Egressos

https://ppgedumat.ufms.br/files/2021/09/Apresentacao-acompanhamento-de-egressos.pdf

 

EGRESSOS DO MESTRADO


Egressos

Trabalho

Orientador

Bruna Letícia Nunes Viana O QUE SÓ VOCÊ VÊ NA SUA ESCOLA? Encontros, alunxs, cenas, e… Dr. João Ricardo Viola dos Santos
Debora Coelho de Souza REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E MODELAGEM MATEMÁTICA: Um estudo envolvendo o ensino de matemática na formação de pedagogos Dra. Claudia Carreira da Rosa
Eduardo Mariano da Silva Para uma epistemologia outra na educação matemática: entre sussurros e navalhas na carne, a porta do armário se abriu… Dra. Angela Maria Guida
Fernanda Gabriela Ferracini Silveira Duarte Uma ação de formação de professores dos anos iniciais na escola: integrando tecnologias digitais ao ensino das operações fundamentais Dra. Suely Scherer
Francimar Gomes de Oliveira Júnior MODELAGEM MATEMÁTICA E APONTAMENTOS DAS NEUROCIÊNCIAS: Algumas Relações Dra. Claudia Carreira da Rosa
Jacson José Rosa da Silva INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS AO CURRÍCULO DE TURMAS DO ENSINO MÉDIO: Iniciando Movimentos em uma Escola e sua Comunidade Dra. Suely Scherer
João Paulo Fernandes de Souza ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA: Um instrumento avaliativo da aprendizagem escolar Dra. Claudia Carreira da Rosa
Juliana Leal Salmasio Desbloqueando Telas para produzir matemática(s): possibilidades e limites envolvendo Álgebra Linear e smartphone Dra. Aparecida Santana de Souza Chiari
Laura Silva Dias SABERES PARA ENSINAR MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: a Metodologia da Matemática em tempos de Matemática Moderna no sul de Mato Grosso. Dra. Edilene Simões Costa dos Santos
Lidiane Ottoni da Silva Petini Conhecimentos mobilizados por estudantes do ensino fundamental no desenvolvimento de projetos de robótica Dra. Marilena Bittar
Nilcéia Hellen Lacerda Dias DOIS PROFESSORES (DE MATEMÁTICA) E UMA ESCOLA DO CAMPO: Possibilidades e desafios em sala de aula Dr. Thiago Donda Rodrigues
Odair Gonçalves Marquez ASPECTOS HISTÓRICOS RELACIONADOS AO ENSINO DA MATEMÁTICA ELEMENTAR NOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO EM CORUMBÁ NO PERÍODO DE 1908 A 1977 Dra. Edilene Simões Costa dos Santos
Reinaldo Camargo da Silva Um olhar dispersivo e narrativo para a criação do Curso de Ciência da Computação da UFMS Dr. Thiago Pedro Pinto
Renata Rodrigues Souza FORMAÇÃO CIDADÃ: O QUE APONTAM OS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO Dr. Marcio Antonio da Silv
Suele Lopes Pedroso Formação de Professores: programas de ensino de Mato Grosso e a transformação dos saberes para ensinar matemática nos primeiros anos escolares (1910-1960) Dra. Edilene Simoes Costa dos Santos
Tiago Nunes Borges Vídeos digitais e o GeoGebra Mobile: possibilidades envolvendo quadriláteros Dra. Aparecida Santana de Souza Chiari

