Egressos
EGRESSOS DO MESTRADO
Egresso |
Título |
Orientador(a) |
| EVERTON DUTRA COLODETTI | AS DESIGUALDADES SOCIOECONÔMICAS E A ESCOLA PÚBLICA: UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DAS RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE OS DIREITOS VIOLADOS E OS SUJEITOS DE DIREITOS | Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |
| JOÃO GABRIEL SOUZA FREITAS | AMAR: (Sobre)vivências de pós-graduandos e egressos LGBTQIA+ em Educação Matemática | Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |
| ANDERSON DA SILVA NASCIMENTO | O Papel dos Intérpretes de Libras no Ensino de Matemática para Surdos: uma análise do que ocorreu na rede municipal de Campo Grande/MS durante a COVID-19 | Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |
| THAINÁ ARAUJO BONFIM | Nísia Floresta e a defesa do ensino de ciências e de matemática para meninas/mulheres (1831-1853): educação, matemática e a formação feminina no Brasil do século XIX | Kesia Caroline Ramires Neves |
| GLEISSON SANTOS DE OLIVEIRA | QUEM IRÁ ASSUMIR ESSA CULPA? UMA HISTÓRIA DE PROCESSOS EDUCATIVOS (EM MATEMÁTICA) EM UM POLO EDUCACIONAL DO ASSENTAMENTO NOVA ERA | Carla Regina Mariano da Silva |
| LARA FERNANDA LEONEL RAMIRES | Desmitificando a Discalculia a partir de vivências escolares: narrativas de alunos, mães e professora do Grupo de Atendimento Psicopedagógico | Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |
Egresso |
Título |
Orientador(a) |
| GABRIELA DA SILVA SANDIM | Produções de vídeos matemáticos no ensino superior e avaliação da aprendizagem: aberturas possíveis | Aparecida Santana de Souza Chiari |
| VITORIA LOURENÇO LUGES DA SILVA | LIMITE DE FUNÇÃO EM UM PONTO: COMO AS DEFINIÇÕES SÃO TRABALHADAS NOS EXEMPLOS E ATIVIDADES PROPOSTAS PELOS LIVROS DIDÁTICOS? | Sonia Maria Monteiro da Silva Burigato |
| JOSÉ AUGUSTO GUEVARA DELGADO | UMA ANÁLISE SOBRE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL NO CAMPUS DE PONTA PORÃ (2009 – 2022) | Kesia Caroline Ramires Neves |
| CAROLINI CASARINI CARDOSO | PROFESSORES/AS NOS JOGOS DE LINGUAGEM: UMA TERAPIA A PARTIR DAS TESES DO PPGEDUMAT/UFMS (2007–2021) | Thiago Pedro Pinto |
| ELISÂNGELA DE BARROS PEREIRA MORAES | [TRANS]VER O MUNDO… ITINERÁRIOS NARRATIVOS DE ESTUDANTES DA PÓS-GRADUAÇÃO NA ÁREA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | Klinger Teodoro Ciriaco |
| PAMELA KARINY PETERES SOARES LIMA | Matemática a ensinar e Matemática para ensinar temas de geometria a partir do livro “Didáctica del Cálculo (1969)” | Edilene Simoes Costa dos Santos |
| NATÁLIA MAYUME SOARES MORIYA | DESIGUALDADE ECONÔMICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA LEITURA PLAUSÍVEL DE SIGNIFICADOS E AFETOS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA | Joao Ricardo Viola dos Santos e João Pedro Antunes de Paulo |
| ASAPH ORTOLANI BEDOIA | EXPLORANDO AS POTENCIALIDADES DOS SENTIDOS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: EXPERIMENTAÇÕES SENSORIAIS COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO | Carla Regina Mariano da Silva |
| AMANDA AZEVEDO ABOU MOURAD | Ansiedade Matemática em alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental: uma investigação com Tecnologias Digitais | Aparecida Santana de Souza Chiari |
| ODÉCIO JUNIOR BATISTA MARTINS | ETNOMATEMÁTICA E DOCÊNCIA: POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO NUMA ESCOLA EM UMA COMUNIDADE REMANESCENTE QUILOMBOLA | Thiago Donda Rodrigues |
| JULIANA SCHUMACKER PUDELL | DIFRATANDO EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS DA/NA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ATRAVÉS DE VOZES DAS CRIANÇAS | Luzia Aparecida de Souza |
| THAYS ALVES DE OLIVEIRA | Trançando Narrativas de Professoras Negras de Matemática sob uma Cosmopercepção da Análise Crítica Interseccional do Discurso | Vanessa Franco Neto e Daniele Costa Silva |
| ALESSANDRO RIBEIRO DA SILVA | Experimentação com Tecnologias Digitais nas Atividades de Modelagem Matemática: possíveis encaminhamentos para o ensino e a aprendizagem de Matemática | Claudia Carreira da Rosa |
Egresso |
Título |
Orientador(a) |
| HÉLISON SALLES SILVA | MODELAGEM MATEMÁTICA E O USO DE TECNOLOGIAS: UMA EXPERIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | Claudia Carreira da Rosa |
| LUIZA CORDEIRO DE ANDRADE FAUSTINO | UMA LEITURA DAS FALAS DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA A RESPEITO DE AVALIAÇÕES EM SALA DE AULA DE MATEMÁTICA | Joao Ricardo Viola dos Santos |
| ANGELA REGINA DA SILVA | APROPRIAÇÕES DA FILOSOFIA MONTESSORIANA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS CADERNOS DO COLÉGIO MARIA MONTESSORI DE CAMPO GRANDE MS (1980-1999) | Kesia Caroline Ramires Neves |
| GUSTAVO FERNANDO BERNARDES DA SILVA | Podcast e Educação Matemática: uma ação extensionista com professores(as) e licenciandos(as) | Aparecida Santana de Souza Chiari |
| KLINTON PINHEIRO SALES | UMA GEOMETRIA DO ENSINO NA ESCOLA PRIMÁRIA MATO-GROSSENSE (1890-1930) | Edilene Simoes Costa dos Santos |
| JAQUELINE GONÇALVES DE SOUZA | ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO NA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: análise de pesquisas desenvolvidas | Neusa Maria Marques de Souza |
| CAROLINA MORAES LINO | A ESCOLA QUE DE TANTO SER VISTA, NINGUÉM VÊ: a partir das narrativas dos professores de Projeto de Vida | Carla Regina Mariano da Silva |
| JUSCELAINE MARTINS DE FREITAS | FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DA MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAISS | Claudia Carreira da Rosa |
| LUCIENE SOUSA BASSO | NARRATIVAS DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS ACERCA DA EXPERIÊNCIA CONSTITUÍDA EM UM GRUPO COLABORATIVO | Klinger Teodoro Ciriaco |
| LENITA REGINA DE OLIVEIRA DREYER | OPÇÃO DE CARREIRA E AS ATITUDES EM RELAÇÃO À MATEMÁTICA DE ESTUDANTES INGRESSANTES NA UNIVERSIDADE: O CASO DA UFMS, CÂMPUS DE NAVIRAÍ | Klinger Teodoro Ciriaco |
| EWERTON ECHEVERRIA DE OLIVEIRA | PRATICANDO UM EXERCÍCIO DE HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE NO LIVRO ELEMENTOS DE GEOMETRIA PLANA “COMPILADOS” DO PADRE ALBERTO JOSÉ GONÇALVES (1885) | Thiago Pedro Pinto |
