PROJETOS DA LINHA DE PESQUISA: Tecnologias e Educação Matemática
O Macroprojeto da linha de pesquisa de Tecnologias e Educação Matemática tem como tema de pesquisa fundamentos e usos de tecnologias digitais em espaços educacionais e sociais. As pesquisas que constituem este macroprojeto atravessam temáticas desde o uso e integração de tecnologias digitais aos currículos escolares, investigando processos de ensino e de aprendizagem de matemática e avaliação em diferentes níveis e modalidades educativas, até a formação de professores para esses usos, o uso humanizado de tecnologias em diferentes espaços sociais. Grande parte das pesquisas realizadas se constituem com a organização de ações com a comunidade escolar, por meio de projetos de extensão.
Abaixo, estão divididos os projetos da linha de Tecnologias e Educação Matemática de Matemática em duas categorias:
Docente Coordenador |
Título do projeto |
| Aparecida Santana de Souza Chiari | Uso Humanizado de Tecnologias Digitais em Educação Matemática: escuta, autoria e colaboração (financiado pela FUNDECT) |
| Aparecida Santana de Souza Chiari | Celular e Educação Matemática: o que podem as tecnologias digitais móveis? (financiado pelo CNPq) |
| Suely Scherer | Integração de Tecnologias ao Currículo Escolar: Ações e Desafios em/para uma Cultura Digital (financiado pela FUNDECT) |
| Suely Scherer | Currículos e complexidade: tessituras com escolas, professores e tecnologias digitais |
| Suely Scherer | Integração de Tecnologias Digitais ao Currículo de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental: (Re)pensando Processos (financiado pela FUNDECT) |
Docente Coordenador |
Título do projeto |
| Aparecida Santana de Souza Chiari | Educação Matemática Digital Online: possibilidades formativas a partir do contexto da pandemia de Covid-19 |
| Aparecida Santana de Souza Chiari | Educação Matemática e elaboração de projetos de pesquisa: possibilidades para a continuidade de estudos na pós-graduação stricto sensu |
| Aparecida Santana de Souza Chiari | Uso de celular para idosos pelo programa UNAPI/UFMS. |
| Suely Scherer | Professores de matemática em ação: tecnologias digitais, aprendizagens e aulas |
| Suely Scherer | WEBLIVES FORMAÇÃO: Integrando tecnologias digitais às aulas de Matemática |
| Suely Scherer | Integração de tecnologias digitais ao currículo de matemática: uma proposta para os anos finais do Ensino Fundamental |
| Suely Scherer | I Seminário Sul-Mato-Grossense de Tecnologias Digitais na escola |
| Marilena Bittar | Apropriação da tecnologia por professores de matemática do ensino superior em Moçambique |
| Marilena Bittar | Oficinas on-line para professores de matemática da educação básica |