Egressos

Trabalho

Orientador

Adriane Eidam O estágio curricular supervisionado de futuros professores de matemática na perspectiva colaborativa Dra. Patricia Sandalo Pereira
Bárbara Drielle Roncoletta Corrêa ENTRE NARRATIVAS, GAIOLAS E VOOS: movimentos de integração de tecnologias digitais de uma professora dos anos iniciais Dra. Suely Scherer
Endrika Leal Soares Educação (,) matemática e outras banalidades fundamentais da vida: diálogos a partir dos analfabetismos nossos de cada dia Dra. Luzia Aparecida de Souza
Estevão Ovando Neto Modelagem Matemática e currículo: desafios e possibilidades Dra. Claudia Carreira da Rosa
Giovana Papacosta ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM MATEMÁTICA: reflexões e análise a partir de um processo formativo colaborativo Dra. Patricia Sandalo Pereira
Janielly Taila dos Santos Verbisck Uma análise praxeológica da proposta de ensino de probabilidade em livros didáticos da educação básica Dra. Marilena Bittar
Kamila da Fonseca Veiga Cavalheiro Leite Bases epistemológicas matemáticas e didáticas presentes na constituição da área de Educação Matemática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Dra. Edilene Simões Costa dos Santos
Marcielli de Lemos Cremoneze GRUPO DE PRÁTICAS COLABORATIVAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS (GPCEMai-UFMS): SABERES MOBILIZADOS POR FUTUROS PROFESSORES Dr. Klinger Teodoro Ciriaco
Rafael Nobre da Silva GEOMETRIAS NÃO EUCLIDIANAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE GRAMATICAL Dr. Thiago Pedro Pinto
Vivian Nantes Muniz Franco Entre infâncias, narrativas e delírios: fora da escola, fora da matemática, fora do risco… Dra. Luzia Aparecida de Souza

Egressos

Trabalho

Orientador

Alan Pereira Manoel Aspectos Históricos do Estudo do Cálculo Diferencial e Integral no Ensino Secundário Brasileiro, entre 1889 e 1929 Dr. Luiz Carlos Pais
Amanda Silva de Medeiros Devires de Imagens: atitudes e matemática(s) construídas e praticadas por um grupo de crianças Dra. Aparecida Santana de Souza Chiari
Cleide Ribeiro Mota Arinos Um estudo sobre representações semióticas na aprendizagem de áreas de triângulos e quadriláteros por alunos do quinto e sexto anos do ensino fundamental Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas
Jailson José Lourenço Formação inicial de professores de Matemática: limites e perspectivas propiciados pela pesquisa colaborativa no processo de reflexão Dra. Patricia Sandalo Pereira
Jéssica Serra Corrêa da Costa O cálculo mental em uma coleção de livros didáticos dos anos iniciais Dra. Marilena Bittar
Leandro de Oliveira Aspectos históricos do estudo da aritmética escolar no contexto Mato-Grossense em 1910 – 1975 Dra. Edilene Simões Costa dos Santos
Luciani Coelho Guindo Elementos na História do Ensino de Matemática no Colégio Nossa Senhora Auxiliadora entre 1930 a 1970 no Sul do Mato Grosso Uno Dra. Edilene Simões Costa dos Santos
Magno Rodrigo da Silva (De)versos, se fez narrativas (ou: estórias sobre formação continuada de professores de matemática no estado de Mato Grosso) Dr. João Ricardo Viola dos Santos
Pedro Alves da Silva EXPERIÊNCIAS E ESCRITAS DE SI: DESLOCAMENTOS DE PENSAMENTOS SOBRE FORMAÇÃO, EDUCAÇÃO FINANCEIRA, CURRÍCULO E VIDA Dra. Edilene Simões Costa dos Santos
Person Gouveia dos Santos Moreira Jogos de linguagem e Geometria Euclidiana Plana: um olhar para dois manuais didáticos de uso em cursos de Licenciatura em Matemática Dr. Thiago Pedro Pinto
Rozana Morais Lopes Feitosa A Matemática e a atuação do professor de Matemática na percepção de alunos cegos em escolas públicas de Campo Grande – MS Dra. Luzia Aparecida de Souza
Tatiana Rozalia Guedes Entre a necessidade e o jogo político: uma história sobre a criação e a extinção do curso de ciências da UEMS em Cassilândia Dr. Thiago Pedro Pinto
Terezinha Inajossa Santos NARRATIVAS DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE ALINHADA AO DISCURSO NEOLIBERAL Dr. Marcio Antonio da Silva
Vlademir Sergio Bondarczuk A formação de professores de matemática da Universidade Federal de Mato Grosso Do Sul: um olhar sobre a primeira turma do curso de licenciatura intercultural indígena “povos do pantanal” – PROLIND Dr. Thiago Pedro Pinto