| THAINÁ DO NASCIMENTO | Escuta, Autoria e Colaboração: aberturas formativas em Educação Matemática com Tecnologias Digitais. | Aparecida Santana de Souza Chiari |
Egresso |
Título |
Orientador(a) |
| FÁBIO PALÁCIO BATISTA | COMPREENSÕES SOBRE A VIDA ESCOLAR DOS ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO REFERENTES À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |
| SILVIANE DE QUEIROZ CAIXETA CHRISTIAN RAMOS | NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE ATUARAM NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM CAMPO GRANDE-MS | Carla Regina Mariano da Silva |
| VIVIAN CAMPOS MARTINS DE SOUZA | Entre Projetos e Entrevistas: exercitando “um novo olhar” para as Licenciaturas em Matemática da UFMS | Thiago Pedro Pinto |
| CARLOS RODRIGO OZUNA DOS SANTOS | Análise histórica, epistemológica, curricular e didática do conceito de Função | Mustapha Rachidi |
| MARIA APARECIDA DE SOUZA LEONARDO | O CORPO E A MATEMÁTICA: CONSTRUÇÕES E DESCONSTRUÇÕES NUMA SALA DE AULA DE 6º ANO | Luzia Aparecida de Souza |
| ANDRE LUIZ OLIVEIRA CAPOANO | O som das funções: possibilidades em Tecnologias Digitais e Educação Matemática para futuros professores | Aparecida Santana de Souza Chiari |
| DANUSA NUNES DE MENEZES | UM OLHAR SOBRE OS DISCURSOS DO CAMPO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | Marcio Antonio da Silva |
| JULIO VELOSO DOS SANTOS | ASPECTOS HISTÓRICOS DO ENSINO SECUNDÁRIO DA MATEMÁTICA EM CAMPO GRANDE NO SUL DE MATO GROSSO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX | Luiz Carlos Pais |
| JOSE TERENCIO NETO | ANÁLISE PRAXEOLÓGICA DO CONTEÚDO DE NÚMEROS COMPLEXOS EM COLEÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO | Marilena Bittar |
| JANINI GOMES CALDAS RODRIGUES | GAMIFICAÇÃO EM AULAS DE MATEMÁTICA: UM PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS AO CURRÍCULO | Suely Scherer |
| LUCIA MORENO | CONFUNDA LER E ESCREVER COM INTERPRETAR E RESOLVER! POSSIBILIDADES DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM AULAS DE MATEMÁTICA NAS OBRAS DE EVA FURNARI NOS ANOS INICIAIS | Klinger Teodoro Ciríaco |
| LUDIER MARIANO ROSA | UMA ENGENHARIA DIDÁTICA PARA OS NÚMEROS INTEIROS RELATIVOS: DO ENSINO PRESENCIAL AO ENSINO REMOTO | Marilena Bittar |
| JOCELEI MIRANDA DA SILVA | INDÍCIOS DA APRENDIZAGEM DE PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS ACERCA DO PENSAMENTO ALGÉBRICO EM UM GRUPO DE ESTUDOS | Klinger Teodoro Ciríaco |
| LARISSA BEATRIZ MOLGORA | EFEITO BORBOLETA NUMA DISCIPLINA DE CÁLCULO I EM TEMPOS DE PANDEMIA: entre Ensino Remoto, Tecnologias Digitais e Avaliações | Aparecida Santana de Souza Chiari |
| DIOGO FERREIRA JANDREY | A MATEMÁTICA DO ENSINO DE FRAÇÕES NA COLEÇÃO ‘MATEMÁTICA, METODOLOGIA E COMPLEMENTOS’ DE RUY MADSEN BARBOSA (1966) | Edilene Simoes Costa dos Santos |
| LILIAN OLIVEIRA DANIEL | MÚLTIPLOS CENÁRIOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM MATO GROSSO DO SUL A PARTIR DE NARRATIVAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | Carla Regina Mariano da Silva |
| GERSON DOS SANTOS FARIAS | Narrativas autobiográficas do percurso formativo de egressos da Licenciatura em Matemática da UFMS/CPTL | Patricia Sandalo Pereira |
Egressos |
Título |
Orientador(a) |
| JOYCE BRAGA | Compreensões sobre Atendimento Educacional Especializado para alunos com deficiência visual no contexto da Educação (Matemática) Inclusiva em Campo Grande/MS | Fernanda Malinosky Coelho da Rosa |
| FERNANDO HELDER CASSIMIRO DA SILVA | Educação Matemática no movimento da Educação no Campo: percepções de educadorxs sobre o fazer pedagógico com educadorxs camponesxs | Thiago Donda Rodrigues |
| GUILHERME DAS NEVES MATOS | A TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DA APRENDIZAGEM E A MODELAGEM MATEMÁTICA: possibilidades e desafios | Claudia Carreira da Rosa |
| LEONOR FERNANDA VOLPATO DE MORAES | AVALIAÇOES E SEUS ATRAVESSAMENTOS EM PRÁTICAS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | Joao Ricardo Viola dos Santos |
| ALINE SUEMI MOROTO | SABERES PARA ENSINAR GEOMETRIA NO ENSINO PRIMÁRIO: um estudo sobre manuais escolares produzidos por Theobaldo Miranda Santos | Edilene Simoes Costa dos Santos |
| MARIANA DUARTE DE SOUZA | Construções geométricas na formação de professores de matemática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | Thiago Pedro Pinto |
| VANUZA CAMARGO DURAES | Histórias em Quadrinhos e o uso de smartphones nas aulas de Matemática: uma proposta, várias possibilidades! | Aparecida Santana de Souza Chiari |
| FRANCIELI APARECIDA PRATES DOS SANTOS | #FIQUEEMCASA: CONHECIMENTO MATEMÁTICO INFORMAL DE MULHERES-MÃES E O SENTIDO DE NÚMERO EM SITUAÇÕES DE CÁLCULO NO AUXÍLIO REMOTO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL | Klinger Teodoro Ciriaco |
| CINTIA RAQUEL FERREIRA MERCADO DE ALMEIDA | DA AVERSÃO À DESCOBERTA: atitudes em relação à Matemática na formação de futuros professores dos anos iniciais | Klinger Teodoro Ciriaco |
| VICTOR FERREIRA RAGONI | EXPANDINDO TELAS E CONTANDO EXPERIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COM O GEOGEBRA: da sensibilidade do toque à produção de conceitos de integrais múltiplas com o smartphone | Aparecida Santana de Souza Chiari |
Egressos |
Trabalho |
Orientador |
| Bruna Letícia Nunes Viana | O QUE SÓ VOCÊ VÊ NA SUA ESCOLA? Encontros, alunxs, cenas, e… | João Ricardo Viola dos Santos |
| Debora Coelho de Souza | REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E MODELAGEM MATEMÁTICA: Um estudo envolvendo o ensino de matemática na formação de pedagogos | Claudia Carreira da Rosa |
| Eduardo Mariano da Silva | Para uma epistemologia outra na educação matemática: entre sussurros e navalhas na carne, a porta do armário se abriu… | Angela Maria Guida |
| Fernanda Gabriela Ferracini Silveira Duarte | Uma ação de formação de professores dos anos iniciais na escola: integrando tecnologias digitais ao ensino das operações fundamentais | Suely Scherer |
