo de Estudos em Didática da Matemática (DDMat), vinculado à linha de Pesquisa Ensino e Aprendizagem e liderado pela professora Marilena Bittar e tem a participação do professor José Luiz Magalhães de Freitas, além de outros professores da UFMS, de professores que atuam na educação básica e de pós-graduandos do PPGEDUMAT. Esse grupo é originado do GEEMA, primeiro grupo de pesquisa em Educação Matemática do Estado de Mato Grosso do Sul, criado em 1999.
H) Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação Matemática Escolar (GEPHEME) vinculado à linha História, Filosofia e Educação Matemática, foi desativado em 2019 pelo CNPQ, por falta de atualização e isso se deu com a saída do Professor Luiz Carlos Pais do Grupo. Então, na mesma linha a professora Edilene Simões Costa institui e passa a coordenar Grupo de Pesquisa em História e Educação Matemática (Compasso- MS).
I) Grupo da Fronteira de Ensino e Pesquisa em Educação Matemática (GFEPEM), vinculado à linha Ensino e Aprendizagem e coordenado pela professora Cláudia Carrera da Rosa.
J) Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Diversidade e Diferença (GEduMaD), liderado por Thiago Donda Rodrigues e Fernanda Malinosky Coelho da Rosa.

Revista

O PPGEDUMAT lançou, em março de 2008, o periódico Perspectivas da Educação Matemática (Qualis B1) que tem, desde então, conseguido manter dois números por ano e um número temático, com corpo editorial constituído de pesquisadores de diferentes instituições brasileiras e de pesquisadores de outros países, como França e Portugal.

Atualmente, está hospedada no sistema de código livre gratuito Open Journal Systems (OJS). No fim do ano de 2019, as edições começaram a apresentar os textos de forma bilíngue: dois arquivos separados, compondo uma mesma publicação, em português e inglês.

No ano de 2020, trabalhamos para que o maior número possível de artigos fossem bilíngues. Um primeiro passo dado nesta direção foi a vinculação do Orcid à nossa plataforma. Também adquirimos DOI. Nos associamos à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e, indiretamente, ao Crossref. Temos outros indexadores, como o Public Knowledge Project (PKP) index e o Revistas de Livre Acess (LivRe) do Governo Federal. Estamos trabalhando para candidatarmos ao Scopus Preview.

 

CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Portaria de Reconhecimento: Parecer nº 487/2018, D.O.U. nº 184 de 24 de Setembro de 2018
Portaria nº 609/2019, D.O.U. nº 52 de 18 de Março de 2019
Recomendação: OFÍCIO Nº 316-09/2006/CTC/CAPES – Conceito 5 (Quadriênio 2013-2016)

CURSO DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Portaria de Reconhecimento: Parecer nº 487/2018, D.O.U. nº 184 de 24 de Setembro de 2018
Portaria nº 609/2019, D.O.U. nº 52 de 18 de Março de 2019
Recomendação: OFÍCIO Nº 066-28/2014/CTC/CAAIII/CGAA/DAV/CAPES – Conceito 5 (Quadriênio 2013-2016)

 

Endereço

Av. Costa e Silva, s/n. Cidade Universitária. Unidade 7 – Instituto de Matemática. CEP 790100-000. Campo Grande – MS.

Contatos

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Site: ppgedumat.ufms.br 

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