Egressos

Trabalho

Orientador

Ana Cláudia Lemes de Morais LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UFMS: MOVIMENTOS PRECURSORES E IMPLANTAÇÃO DE UM CURSO A DISTÂNCIA Dr. Thiago Pedro Pinto
Ana Maria de Almeida INVENTAR E SE REINVENTAR EM MEIO A NARRATIVAS HISTÓRICAS: UMA TRAJETÓRIA DE PESQUISA SOBRE O CURSO MODULAR DE MATEMÁTICA EM CAMPO GRANDE-MS Dra. Luzia Aparecida de Souza
Camila Aparecida Lopes Coradetti Manoel Um Olhar Contemporâneo para a Matemática Financeira presente nos Livros Didáticos do Ensino Médio Dr. Marcio Antônio da Silva
Cristiane Trombini Bispo SIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:UMA INVESTIGAÇÃO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA INSERIDOS EM UM GRUPO DE ESTUDOS Dra. Neusa Maria Marques de Souza
Elaine Cristina Braga Ovando Sobre um Processo de Elaboração de Propostas de Trabalho de Matemática para o Ensino Fundamental Dr. João Ricardo Viola dos Santos
Fernando da Silva Batista Análise histórica do estudo escolar de algoritmos da Aritmética com base em explicações teóricas e exercícios propostos em livros didáticos de Matemática (1870 – 1930) Dr. Luiz Carlos Pais
Florisval Santana Filho Análise textual: outro olhar sobre a análise de livros didáticos Dra. Marilena Bittar
Ivanete Fátima Blauth PRÁTICA DE ENSINO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: uma análise sobre conhecimentos tecnológicos e pedagógicos do conteúdo Dra. Suely Scherer
Jesus Reinaldo Alves Quirino UM PANORAMA DAS PESQUISAS EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO PROGRAMA OBEDUC (2010 – 2015): UMA CARACTERIZAÇÃO DA REFLEXIVIDADE DOCENTE Dra. Patricia Sandalo Pereira
Larissa Ávila Santana Possibilidades na formação de professores de matemática Dr. João Ricardo Viola dos Santos
Ludiane Félix Berto Enunciados sobre interdisciplinaridade em livros didáticos de matemática do ensino médio Dr. Marcio Antonio da Silva
Maycon Douglas Ferreira Narrativas (auto)biográficas no PIBID: espaços de problematização na/para a formação de professores de matemática Dra. Luzia Aparecida de Souza
Pedro Anísio Ferreira Novais Um estudo sobre Professores de Matemática que Analisam Produções Escritas em Grupos de Trabalho Dr. João Ricardo Viola dos Santos
Relicler Pardim Gouveia MÈTRE, LITRE, GRAMME… GRANDEZAS E UNIDADES DE MEDIDAS NA CULTURA MATEMÁTICA ESCOLAR Dr. Luiz Carlos Pais
Renata Aparecida Zandomenighi UMA HISTÓRIA ACERCA DA CONSTITUIÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL (UNIDERP/CESUP) Dr. Thiago Pedro Pinto
Ronaldo Borges Saberes construídos e ressignificados por um professor de Matemática da educação básica quando investiga a própria prática Dra. Patricia Sandalo Pereira