| Francimar Gomes de Oliveira Júnior | MODELAGEM MATEMÁTICA E APONTAMENTOS DAS NEUROCIÊNCIAS: Algumas Relações | Claudia Carreira da Rosa |
| Jacson José Rosa da Silva | INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS AO CURRÍCULO DE TURMAS DO ENSINO MÉDIO: Iniciando Movimentos em uma Escola e sua Comunidade | Suely Scherer |
| João Paulo Fernandes de Souza | ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA: Um instrumento avaliativo da aprendizagem escolar | Claudia Carreira da Rosa |
| Juliana Leal Salmasio | Desbloqueando Telas para produzir matemática(s): possibilidades e limites envolvendo Álgebra Linear e smartphone | Aparecida Santana de Souza Chiari |
| Laura Silva Dias | SABERES PARA ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: a Metodologia da Matemática em tempos de Matemática Moderna no sul de Mato Grosso. | Edilene Simões Costa dos Santos |
| Lidiane Ottoni da Silva Petini | Conhecimentos mobilizados por estudantes do ensino fundamental no desenvolvimento de projetos de robótica | Marilena Bittar |
| Nilcéia Hellen Lacerda Dias | DOIS PROFESSORES (DE MATEMÁTICA) E UMA ESCOLA DO CAMPO: Possibilidades e desafios em sala de aula | Thiago Donda Rodrigues |
| Odair Gonçalves Marquez | ASPECTOS HISTÓRICOS RELACIONADOS AO ENSINO DA MATEMÁTICA ELEMENTAR NOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO EM CORUMBÁ NO PERÍODO DE 1908 A 1977 | Edilene Simões Costa dos Santos |
| Reinaldo Camargo da Silva | Um olhar dispersivo e narrativo para a criação do Curso de Ciência da Computação da UFMS | Thiago Pedro Pinto |
| Renata Rodrigues Souza | FORMAÇÃO CIDADÃ: O QUE APONTAM OS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO | Marcio Antonio da Silva |
| Suele Lopes Pedroso | Formação de Professores: programas de ensino de Mato Grosso e a transformação dos saberes para ensinar matemática nos primeiros anos escolares (1910-1960) | Edilene Simoes Costa dos Santos |
| Tiago Nunes Borges | Vídeos digitais e o GeoGebra Mobile: possibilidades envolvendo quadriláteros | Aparecida Santana de Souza Chiari |
Egressos |
Trabalho |
Orientador |
| Adriane Eidam | O estágio curricular supervisionado de futuros professores de matemática na perspectiva colaborativa | Dra. Patricia Sandalo Pereira |
| Bárbara Drielle Roncoletta Corrêa | ENTRE NARRATIVAS, GAIOLAS E VOOS: movimentos de integração de tecnologias digitais de uma professora dos anos iniciais | Dra. Suely Scherer |
| Endrika Leal Soares | Educação (,) matemática e outras banalidades fundamentais da vida: diálogos a partir dos analfabetismos nossos de cada dia | Dra. Luzia Aparecida de Souza |
| Estevão Ovando Neto | Modelagem Matemática e currículo: desafios e possibilidades | Dra. Claudia Carreira da Rosa |
| Giovana Papacosta | ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA: reflexões e análise a partir de um processo formativo colaborativo | Dra. Patricia Sandalo Pereira |
| Janielly Taila dos Santos Verbisck | Uma análise praxeológica da proposta de ensino de probabilidade em livros didáticos da educação básica | Dra. Marilena Bittar |
| Kamila da Fonseca Veiga Cavalheiro Leite | Bases epistemológicas matemáticas e didáticas presentes na constituição da área de Educação Matemática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | Dra. Edilene Simões Costa dos Santos |
| Marcielli de Lemos Cremoneze | GRUPO DE PRÁTICAS COLABORATIVAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS (GPCEMai-UFMS): SABERES MOBILIZADOS POR FUTUROS PROFESSORES | Dr. Klinger Teodoro Ciriaco |
| Rafael Nobre da Silva | GEOMETRIAS NÃO EUCLIDIANAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE GRAMATICAL | Dr. Thiago Pedro Pinto |
| Vivian Nantes Muniz Franco | Entre infâncias, narrativas e delírios: fora da escola, fora da matemática, fora do risco… | Dra. Luzia Aparecida de Souza |
Egressos |
Trabalho |
Orientador |
| Alan Pereira Manoel | Aspectos Históricos do Estudo do Cálculo Diferencial e Integral no Ensino Secundário Brasileiro, entre 1889 e 1929 | Dr. Luiz Carlos Pais |
| Amanda Silva de Medeiros | Devires de Imagens: atitudes e matemática(s) construídas e praticadas por um grupo de crianças | Dra. Aparecida Santana de Souza Chiari |
| Cleide Ribeiro Mota Arinos | Um estudo sobre representações semióticas na aprendizagem de áreas de triângulos e quadriláteros por alunos do quinto e sexto anos do ensino fundamental | Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas |
| Jailson José Lourenço | Formação inicial de professores de Matemática: limites e perspectivas propiciados pela pesquisa colaborativa no processo de reflexão | Dra. Patricia Sandalo Pereira |
| Jéssica Serra Corrêa da Costa | O cálculo mental em uma coleção de livros didáticos dos anos iniciais | Dra. Marilena Bittar |
| Leandro de Oliveira | Aspectos históricos do estudo da aritmética escolar no contexto Mato-Grossense em 1910 – 1975 | Dra. Edilene Simões Costa dos Santos |
| Luciani Coelho Guindo | Elementos na História do Ensino de Matemática no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora entre 1930 a 1970 no Sul do Mato Grosso Uno | Dra. Edilene Simões Costa dos Santos |
| Magno Rodrigo da Silva | (De)versos, se fez narrativas (ou: estórias sobre formação continuada de professores de matemática no estado de Mato Grosso) | Dr. João Ricardo Viola dos Santos |
| Pedro Alves da Silva | EXPERIÊNCIAS E ESCRITAS DE SI: DESLOCAMENTOS DE PENSAMENTOS SOBRE FORMAÇÃO, EDUCAÇÃO FINANCEIRA, CURRÍCULO E VIDA | Dra. Edilene Simões Costa dos Santos |
| Person Gouveia dos Santos Moreira | Jogos de linguagem e Geometria Euclidiana Plana: um olhar para dois manuais didáticos de uso em cursos de Licenciatura em Matemática | Dr. Thiago Pedro Pinto |
| Rozana Morais Lopes Feitosa | A Matemática e a atuação do professor de Matemática na percepção de alunos cegos em escolas públicas de Campo Grande – MS | Dra. Luzia Aparecida de Souza |
| Tatiana Rozalia Guedes | Entre a necessidade e o jogo político: uma história sobre a criação e a extinção do curso de ciências da UEMS em Cassilândia | Dr. Thiago Pedro Pinto |
