Ir para o conteúdo
GovBR Navegar para direita

Histórico PPGEduMat – Mestrado e Doutorado

O Curso de Mestrado em Educação Matemática foi proposto e aprovado, iniciando suas atividades letivas em março de 2007, contando com a colaboração de três (03) doutores em Matemática, professores da UFMS.

Foi proposta a criação do primeiro Mestrado em Educação Matemática da região Centro-Oeste, e mais, o primeiro do Brasil em uma universidade pública federal. Apesar de o Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS ser considerado relativamente novo, representa um polo importante na área, na região Centro-Oeste, sendo o primeiro de uma universidade pública exclusivamente dedicado à temática da Educação Matemática. De fato, o PPGEduMat tem se transformado em um polo de referência em Educação Matemática na região Centro-Oeste, o que tem sido comprovado nas realizações anuais do Seminário Sul-mato-grossense de Pesquisa em Educação Matemática, seminário realizado em dois dias que marcavam o início do ano letivo do Programa. Mas, devido o aumento crescente de participantes externos, a data de realização do seminário foi mudada para o início do segundo semestre letivo. Apesar de o público alvo desse Seminário ser pesquisadores e professores da região Centro-Oeste, pesquisadores das outras regiões brasileiras têm participado, o que mostra a maturidade científica que o evento tem alcançado.

No início do semestre letivo passou-se a realizar um encontro interno de um dia para receber os calouros e para discutir questões relativas às ações do planejamento estratégico a serem desenvolvidas no ano vigente. No ano de 2020, tal encontro foi realizado em um dia com o nome de I Fórum de Integração do PPGEduMat.

Curso Mestrado e Doutorado em Educação Matemática

O Curso de Mestrado em Educação Matemática/INMA/UFMS foi criado pela PORTARIA do MEC No – 1.998, de 20 de dezembro de 2006, marcando o início da trajetória do primeiro programa de mestrado em Educação Matemática da região centro-oeste e o primeiro mestrado em Educação Matemática do Brasil em Universidade Federal. Iniciou suas atividades com nota 3 na Avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação realizada pela CAPES; em 2013, obteve nota 4, e em 2016, a nota 5.
Desde a abertura do Curso de Mestrado em Educação Matemática até o ano de 2020, quatorze (14) turmas ingressaram no Mestrado. No início do ano de 2008, quando o PPGEduMat comemorava a entrada da segunda turma e as perspectivas de ampliação do corpo docente, já ampliado no seu primeiro ano de funcionamento, uma tragédia veio se abater sobre a Educação Matemática no Estado de Mato Grosso do Sul: quatro professores faleceram em um trágico acidente ao voltarem para sua cidade de origem, após participarem do Seminário Sul-mato-grossense de pesquisa em Educação Matemática (SESEMAT) que marcava o início das atividades letivas do PPGEduMat. Dois desses professores faziam parte do quadro docente do Programa, e os outros dois estavam entrando no Programa.
Naquele momento o quadro docente foi reduzido a cinco professores que, apesar de todo o trabalho, fizeram questão de manter o sonhado Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática na região centro-oeste funcionando, com garantia de conclusão das pesquisas de orientandos desses professores pelos demais integrantes do corpo docente. Com o apoio da Reitoria, novos professores foram contratados e, com o tempo, foi possível recompor o quadro docente.
O Mestrado em Educação Matemática diplomou, até dezembro de 2020, 154 mestres. Em levantamento sobre a atuação dos egressos, constatou-se que estes atuam em instituições de ensino superior do Estado de Mato Grosso do Sul e de outros Estados da federação, em secretarias de educação ou ainda em escolas da Educação Básica.
Como consequência do crescimento do Programa e a formação de um grande número de mestres, em 2013 foi proposta a criação do Doutorado em Educação Matemática, que iniciou sua primeira turma em 2015, com dez alunos e, para tanto, contou com a participação de sete professores permanentes do Programa e três professores colaboradores de outras instituições.

O Curso de Doutorado em Educação Matemática foi criado pela PORTARIA Nº 18, de 10 de janeiro de 2017. Até dezembro de 2020, este curso formou 19 doutores.
Com o Doutorado em Educação Matemática, o programa ampliou seu quadro docente, reestruturou suas linhas de pesquisa, seu regulamento e sua estrutura curricular. No ano de 2020, reestruturamos o Regulamento do PPG, pois com o crescente público e inserção de sistema, algumas mudanças se fizeram necessárias, principalmente em relação à tramitação de documentação na secretaria do Programa. Assim, é possível verificar a cada dia, acentuação na profissionalização das ações administrativas do PPG.
A organização didático-pedagógica, conteúdo curricular, metodologias, corpo docente e discente, egressos, já foram explicitados em outros campos.

CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Portaria de Reconhecimento: Parecer nº 487/2018, D.O.U. nº 184 de 24 de Setembro de 2018
Portaria nº 609/2019, D.O.U. nº 52 de 18 de Março de 2019
Recomendação: OFÍCIO Nº 316-09/2006/CTC/CAPES – Conceito 5 (Quadriênio 2013-2016)

CURSO DE DOUTORADO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Portaria de Reconhecimento: Parecer nº 487/2018, D.O.U. nº 184 de 24 de Setembro de 2018
Portaria nº 609/2019, D.O.U. nº 52 de 18 de Março de 2019
Recomendação: OFÍCIO Nº 066-28/2014/CTC/CAAIII/CGAA/DAV/CAPES – Conceito 5 (Quadriênio 2013-2016)

 

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.