Egressos

Trabalho

Orientador

Edivagner Souza dos Santos Um Long Play Sobre Formação de Professores que Ensinam Matemática Dr. João Ricardo Viola dos Santos
Jhenifer dos Santos Silva ASPECTOS DA PRÁTICA PROFISSIONAL DE DUAS PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA E ANALISAM PRODUÇÕES ESCRITAS Dr. João Ricardo Viola dos Santos
João Danival Gil Ocampos Redes Discursivas sobre a História da Matemática em Livros Didáticos do Ensino Médio Dr. Marcio Antonio da Silva
Keyla Ribeiro de Andrade Representações semióticas de números racionais sob o olhar de um grupo de professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas
Kleber Ramos Gonçalves A TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA PARA O ESTUDO DE TRANSPOSIÇÕES DIDÁTICAS: O CASO DAS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DOS NÚMEROS INTEIROS NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Dra. Marilena Bittar
Leonardo Dourado de Azevêdo Neto Vem Jogar mais Eu: mobilizando conhecimentos matemáticos por meio de adaptações do jogo Mankala Awalé Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas
Liana Krakecker Produção de conjecturas e provas de propriedades de ângulos de polígonos: um estudo com alunos do oitavo ano do ensino fundamental Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas
Luana Vieira Ramalho Trigonometria em Livros Didáticos do 9° ano do Ensino Fundamental Dra. Marilena Bittar
Matheus Couto de Oliveira UMA PRÁTICA DE AVALIAÇÃO FORMATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS: PROCESSOS DE REGULAÇÃO E AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM UM CURSO DE MATEMÁTICA A DISTÂNCIA Dra. Suely Scherer
Mauro Eduardo de Souza Professores e o uso do Geogebra: (re) construindo conhecimentos sobre funções Dra. Suely Scherer
Natalia Cristina da Silva CENAS SOBRE A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE PARANAÍBA–MS NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX Dr. Thiago Pedro Pinto
Nathalia Teixeira Larrea A SOCIEDADE BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EM MATO GROSSO DO SUL: Três caricaturas e muitas histórias Dra. Luzia Aparecida de Souza

Egressos

Trabalho

Orientador

Darlysson Wesley da Silva Conhecimentos específicos da Docência de Professores que ensinam Matemática em um Grupo de Trabalho que Analisa Produções Escritas em Matemática Dr. João Ricardo Viola dos Santos
Deise Maria Xavier de Barros Souza Narrativas de uma professora de Matemática: Uma construção de significados sobre avaliação Dr. Marcio Antonio da Silva
Juliana Ferreira de Sousa Pardim Reflexões e interações de um Professor da Educação básica em um Projeto Colaborativo Dra. Patricia Sandalo Pereira
Júlio César Gomes de Oliveira Currículos de Matemática no Ensino Médio: Significados que professores atribuem a uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem desenvolvida à luz da Educação Matemática Crítica Dr. Marcio Antonio da Silva
Márcia Santos Melo Almeida A articulação entre o ensino de polígonos e de poliedros em uma coleção de livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental Dra. Marilena Bittar
Mauro Luís Borsoi Britto Uma discussão de discussões de professores que ensinam Matemática em um grupo de trabalho Dr. Joao Ricardo Viola dos Santos
Maxlei Vinicius Cândido de Freitas Um Estudo sobre Volume de Sólidos Geométricos em uma Coleção de livros didáticos do Ensino Médio Dra. Marilena Bittar
Mirian José da Silva O uso da Lousa Digital e um estudo sobre a circunferência com alunos do 3º ano do Ensino Médio Dra. Suely Scherer
Neiva Nazareth da Silva Singularidades entre princípios e práticas no processo de apropriação sobre Atividade de Ensino Dra. Neusa Maria Marques de Souza
Nickson Moretti Jorge Reflexões sobre a prática docente de um professor de Matemática a partir da pesquisa colaborativa Dra. Patricia Sandalo Pereira
Renan Gustavo Araujo de Lima Problemas de Combinatória: Um estudo dos conhecimentos mobilizados por uma turma de licenciados em Matemática Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas
Rogério Cardoso Batista Um estudo de representação de funções numa perspectiva de articulação entre Matemática e Física Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas
Tatiani Garcia Neves Possibilidades e Limites de uma Prática Reflexiva para a Integração da Tecnologia no Ensino da Matemática Dra. Marilena Bittar
Vanessa Rodrigues Lopes Aprendizagem e um ambiente construcionista: Explorando conceitos de Cálculo I em espaços virtuais Dra. Suely Scherer
Viviane Ramos Gomes Gaspar A mentoria na formação de professores que ensinavam Matemática: Uma instituição, diversas experiências na Campo Grande/MS de 1980 e 1990 Dra. Luzia Aparecida de Souza