| Terezinha Inajossa Santos | NARRATIVAS DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE ALINHADA AO DISCURSO NEOLIBERAL | Dr. Marcio Antonio da Silva |
| Vlademir Sergio Bondarczuk | A formação de professores de matemática da Universidade Federal de Mato Grosso Do Sul: um olhar sobre a primeira turma do curso de licenciatura intercultural indígena “povos do pantanal” – PROLIND | Dr. Thiago Pedro Pinto |
Egressos |
Trabalho |
Orientador |
| Ana Cláudia Lemes de Morais | LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFMS: MOVIMENTOS PRECURSORES E IMPLANTAÇÃO DE UM CURSO A DISTÂNCIA | Dr. Thiago Pedro Pinto |
| Ana Maria de Almeida | INVENTAR E SE REINVENTAR EM MEIO A NARRATIVAS HISTÓRICAS: UMA TRAJETÓRIA DE PESQUISA SOBRE O CURSO MODULAR DE MATEMÁTICA EM CAMPO GRANDE-MS | Dra. Luzia Aparecida de Souza |
| Camila Aparecida Lopes Coradetti Manoel | Um Olhar Contemporâneo para a Matemática Financeira presente nos Livros Didáticos do Ensino Médio | Dr. Marcio Antônio da Silva |
| Cristiane Trombini Bispo | SIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA INSERIDOS EM UM GRUPO DE ESTUDOS | Dra. Neusa Maria Marques de Souza |
| Elaine Cristina Braga Ovando | Sobre um Processo de Elaboração de Propostas de Trabalho de Matemática para o Ensino Fundamental | Dr. João Ricardo Viola dos Santos |
| Fernando da Silva Batista | Análise histórica do estudo escolar de algoritmos da Aritmética com base em explicações teóricas e exercícios propostos em livros didáticos de Matemática (1870 – 1930) | Dr. Luiz Carlos Pais |
| Florisval Santana Filho | Análise textual: outro olhar sobre a análise de livros didáticos | Dra. Marilena Bittar |
| Ivanete Fátima Blauth | PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: uma análise sobre conhecimentos tecnológicos e pedagógicos do conteúdo | Dra. Suely Scherer |
| Jesus Reinaldo Alves Quirino | UM PANORAMA DAS PESQUISAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO PROGRAMA OBEDUC (2010 – 2015): UMA CARACTERIZAÇÃO DA REFLEXIVIDADE DOCENTE | Dra. Patricia Sandalo Pereira |
| Larissa Ávila Santana | Possibilidades na formação de professores de matemática | Dr. João Ricardo Viola dos Santos |
| Ludiane Félix Berto | Enunciados sobre interdisciplinaridade em livros didáticos de matemática do ensino médio | Dr. Marcio Antonio da Silva |
| Maycon Douglas Ferreira | Narrativas (auto)biográficas no PIBID: espaços de problematização na/para a formação de professores de matemática | Dra. Luzia Aparecida de Souza |
| Pedro Anísio Ferreira Novais | Um estudo sobre Professores de Matemática que Analisam Produções Escritas em Grupos de Trabalho | Dr. João Ricardo Viola dos Santos |
| Relicler Pardim Gouveia | MÈTRE, LITRE, GRAMME… GRANDEZAS E UNIDADES DE MEDIDAS NA CULTURA MATEMÁTICA ESCOLAR | Dr. Luiz Carlos Pais |
| Renata Aparecida Zandomenighi | UMA HISTÓRIA ACERCA DA CONSTITUIÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL (UNIDERP/CESUP) | Dr. Thiago Pedro Pinto |
| Ronaldo Borges | Saberes construídos e ressignificados por um professor de Matemática da educação básica quando investiga a própria prática | Dra. Patricia Sandalo Pereira |
Egressos |
Trabalho |
Orientador |
| Edivagner Souza dos Santos | Um Long Play Sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática | Dr. João Ricardo Viola dos Santos |
| Jhenifer dos Santos Silva | ASPECTOS DA PRÁTICA PROFISSIONAL DE DUAS PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA E ANALISAM PRODUÇÕES ESCRITAS | Dr. João Ricardo Viola dos Santos |
| João Danival Gil Ocampos | Redes Discursivas sobre a História da Matemática em Livros Didáticos do Ensino Médio | Dr. Marcio Antonio da Silva |
| Keyla Ribeiro de Andrade | Representações semióticas de números racionais sob o olhar de um grupo de professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental | Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas |
| Kleber Ramos Gonçalves | A TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA PARA O ESTUDO DE TRANSPOSIÇÕES DIDÁTICAS: O CASO DAS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DOS NÚMEROS INTEIROS NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | Dra. Marilena Bittar |
| Leonardo Dourado de Azevêdo Neto | Vem Jogar mais Eu: mobilizando conhecimentos matemáticos por meio de adaptações do jogo Mankala Awalé | Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas |
| Liana Krakecker | Produção de conjecturas e provas de propriedades de ângulos de polígonos: um estudo com alunos do oitavo ano do ensino fundamental | Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas |
| Luana Vieira Ramalho | Trigonometria em Livros Didáticos do 9° ano do Ensino Fundamental | Dra. Marilena Bittar |
| Matheus Couto de Oliveira | UMA PRÁTICA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS: PROCESSOS DE REGULAÇÃO E AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA | Dra. Suely Scherer |
| Mauro Eduardo de Souza | Professores e o uso do Geogebra: (re) construindo conhecimentos sobre funções | Dra. Suely Scherer |
| Natalia Cristina da Silva | CENAS SOBRE A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE PARANAÍBA–MS NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX | Dr. Thiago Pedro Pinto |
| Nathalia Teixeira Larrea | A SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM MATO GROSSO DO SUL: Três caricaturas e muitas histórias | Dra. Luzia Aparecida de Souza |
Egressos |
Trabalho |
Orientador |
| Darlysson Wesley da Silva | Conhecimentos específicos da Docência de Professores que ensinam Matemática em um Grupo de Trabalho que Analisa Produções Escritas em Matemática | Dr. João Ricardo Viola dos Santos |
| Deise Maria Xavier de Barros Souza | Narrativas de uma professora de Matemática: Uma construção de significados sobre avaliação | Dr. Marcio Antonio da Silva |
| Juliana Ferreira de Sousa Pardim | Reflexões e interações de um Professor da Educação básica em um Projeto Colaborativo | Dra. Patricia Sandalo Pereira |
| Júlio César Gomes de Oliveira | Currículos de Matemática no Ensino Médio: Significados que professores atribuem a uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem desenvolvida à luz da Educação Matemática Crítica | Dr. Marcio Antonio da Silva |