Egressos

Trabalho

Orientador

Ana Carolina de Siqueira Ribas dos Reis A formação matemática de professores primários: Um olhar sobre a escola normal Joaquim Murtinho Dra. Luzia Aparecida de Souza
Cristiano da Silva dos Anjos Crenças de Professores de Matemática que emergem em suas interações com livros didáticos do Ensino Médio Dr. Marcio Antonio da Silva
Danielly Regina Kaspary dos Anjos Uma análise praxeológica das operações de adição e subtração de números naturais em uma coleção de livros didáticos dos anos iniciais do Ensino Fundamental Dra. Marilena Bittar
Edinalva da Cruz Teixeira Sakai Um panorama das pesquisas sobre as práticas de Estágio Supervisionado de Matemática nas Regiões Norte, Nordeste e Centro- Oeste do Brasil Dra. Patricia Sandalo Pereira
Fernanda Elisbão Silva de Souza O Uso do Laptop no Ensino da Álgebra: Um Estudo com Professores do 8º Ano do Ensino Fundamental Dra. Suely Scherer
Frederico Fonseca Fernandes O Uso de Tecnologias Digitais na Modalidade Ead: Um Estudo sobre Cursos de Formação Inicial de Professores de Matemática Dra. Suely Scherer
Jackeline Riquielme de Oliveira Relações estabelecidas entre professores de Matemática do Ensino Médio e livros didáticos, em diferentes fases da carreira Dr. Marcio Antonio da Silva
Jonas Lobato Vermieiro Uso de laptops educacionais nas aulas de Matemática em Escolas Públicas de Mato Grosso do Sul Dra. Suely Scherer
Katiane de Moraes Rocha Integração da Tecnologia: Um estudo da mobilização e construção de conhecimentos por acadêmicos de um Curso de Pedagogia Dra. Marilena Bittar
Luana Quadrini da Silva Formação de professores dos anos iniciais para o ensino de geometria plana: Uma experiência com o uso do Software Klogo Dra. Suely Scherer
Naiara Fonseca de Souza Contextualização no ensino da Matemática: Análise de uma coleção de livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental Dra. Marilena Bittar
Pablo Carcheski de Queiroz Uma proposta para o Ensino de Função articulando as linguagens algébrica e geométrica Dra. Marilena Bittar
Rogers Barros de Paula Retratos do formador de professores de Matemática a partir das pesquisas acdêmicas produzidas na Região Centro- Oeste (2005-2012) Dra. Patricia Sandalo Pereira
Sergio Freitas de Carvalho Formação continuada em serviço e o uso da lousa digital em aulas de Matemática: Ações e reflexões de um grupo de professores Dra. Suely Scherer
Shirlei Paschoalin Furoni Conhecimentos mobilizados por professores de Matemática do Ensino Médio em suas relações com livros didáticos Dr. Marcio Antonio da Silva
Thaís Coêlho do Nascimento Silva Um estudo de conceitos do Sistema de Numeração Decimal por alunos do 4º ano do Ensino Fundamental mediante o uso de jogos Dra. Jose Luiz Magalhaes de Freitas
Tiaki Cintia Togura Faoro A formação de professores de matemática em Mato Grosso do Sul: Um olhar sobre Dourados Dra. Luzia Aparecida de Souza

Egressos

Trabalho

Orientador

Carlos Souza Pardim Orientações pedagógicas nas escolas normais de Campo Grande: Um olhar sobre o manual metodologia do Ensino Primário Dra. Luzia Aparecida de Souza
Cintia Melo dos Santos Análise da Prática Pedagógica de uma Professora indígena com Geometria no Ensino Médio Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas
Edeilza Lobo Ramos da Cruz A relevância de discussões curriculares na formação inicial do professor de matemática Dr. Marcio Antonio da Silva
Franciele Rodrigues de Moraes Um estudo sobre erros na resolução de equações do 1º grau com Software Aplusix Dra. Marilena Bittar
Juliana Alves de Souza Equações e expressões algébricas para o Ensino Fundamental: Um olhar sobre alguns cursos de Licenciatura em Matemática Dra. Patricia Sandalo Pereira
Luiz Cléber Soares Padilha Integração do computador na prática pedagógica de professores de matemática que atuam em sala de tecnologia: Uma Abordagem instrumental Dra. Marilena Bittar
Miriam do Rocio Guadagnini O uso da fatoração na resolução de equações do 2º grau Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas
Rodrigo Tadeu Pereira da Costa Competências e habilidades na formação inicial do futuro professor: Uma análise de projetos pedagógicos de cursos de licenciatura em Matemática Dr. Marcio Antonio da Silva
Thiago Carneiro de Barros Siqueira Trigonometria no Triângulo Retângulo: Conhecimentos para seu ensino na formação de professores Dra. Neusa Maria Marques de Souza