| Márcia Santos Melo Almeida | A articulação entre o ensino de polígonos e de poliedros em uma coleção de livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental | Dra. Marilena Bittar |
| Mauro Luís Borsoi Britto | Uma discussão de discussões de professores que ensinam Matemática em um grupo de trabalho | Dr. Joao Ricardo Viola dos Santos |
| Maxlei Vinicius Cândido de Freitas | Um Estudo sobre Volume de Sólidos Geométricos em uma Coleção de livros didáticos do Ensino Médio | Dra. Marilena Bittar |
| Mirian José da Silva | O uso da Lousa Digital e um estudo sobre a circunferência com alunos do 3º ano do Ensino Médio | Dra. Suely Scherer |
| Neiva Nazareth da Silva | Singularidades entre princípios e práticas no processo de apropriação sobre Atividade de Ensino | Dra. Neusa Maria Marques de Souza |
| Nickson Moretti Jorge | Reflexões sobre a prática docente de um professor de Matemática a partir da pesquisa colaborativa | Dra. Patricia Sandalo Pereira |
| Renan Gustavo Araujo de Lima | Problemas de Combinatória: Um estudo dos conhecimentos mobilizados por uma turma de licenciados em Matemática | Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas |
| Rogério Cardoso Batista | Um estudo de representação de funções numa perspectiva de articulação entre Matemática e Física | Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas |
| Tatiani Garcia Neves | Possibilidades e Limites de uma Prática Reflexiva para a Integração da Tecnologia no Ensino da Matemática | Dra. Marilena Bittar |
| Vanessa Rodrigues Lopes | Aprendizagem e um ambiente construcionista: Explorando conceitos de Cálculo I em espaços virtuais | Dra. Suely Scherer |
| Viviane Ramos Gomes Gaspar | A mentoria na formação de professores que ensinavam Matemática: Uma instituição, diversas experiências na Campo Grande/MS de 1980 e 1990 | Dra. Luzia Aparecida de Souza |
Egressos |
Trabalho |
Orientador |
| Ana Carolina de Siqueira Ribas dos Reis | A formação matemática de professores primários: Um olhar sobre a escola normal Joaquim Murtinho | Dra. Luzia Aparecida de Souza |
| Cristiano da Silva dos Anjos | Crenças de Professores de Matemática que emergem em suas interações com livros didáticos do Ensino Médio | Dr. Marcio Antonio da Silva |
| Danielly Regina Kaspary dos Anjos | Uma análise praxeológica das operações de adição e subtração de números naturais em uma coleção de livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental | Dra. Marilena Bittar |
| Edinalva da Cruz Teixeira Sakai | Um panorama das pesquisas sobre as práticas de Estágio Supervisionado de Matemática nas Regiões Norte, Nordeste e Centro- Oeste do Brasil | Dra. Patricia Sandalo Pereira |
| Fernanda Elisbão Silva de Souza | O Uso do Laptop no Ensino da Álgebra: Um Estudo com Professores do 8º Ano do Ensino Fundamental | Dra. Suely Scherer |
| Frederico Fonseca Fernandes | O Uso de Tecnologias Digitais na Modalidade Ead: Um Estudo sobre Cursos de Formação Inicial de Professores de Matemática | Dra. Suely Scherer |
| Jackeline Riquielme de Oliveira | Relações estabelecidas entre professores de Matemática do Ensino Médio e livros didáticos, em diferentes fases da carreira | Dr. Marcio Antonio da Silva |
| Jonas Lobato Vermieiro | Uso de laptops educacionais nas aulas de Matemática em Escolas Públicas de Mato Grosso do Sul | Dra. Suely Scherer |
| Katiane de Moraes Rocha | Integração da Tecnologia: Um estudo da mobilização e construção de conhecimentos por acadêmicos de um Curso de Pedagogia | Dra. Marilena Bittar |
| Luana Quadrini da Silva | Formação de professores dos anos iniciais para o ensino de geometria plana: Uma experiência com o uso do Software Klogo | Dra. Suely Scherer |
| Naiara Fonseca de Souza | Contextualização no ensino da Matemática: Análise de uma coleção de livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental | Dra. Marilena Bittar |
| Pablo Carcheski de Queiroz | Uma proposta para o Ensino de Função articulando as linguagens algébrica e geométrica | Dra. Marilena Bittar |
| Rogers Barros de Paula | Retratos do formador de professores de Matemática a partir das pesquisas acdêmicas produzidas na Região Centro- Oeste (2005-2012) | Dra. Patricia Sandalo Pereira |
| Sergio Freitas de Carvalho | Formação continuada em serviço e o uso da lousa digital em aulas de Matemática: Ações e reflexões de um grupo de professores | Dra. Suely Scherer |
| Shirlei Paschoalin Furoni | Conhecimentos mobilizados por professores de Matemática do Ensino Médio em suas relações com livros didáticos | Dr. Marcio Antonio da Silva |
| Thaís Coêlho do Nascimento Silva | Um estudo de conceitos do Sistema de Numeração Decimal por alunos do 4º ano do Ensino Fundamental mediante o uso de jogos | Dra. Jose Luiz Magalhaes de Freitas |
| Tiaki Cintia Togura Faoro | A formação de professores de matemática em Mato Grosso do Sul: Um olhar sobre Dourados | Dra. Luzia Aparecida de Souza |
Egressos |
Trabalho |
Orientador |
| Carlos Souza Pardim | Orientações pedagógicas nas escolas normais de Campo Grande: Um olhar sobre o manual metodologia do Ensino Primário | Dra. Luzia Aparecida de Souza |
| Cintia Melo dos Santos | Análise da Prática Pedagógica de uma Professora indígena com Geometria no Ensino Médio | Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas |
| Edeilza Lobo Ramos da Cruz | A relevância de discussões curriculares na formação inicial do professor de matemática | Dr. Marcio Antonio da Silva |
| Franciele Rodrigues de Moraes | Um estudo sobre erros na resolução de equações do 1º grau com Software Aplusix | Dra. Marilena Bittar |
| Juliana Alves de Souza | Equações e expressões algébricas para o Ensino Fundamental: Um olhar sobre alguns cursos de Licenciatura em Matemática | Dra. Patricia Sandalo Pereira |
| Luiz Cléber Soares Padilha | Integração do computador na prática pedagógica de professores de matemática que atuam em sala de tecnologia: Uma Abordagem instrumental | Dra. Marilena Bittar |
| Miriam do Rocio Guadagnini | O uso da fatoração na resolução de equações do 2º grau | Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas |
| Rodrigo Tadeu Pereira da Costa | Competências e habilidades na formação inicial do futuro professor: Uma análise de projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Matemática | Dr. Marcio Antonio da Silva |
| Thiago Carneiro de Barros Siqueira | Trigonometria no Triângulo Retângulo: Conhecimentos para seu ensino na formação de professores | Dra. Neusa Maria Marques de Souza |
Egressos |
Trabalho |
Orientador |
| Ádamo Duarte de Oliveira | Reconstruindo o conceito de paralelogramo com software Klogo: Uma experiência com professores de matemática | Dra. Suely Scherer |
| Agnaldo de Oliveira | Formação continuada de professores à distância: Estar junto virtual e habitar ambientes virtuais de aprendizagem | Dra. Suely Scherer |
| Clarice Martins de Souza Batista | Percepções e conhecimentos de professoras que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental acerca do ensino de números e operações | Dra. Neusa Maria Marques de Souza |
| Claudia Steffany da Silva Miranda | Integrando jogos virtuais às aulas de Matemática: Uma experiência envolvendo o conceito de ângulo | Dra. Suely Scherer |
| Daiane dos Santos Pereira Correa | Licenciatura em Matemática à distância e a formação de professores para/com o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação | Dra. Suely Scherer |
| Isis França Gonçalves Siebra | Um olhar sobre as tendências metodológicas em Educação Matemática nos cursos de Licenciatura em Matemática | Dra. Patricia Sandalo Pereira |
| Kely Fabricia Pereira Nogueira | A prática como componente curricular nos Cursos de Licenciatura em Matemática: Entendimentos e alternativas para sua incorporação e desenvolvimento | Dra. Patricia Sandalo Pereira |
| Marcela dos Reis França | Limites e Potencialidades em Educação Matemática de Diferentes Programas de Formação na perspectiva de professores de escolas públicas de Três Lagoas/MS | Dra. Neusa Maria Marques de Souza |
| Viviane Barros Maciel | Da corte à provincia, do império à república, do Liceu de Goías ao Colégio Pedro II: Dinâmicas de circulação e apropriação da matemática escolar no Brasil (1856-1918) | Dr. Luiz Carlos Pais |
Egressos |
Trabalho |
Orientador |
| Adnilson Ferreira de Paula | Mobilização e articulação de conceitos de geometria plana e de álgebra em estudos da geometria analítica. | Dra. Marilena Bittar |
| Adriana Fátima de Souza Miola | Uma análise de reflexões de conhecimentos construídos e mobilizados por um grupo de professores no ensino de números decimais para o sexto ano do Ensino Fundamental | Dra. Patricia Sandalo Pereira |
| Adriana Ramires Ribeiro Coraça | O uso do computador na prática pedagógica dos professores de matemática que atuam como professores de tecnologia | Dra. Marilena Bittar |
| Aparecida Santana Chiari | A utilização do escalonamento na resolução de sistemas lineares por alunos do Ensino Médio | Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas |
| Camila de Oliveira da Silva | Um estudo sobre a noção de limite de progressões geométricas infinitas com alunos de ensino médio | Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas |
| Claudia Angela da Silva | Práticas de um professor de matemática em contexto multicultural | Dr. Luiz Carlos Pais |
| Edilson de Moura | O conceito fractal e sua presença pedagógica na Educação Básica | Dr. Antonio Padua Machado |
| Jane Carmem Magalhães | O Gráfico da Forma e a Formação do Conceito: Um Estudo de Caso sobre os Sólidos Geométricos no Ensino Fundamental. | Dr. Antonio Padua Machado |
| José Wilson dos Santos | Os currículos de um curso de licenciatura em matemática: Um estudo de caso sobre as mudanças ocorridas no período de 2000 a 2010 | Dr. Marcio Antonio da Silva |
| Karla Jocelya Nonato | Estágio supervisionado em matemática: Contribuições para a formação de professores de matemática | Dra. Neusa Maria Marques de Souza |
| Kátia Guerchi Gonzales | Elementos históricos da educação matemática no contexto do Mato Grosso: Uma análise de práticas do Professor Firmo José Rodrigues (1920-1930) | Dr. Luiz Carlos Pais |
| Pedro Hiane | Questões de matemática da UFMS e ENEM: Uma análise da avaliações por conteúdos se contrapondo à avaliação por competências. | Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas |
| Thatiana Sakate Abe | Proposta de uma engenharia didática para o ensino de probalidades nos anos finais do Ensino Fundamental | Dra. Marilena Bittar |
| Vanessa Franco Neto | Competências profissionais de professores de matemática do Ensino Médio valorizadas por uma “Boa escola”: A supremacia da cultura da performatividade | Dr. Marcio Antonio da Silva |
Egressos |
Trabalho |
Orientador |
| Adriana Barbosa de Oliveira | Prática pedagógica e conhecimentos específicos: Um estudo com um professor de matemática em início de docência. | Dra. Marilena Bittar |
| Adriano da Fonseca Melo | Estudo de procedimentos de validação de igualdades de expressões algébricas por meio de mudanças dos quadros aritmético, algébrico e geométrico. | Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas |
| Anderson Soares Muniz | Uma análise das técnicas utilizadas por aluno na resolução de problemas algébricos do primeiro grau, proposto em um Livro didático do 7º ano do Ensino Fundamental. | Dr. Luiz Carlos Pais |
| Enoque da Silva Reis | O Estudo de sistema de equações algébricas lineares do primeiro grau em livros didáticos utilizados no Ensino Secundário Brasileiro. | Dr. Luiz Carlos Pais |
| Florisvaldo de Oliveira Rocha | Aprendizagem da resolução de sistemas de equações do primeiro grau por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. | Dra. Marilena Bittar |
| Graziela Baldessar Polla | As pesquisas sobre ensino e aprendizagem de álgebra nas séries finais do ensino fundamental: Panorama de 10 anos de pesquisa brasileira pós PCN | Dra. Neusa Maria Marques de Souza |
| Maria José Santana Vieira Gonçalves | Raciocínio proporcional: Estratégias mobilizadas por alunos a partir de uma abordagem envolvendo a oralidade | Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas |
| Maysa Ferreira da Silva | Divisibilidade: Práticas de estudo realizadas por alunos de um curso preparatório para o vestibular. | Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas |
| Paulo Humberto Piccelli | Processo de validação de conjecturas em Geometia Plana | Dra. Marilena Bittar |
| Rúbia Grasiela da Silva | Interações entre licenciandos em Matemática e Pedagogia: Um olhar sobre o ensino do Tema Medidas. | Dra. Neusa Maria Marques de Souza |
| Tarcisio Luiz Leão e Souza | Elementos históricos e culturais do ensino da Matemática no contexto Amazonense (1870-1910) | Dr. Luiz Carlos Pais |
Egressos |
Trabalho |
Orientador |
| Anderson Martins Corrêa | Significados fenomenológicos da orientação didática no ensino fundamental de geometria | Dr. Antonio Padua Machado |
| Anelisa Kisielewski Esteves | Números decimais na escola fundamental: Interações entre os conhecimentos de um grupo de professores e a relação com sua prática pedagógica. | Dra. Neusa Maria Marques de Souza |
| Anete Valeria Masson Coimbra de Lima | Um estudo sobre validações algébricas por alunos da 3ª série do ensino médio no conjunto dos números inteiros | Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas |
| Irio Valdir Kichow | Procedimentos didáticos relativos ao ensino de números racionais em nível de sexto e sétimo anos do ensino fundamental | Dr. Luiz Carlos Pais |
| Juliana Xavier Silva | Influências da informática educativa na prática pedagógica do professor de matemática. | Dra. Marilena Bittar |
| Maria Aparecida Mendes de Oliveira | Práticas vivenciadas na constituição de um curso de licenciatura indígena em matemática para as comunidades indígenas Guarani e Kaiowá de Mato Grosso do Sul | Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas |
| Susilene Garcia da Silva Oliveira | Um Estudo Das Argumentações Produzidas Por Alunos Do Oitavo Ano Em Atividades De Construções Geométricas Envolvendo Pontos Notáveis Do Triângulo | Dra. Marilena Bittar |
| Vera Fátima Corsino de Almeida | Analise das práticas docentes de professores de cursos de licenciatura em Matemática referentes ao estudo de retas e ângulos. | Dr. Luiz Carlos Pais |
EGRESSOS DO DOUTORADO
Egresso |
Título |
Orientador(a) |
| LAURA SILVA DIAS | Os saberes a ensinar e para ensinar matemática em (trans)formação no magistério de 2º grau em Mato Grosso do Sul nas décadas de 1970 e 1980 | Edilene Simoes Costa dos Santos |
| LUANA VIEIRA RAMALHO | Uma Matemática constituída no curso secundário no Liceu Cuiabano em Mato Grosso (1891 – 1930) | Edilene Simoes Costa dos Santos |
| JOÃO PAULO RISSO | Encontros e outras andanças: experimentações em uma educação (matemática) | Thiago Donda Rodrigues |
| KAMILA DA FONSECA VEIGA CAVALHEIRO LEITE | A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COMO CAMPO CIENTÍFICO EM MATO GROSSO DO SUL (1990-2020) | Edilene Simoes Costa dos Santos |
Egresso |
Título |
Orientador(a) |
| JULIANA LEAL SALMASIO | A Experiência de Enfrentamento a um Contexto de Pandemia por um Grupo de PIBID: Tecnologias Digitais e Educação Matemática | Aparecida Santana de Souza Chiari |
| ADRIANO DA FONSECA MELO | Um olhar historiográfico da BNCC no período de 2015 a 2018: que álgebra é proposta? | Edilene Simoes Costa dos Santos |
| ESLOME GANDO CITANELA BICICLETA | Estatística no Ensino Primário de Angola no período de 2002 a 2020: saberes do ensino e da formação | Edilene Simoes Costa dos Santos |
| VIVIAN NANTES MUNIZ FRANCO | TEM CABIMENTO? INFÂNCIAS, MATEMÁTICAS E VIDAS NA “DIPIANDENIA” | Luzia Aparecida de Souza |
| PERSON GOUVEIA DOS SANTOS MOREIRA | As Geometrias e a Formação de Professores de Matemática: uma Terapia em quatro movimentos sobre o cenário nas Universidades Federais brasileiras entre 2021–2022 | Thiago Pedro Pinto |
| ADRIANO MAMEDES SILVA NASCIMENTO | OLHARES SOBRE O MOVIMENTO DE CRIAÇÃO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM LICENCIATURAS INDÍGENAS E DO PRIMEIRO MESTRADO INDÍGENA DO PAÍS, NA UNEMAT | Thiago Pedro Pinto |
| ENDRIKA LEAL SOARES | (Des)Encontros na educação matemática escolar: a EJAI a partir das exterioridades coloniais | Luzia Aparecida de Souza |
| LEANDRO DE OLIVEIRA | Saber profissional do professor que ensina aritmética no contexto histórico da instrução pública do Mato Grosso de 1910 a 1930 | Luiz Carlos Pais |
| VLADEMIR SERGIO BONDARCZUK | FORMAÇÃO DE PROFESSORES INDÍGENAS EM MATO GROSSO DO SUL: UM ESTUDO SOBRE AS LUTAS, CULTURAS E IDENTIDADES. | Thiago Pedro Pinto |
Egresso |
Título |
Orientador(a) |
| GRESIELA RAMOS DE CARVALHO SOUZA | Olhares, Sentidos e Recontextualizações sobre a Política Pública Educacional “Ensino Médio Em Tempo Integral” no Estado de Mato Grosso – Escolas Plenas | Marcio Antonio da Silva |
| DAYANI QUERO DA SILVA | UNS ALGUÉNS EM MUNDOS DE AVALIAÇÕES EXTERNAS (ou: espaços escolares produzidos em narrativas, constituintes e reprodutoras, de modernidade/colonialidades) | Joao Ricardo Viola dos Santos |
| CAMILA APARECIDA LOPES CORADETTI MANOEL | OS DISCURSOS ECONÔMICOS CONSTITUÍDOS HISTORICAMENTE E OS CURRÍCULOS BRASILEIROS DE MATEMÁTICA: AS PROPOSTAS DE RACIONALIDADES PARA O HOMO OECONOMICUS | Marcio Antonio da Silva |
| ANA MARIA DE ALMEIDA | Histórias de formação de professores de matemática: alinhavos em um projeto de mapeamento | Luzia Aparecida de Souza |
| EDVANILSON SANTOS DE OLIVEIRA | PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA AVENTURA FORMATIVA SOB AS ONDAS DA PRÁTICA CRIADORA EM BUSCA DA PRÁXIS INCLUSIVA | Patricia Sandalo Pereira |
| AMANDA SILVA DE MEDEIROS | O que podem uma Educação Infantil, uma pesquisa e outras caduquices da vida quando ascendem à infância? | Suely Scherer |
| ROSANE CORSINI SILVA | Encontros, desencontros, afetos em um Percurso de Estudo e Pesquisa em matemática: questionamentos do mundo em meio à crise | Marilena Bittar |
Egresso |
Título |
Orientador(a) |
| EDIVAGNER SOUZA DOS SANTOS | EFEITOS DE AVALIAÇÕES EXTERNAS NA PRÁTICA PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA | João Ricardo Viola dos Santos |