Egressos

Trabalho

Orientador

Ádamo Duarte de Oliveira Reconstruindo o conceito de paralelogramo com software Klogo: Uma experiência com professores de matemática Dra. Suely Scherer
Agnaldo de Oliveira Formação continuada de professores à distância: Estar junto virtual e habitar ambientes virtuais de aprendizagem Dra. Suely Scherer
Clarice Martins de Souza Batista Percepções e conhecimentos de professoras que ensinam matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental acerca do ensino de números e operações Dra. Neusa Maria Marques de Souza
Claudia Steffany da Silva Miranda Integrando jogos virtuais às aulas de Matemática: Uma experiência envolvendo o conceito de ângulo Dra. Suely Scherer
Daiane dos Santos Pereira Correa Licenciatura em Matemática à distância e a formação de professores para/com o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação Dra. Suely Scherer
Isis França Gonçalves Siebra Um olhar sobre as tendências metodológicas em Educação Matemática nos cursos de Licenciatura em Matemática Dra. Patricia Sandalo Pereira
Kely Fabricia Pereira Nogueira A prática como componente curricular nos Cursos de Licenciatura em Matemática: Entendimentos e alternativas para sua incorporação e desenvolvimento Dra. Patricia Sandalo Pereira
Marcela dos Reis França Limites e Potencialidades em Educação Matemática de Diferentes Programas de Formação na perspectiva de professores de escolas públicas de Três Lagoas/MS Dra. Neusa Maria Marques de Souza
Viviane Barros Maciel Da corte à provincia, do império à república, do Liceu de Goías ao Colégio Pedro II: Dinâmicas de circulação e apropriação da matemática escolar no Brasil (1856-1918) Dr. Luiz Carlos Pais

Egressos

Trabalho

Orientador

Adnilson Ferreira de Paula Mobilização e articulação de conceitos de geometria plana e de álgebra em estudos da geometria analítica. Dra. Marilena Bittar
Adriana Fátima de Souza Miola Uma análise de reflexões de conhecimentos construídos e mobilizados por um grupo de professores no ensino de números decimais para o sexto ano do Ensino Fundamental Dra. Patricia Sandalo Pereira
Adriana Ramires Ribeiro Coraça O uso do computador na prática pedagógica dos professores de matemática que atuam como professores de tecnologia Dra. Marilena Bittar
Aparecida Santana Chiari A utilização do escalonamento na resolução de sistemas lineares por alunos do Ensino Médio Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas
Camila de Oliveira da Silva Um estudo sobre a noção de limite de progressões geométricas infinitas com alunos de ensino médio Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas
Claudia Angela da Silva Práticas de um professor de matemática em contexto multicultural Dr. Luiz Carlos Pais
Edilson de Moura O conceito fractal e sua presença pedagógica na Educação Básica Dr. Antonio Padua Machado
Jane Carmem Magalhães O Gráfico da Forma e a Formação do Conceito: Um Estudo de Caso sobre os Sólidos Geométricos no Ensino Fundamental. Dr. Antonio Padua Machado
José Wilson dos Santos Os currículos de um curso de licenciatura em matemática: Um estudo de caso sobre as mudanças ocorridas no período de 2000 a 2010 Dr. Marcio Antonio da Silva
Karla Jocelya Nonato Estágio supervisionado em matemática: Contribuições para a formação de professores de matemática Dra. Neusa Maria Marques de Souza
Kátia Guerchi Gonzales Elementos históricos da educação matemática no contexto do Mato Grosso: Uma análise de práticas do Professor Firmo José Rodrigues (1920-1930) Dr. Luiz Carlos Pais
Pedro Hiane Questões de matemática da UFMS e ENEM: Uma análise da avaliações por conteúdos se contrapondo à avaliação por competências. Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas
Thatiana Sakate Abe Proposta de uma engenharia didática para o ensino de probalidades nos anos finais do Ensino Fundamental Dra. Marilena Bittar
Vanessa Franco Neto Competências profissionais de professores de matemática do Ensino Médio valorizadas por uma “Boa escola”: A supremacia da cultura da performatividade Dr. Marcio Antonio da Silva