| RICARDO GOMES ASSUNCAO | PROCESSOS DE EXCLUSÃO PELA MATEMÁTICA: enunciados de alunos e alunas do Ensino Médio Integrado e do Ensino Superior | Márcio Antonio da Silva |
| KLEBER RAMOS GONCALVES | ELABORAÇÃO DE UM MODELO EPISTEMOLÓGICO DE REFERÊNCIA E DE UMA PROPOSTA DE ENSINO PARA OS INTEIROS RELATIVOS INFLUENCIADO POR UM GRUPO DE ESTUDOS COM PROFESSORES | Marilena Bittar |
| SUSILENE GARCIA DA SILVA OLIVEIRA | ELAS, NÓS, EU (ENTRE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA): EPISÓDIOS DE UMA FORMAÇÃO | Marilena Bittar |
| RILDO PINHEIRO DO NASCIMENTO | UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL: UMA GEOMETRIA A E PARA ENSINAR NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA (1994-2019) | Edilene Simões Costa dos Santos |
| MARIZETE NINK DE CARVALHO | GEOMETRIA DOS CURSOS COMPLEMENTARES AO ENSINO MÉDIO: ENTRE LIVROS, PROGRAMAS, REFORMAS E MONSTROS – UMA TERAPIA | Thiago Pedro Pinto |
| JHENIFER DOS SANTOS SILVA | Passagens de uma escola em fuga | João Ricardo Viola dos Santos |
| LIANA KRAKECKER | VALIDAÇÕES MATEMÁTICAS PRODUZIDAS POR ALUNOS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES | José Luiz Magalhaes de Freitas |
| TATIANI GARCIA NEVES | UM ESTUDO COM UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA E OS FATORES QUE INTERFEREM NA PRÁTICA DE ENSINAR MATEMÁTICA | Marilena Bittar |
Egresso |
Título |
Orientador(a) |
| RENAN GUSTAVO ARAUJO DE LIMA | Engenharia Didática em um processo de formação continuada: um estudo de conhecimentos de uma professora de matemática | Jose Luiz Magalhaes de Freitas |
| IVANETE FATIMA BLAUTH | UM PROCESSO DE PESQUISA-FORMAÇÃO: DIÁLOGOS SOBRE CURRÍCULO ESCOLAR, TECNOLOGIAS DIGITAIS E CONHECIMENTOS DE PROFESSORAS | Suely Scherer |
| EDINALVA DA CRUZ TEIXEIRA SAKAI | Metanálise das Pesquisas Brasileiras desenvolvidas na Perspectiva Galperiana em Contexto de Formação Inicial de Professores de Matemática (2003-2018) | Patricia Sandalo Pereira |
Egressos |
Trabalho |
Orientador |
| Ana Carolina de Siqueira Ribas dos Reis | MORTE E VIDA SEVERINA: auto de natal em Educação Matemática | Dra. Luzia Aparecida de Souza |
| Danielly Regina Kaspary dos Anjos | A NOOSFERA, UM LUGAR DE TENSÃO PARA O CURRÍCULO. Estudo de um sistema de avaliação de livros didáticos sobre o estudo do campo aditivo nos anos iniciais | Dra. Marilena Bittar |
| Débora Reis Pacheco | DO CORPO ESGOTADO À CRIAÇÃO DE CURRÍCULOS-OUTROS: uma ocupação secundarista possível | Dr. Marcio Antonio da Silva |
| Júlio César Gomes de Oliveira | EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA DIRECIONANDO CURRÍCULOS: constituição de sujeitos e de uma tecnologia de governo | Dr. Marcio Antonio da Silva |
| Julio Cesar Paro | POR UMA ESCRITA-FOTO-EXPERIMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (ou: UMA TESE-ÁLBUM COM ATIVIDADES BASEADAS EM CATEGORIAS DO COTIDIANO EM GRUPOS DE TRABALHO) | Dr. Joao Ricardo Viola dos Santos |
| Susimeire Vivien Rosotti de Andrade | AS MANIFESTAÇÕES DE COLETIVIDADE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA | Dra. Patricia Sandalo Pereira |
| Vanessa Rodrigues Lopes | AÇÕES EM UM AMBIENTE CONSTRUCIONISTA COM USO DE SMARTPHONE: UMA PROPOSTA BIMODAL PARA ESTUDAR CONCEITOS DE CÁLCULO | Dra. Suely Scherer |
Egressos |
Trabalho |
Orientador |
| Ádamo Duarte de Oliveira | Linguagem Digital, Celulares e Geometria Analítica: encontros com alunos do Ensino Médio | Dra. Suely Scherer |
| Cintia Melo dos Santos | POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DE MICROPERCURSOS DE ESTUDO E PESQUISA EM GEOMETRIA: Uma experiência de formação continuada com professores da rede pública | Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas |
| Enoque da Silva Reis | RAIZES HISTÓRICAS DO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NA ESCOLA POLITÉCNICA DO RIO DE JANEIRO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS DO SÉCULO XIX | Dr. Luiz Carlos Pais |
| José Wilson dos Santos | Relações saber-poder: discursos, tensões e estratégias que (re)orientam a constituição do livro didático de matemática | Dr. Marcio Antonio da Silva |
| Kely Fabricia Pereira Nogueira | Necessidades formativas na constituição do professor de matemática em formação e em exercício: diálogos e conexões | Dra. Patricia Sandalo Pereira |
| Maria Elídia Teixeira Reis | ELEMENTOS CONSTITUINTES DA ATIVIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA NA PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA | Dra. Neusa Maria Marques de Souza |
| Sergio Freitas de Carvalho | Parangolés de Ações e Lousa Digital: movimentos de aprendizagem em aulas de matemática | Dra. Suely Scherer |
| Sonia Maria Monteiro da Silva Burigato | Um estudo sobre a aprendizagem do conceito de limite de função por estudantes nos contextos Brasil e França | Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas |
| Vanessa Franco Neto | Quando aprendo matemática, também aprendo a viver no campo? Mapeando subjetividades | Dra. Angela Maria Guida |
Egressos |
Trabalho |
Orientador |
| Adriana Barbosa de Oliveira | Licenciaturas em Matemática como produção narrativa: aberturas para experiências | Dra. Marilena Bittar |
| Adriana Fátima de Souza Miola | Interações e mediações propiciadas pela pesquisa colaborativa e o desenvolvimento profissional de professores de matemática | Dra. Patricia Sandalo Pereira |
| Juliana Alves de Souza | Cola em prova escrita: de uma conduta discente a uma estratégia docente | Dra. Regina Luzia Corio de Buriasco |
PÓS-DOUTORADO
Discente |
Supervisora |
Período |
| Daniele Costa Silva | Vanessa Franco Neto | Março/2024 – Março/2025 |
Discente |
Supervisora |
Período |
| Katiane de Moraes Rocha | Aparecida Santana de Souza Chiari | Março/2023 – Março/2024 |
Discente |
Supervisora |
Período |
| Edelweis José Tavares Barbosa | Marilena Bittar | Setembro/2022 até Setembro/2023 |
Discente |
Supervisor |
Período |
| Paola Judith Amaris Rudiaz | Márcio Antônio da Silva | Novembro/2019 – Outubro/2020 |
Discente |
Supervisora |
Período |
| Maria Aparecida Silva Cruz | Marilena Bittar | Novembro/2017 – Novembro/2018 |