Egressos

Trabalho

Orientador

Adriana Barbosa de Oliveira Prática pedagógica e conhecimentos específicos: Um estudo com um professor de matemática em início de docência. Dra. Marilena Bittar
Adriano da Fonseca Melo Estudo de procedimentos de validação de igualdades de expressões algébricas por meio de mudanças dos quadros aritmético, algébrico e geométrico. Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas
Anderson Soares Muniz Uma análise das técnicas utilizadas por aluno na resolução de problemas algébricos do primeiro grau, proposto em um Livro didático do 7º ano do Ensino Fundamental. Dr. Luiz Carlos Pais
Enoque da Silva Reis O Estudo de sistema de equações algébricas lineares do primeiro grau em livros didáticos utilizados no Ensino Secundário Brasileiro. Dr. Luiz Carlos Pais
Florisvaldo de Oliveira Rocha Aprendizagem da resolução de sistemas de equações do primeiro grau por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Dra. Marilena Bittar
Graziela Baldessar Polla As pesquisas sobre ensino e aprendizagem de álgebra nas séries finais do ensino fundamental: Panorama de 10 anos de pesquisa brasileira pós PCN Dra. Neusa Maria Marques de Souza
Maria José Santana Vieira Gonçalves Raciocínio proporcional: Estratégias mobilizadas por alunos a partir de uma abordagem envolvendo a oralidade Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas
Maysa Ferreira da Silva Divisibilidade: Práticas de estudo realizadas por alunos de um curso preparatório para o vestibular. Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas
Paulo Humberto Piccelli Processo de validação de conjecturas em Geometia Plana Dra. Marilena Bittar
Rúbia Grasiela da Silva Interações entre licenciandos em Matemática e Pedagogia: Um olhar sobre o ensino do Tema Medidas. Dra. Neusa Maria Marques de Souza
Tarcisio Luiz Leão e Souza Elementos históricos e culturais do ensino da Matemática no contexto Amazonense (1870-1910) Dr. Luiz Carlos Pais

Egressos

Trabalho

Orientador

Anderson Martins Corrêa Significados fenomenológicos da orientação didática no ensino fundamental de geometria Dr. Antonio Padua Machado
Anelisa Kisielewski Esteves Números decimais na escola fundamental: Interações entre os conhecimentos de um grupo de professores e a relação com sua prática pedagógica. Dra. Neusa Maria Marques de Souza
Anete Valeria Masson Coimbra de Lima Um estudo sobre validações algébricas por alunos da 3ª série do ensino médio no conjunto dos números inteiros Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas
Irio Valdir Kichow Procedimentos didáticos relativos ao ensino de números racionais em nível de sexto e sétimo anos do ensino fundamental Dr. Luiz Carlos Pais
Juliana Xavier Silva Influências da informática educativa na prática pedagógica do professor de matemática. Dra. Marilena Bittar
Maria Aparecida Mendes de Oliveira Práticas vivenciadas na constituição de um curso de licenciatura indígena em matemática para as comunidades indígenas Guarani e Kaiowá de Mato Grosso do Sul Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas
Susilene Garcia da Silva Oliveira Um Estudo Das Argumentações Produzidas Por Alunos Do Oitavo Ano Em Atividades De Construções Geométricas Envolvendo Pontos Notáveis Do Triângulo Dra. Marilena Bittar
Vera Fátima Corsino de Almeida Analise das práticas docentes de professores de cursos de licenciatura em Matemática referentes ao estudo de retas e ângulos. Dr. Luiz Carlos Pais

EGRESSOS DO DOUTORADO


Egressos

Trabalho

Orientador

Ana Carolina de Siqueira Ribas dos Reis MORTE E VIDA SEVERINA: auto de natal em Educação Matemática Dra. Luzia Aparecida de Souza
Danielly Regina Kaspary dos Anjos A NOOSFERA, UM LUGAR DE TENSÃO PARA O CURRÍCULO. Estudo de um sistema de avaliação de livros didáticos sobre o estudo do campo aditivo nos anos iniciais Dra. Marilena Bittar
Débora Reis Pacheco DO CORPO ESGOTADO À CRIAÇÃO DE CURRÍCULOS-OUTROS: uma ocupação secundarista possível Dr. Marcio Antonio da Silva
Júlio César Gomes de Oliveira EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA DIRECIONANDO CURRÍCULOS: constituição de sujeitos e de uma tecnologia de governo Dr. Marcio Antonio da Silva
Julio Cesar Paro POR UMA ESCRITA-FOTO-EXPERIMENTAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES (ou: UMA TESE-ÁLBUM COM ATIVIDADES BASEADAS EM CATEGORIAS DO COTIDIANO EM GRUPOS DE TRABALHO) Dr. Joao Ricardo Viola dos Santos
Susimeire Vivien Rosotti de Andrade AS MANIFESTAÇÕES DE COLETIVIDADE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA Dra. Patricia Sandalo Pereira
Vanessa Rodrigues Lopes AÇÕES EM UM AMBIENTE CONSTRUCIONISTA COM USO DE SMARTPHONE: UMA PROPOSTA BIMODAL PARA ESTUDAR CONCEITOS DE CÁLCULO Dra. Suely Scherer

Egressos

Trabalho

Orientador

Ádamo Duarte de Oliveira Linguagem Digital, Celulares e Geometria Analítica: encontros com alunos do Ensino Médio Dra. Suely Scherer
Cintia Melo dos Santos POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES DE MICROPERCURSOS DE ESTUDO E PESQUISA EM GEOMETRIA: Uma experiência de formação continuada com professores da rede pública Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas
Enoque da Silva Reis RAIZES HISTÓRICAS DO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NA ESCOLA POLITÉCNICA DO RIO DE JANEIRO NAS ÚLTIMAS DÉCADAS DO SÉCULO XIX Dr. Luiz Carlos Pais
José Wilson dos Santos Relações saber-poder: discursos, tensões e estratégias que (re)orientam a constituição do livro didático de matemática Dr. Marcio Antonio da Silva
Kely Fabricia Pereira Nogueira Necessidades formativas na constituição do professor de matemática em formação e em exercício: diálogos e conexões Dra. Patricia Sandalo Pereira
Maria Elídia Teixeira Reis ELEMENTOS CONSTITUINTES DA ATIVIDADE DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA NA PARCERIA UNIVERSIDADE-ESCOLA Dra. Neusa Maria Marques de Souza
Sergio Freitas de Carvalho Parangolés de Ações e Lousa Digital: movimentos de aprendizagem em aulas de matemática Dra. Suely Scherer
Sonia Maria Monteiro da Silva Burigato Um estudo sobre a aprendizagem do conceito de limite de função por estudantes nos contextos Brasil e França Dr. Jose Luiz Magalhaes de Freitas
Vanessa Franco Neto Quando aprendo matemática, também aprendo a viver no campo? Mapeando subjetividades Dra. Angela Maria Guida

Egressos

Trabalho

Orientador

Adriana Barbosa de Oliveira Licenciaturas em Matemática como produção narrativa: aberturas para experiências Dra. Marilena Bittar
Adriana Fátima de Souza Miola Interações e mediações propiciadas pela pesquisa colaborativa e o desenvolvimento profissional de professores de matemática Dra. Patricia Sandalo Pereira
Juliana Alves de Souza Cola em prova escrita: de uma conduta discente a uma estratégia docente Dra. Regina Luzia Corio de Buriasco


PÓS-DOUTORADO

Paola Judith Amaris Rudiaz (em andamento)
Ricardo Tiburcio dos Santos (voluntário e em andamento)