Grupos de Pesquisa
ALLEM-Alfabetização, Letramento e Letramento Matemático
O destaque da produção do grupo se concentra na linha de Alfabetização e Letramento que abrange variadas áreas do conhecimento escolar, na linguagem materna e na matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Com foco voltado para escola e os múltiplos contextos sociais que abarca em suas relações, questões da relação família-escola e da formação de professores são problemas levantados pelo grupo ao final de 2009 caracterizando-se para o ano de 2010 como focos para continuidade do processo participativo de pesquisas do grupo. Em 2013, com retorno das líderes que se encontravam em estágios de Pós-Doutorado, a Teoria Histórico-Cultural ganha corpo-base para as discussões de pesquisas e o aprofundamento nesta perspectiva teórica assume espaço substancial de embasamento dos trabalhos. Sustentadas pelo conceito de atividade, gestado no cerne da Teoria Histórico-Cultural, o propósito está em discutir a conscientização no processo da formação docente, inicial e continuada.
Líder: Professora Doutora Neusa Maria Marques de Souza.
Horário e local: Reuniões as sextas-feiras no horário das 13:30 às 17:00 realizadas online ou presencialmente, quando garantida a vinda da professora colaboradora.
Diretório dos grupos: http://ppgecpan.siteh.ufms.br/en/allem-alfabetizacao-letramento-e-letramento-matematico/
Compasso MS
O grupo foi formado em 2019 e vem realizando pesquisas de fundo histórico relacionadas à Educação Matemática e à História da Educação Matemática. Tem como objetivo contribuir para a ampliação do conhecimento sobre questões referentes à aprendizagem e ao ensino da disciplina matemática, à formação do professor de matemática e à produção de saberes a partir do contexto histórico.
Líder: Professora Doutora Edilene Simões Costa dos Santos
Horário e local das reuniões: quinzenalmente às quintas-feiras (alternando com os seminários) das 13:00 às 17:00 no INMA
Diretório do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1271790676639347
Mais informações sobre o grupo: https://www.instagram.com/compasso_ms/
E-mail: edilenesc@gmail.com
DDMAT – Grupo de Estudos em Didática da Matemática
O DDMat tem por objetivo discutir/desenvolver investigações sobre fenômenos didáticos, nas quais a problematização dos objetos de saber em jogo é um elemento central e têm como arcabouço teórico metodológico principal teorias do programa epistemológico da didática da matemática. Tais investigações podem ser realizadas em contexto escolar ou não escolar, nos diversos níveis e modalidades de ensino. Também são realizados estudos sobre a prática docente e a formação de professores de Matemática, sob a ótica dos fenômenos didáticos. Paralelamente às pesquisas em desenvolvimento, o DDMat realiza diversas ações de extensão principalmente com professores da educação básica. Em 1999 criamos o primeiro grupo de educação matemática de Mato Grosso do Sul, o GEEMA – Grupo de Estudos em Educação Matemática que em 2013 recebeu o nome DDMat, para melhor corresponder aos estudos do grupo. Participam do DDMat professores da UFMS, do IFMS e da UFGD, e estudantes do PPGEdumat/UFMS e do PROFCEM/UEMS, além de professores da educação básica.
Líder: Professora Doutora Marilena Bittar
Professores: Professor Doutor José Luiz Magalhães de Freitas.
Horário e local das reuniões: O grupo se reúne quinzenalmente, às quintas-feiras, no horário das 13:30 às 17:00 no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática/INMA/UFMS.
Diretório do grupos: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8640213196715803
Mais informações sobre o grupo: http://grupoddmat.pro.br/index.php/home/
Instagram: https://www.instagram.com/ddmatufms/
FAEM – Formação, Avaliação e Educação Matemática
O Grupo de Pesquisa Formação, Avaliação e Educação Matemática (FAEM) se inventa como um território de experimentações, problematizações e produções em educações matemáticas. Atualmente, suas pesquisas são realizadas em partilhas, tensões, brechas e faíscas nos entres de emergências do Antropoceno, tais como, desigualdade econômica, colapso ambiental, migrações, feminismos, questões raciais. Em outras alianças e contágios também investigamos efeitos de avaliações externas em escolas. Nesses e em outros convites, nossas pesquisas acontecem em espaço-tempo-matéria com humanos e não-humanos, em territórios educacionais formais e não formais.
Líder: Professor Doutor João Ricardo Viola dos Santos.
Horário e local das reuniões: Reuniões quinzenais às quintas-feiras das 13:30 às 17:00 no Programa de Pós Graduação em Educação Matemática.
Diretório do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5444504793057876
Mais informações sobre o grupo: http://www.faem.com.br/
FORMEM – Formação e Educação Matemática
O grupo foi criado em 2011 com uma única linha de pesquisa – formação de professores – que tem como objetivo investigar sobre a formação docente em seus diferentes espaços e níveis educativos. Mas, a partir de 2024 terá uma nova linha de pesquisa – História da Educação Matemática, que tem como objetivo compreender os processos e dinâmicas de sistematização de saberes da Educação Matemática. O grupo conta com a participação de pesquisadores, estudantes de pós-graduação, estudantes de graduação e professores de Educação Básica.
Líder: Professora Doutora Patrícia Sandalo Pereira.
Vice-líder: Professor Doutor Edvanilson Santos de Oliveira.
Horário e local das reuniões: As reuniões são online e acontecem de segunda feira das 13:00 às 17:00.
Diretório do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2203402591574592
Mais informações sobre o grupo: https://formem.ufms.br/
GECEMS – Grupo de Estudos do Cálculo no Ensino Médio e Superior
O grupo foi criado em 2020 e tem como participantes professores e alunos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e possui parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e universidade de outros países. O GECEMS está cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e tem como principal objetivo discutir sobre o ensino do cálculo no ensino médio e na graduação.
Líder: Professora Doutora Sonia Maria Monteiro da Silva Burigato
Professores:
Professor Alex Vinícius de Bastos Rangel
Professor Mestre Anderson Souza Neves
Professor Doutor Claudemir Aniz
Professor Doutor Cheick Oumar Doumbia
Professor Doutor Edmo Fernandes Carvalho
Professor Doutor José Luiz Magalhães de Freitas
Professora Doutora Lilian Milena Ramos Carvalho
Professor Doutor Luiz Marcio Santos Farias
Professor Doutor Osnildo Andrade Carvalho
Professor Doutor Pierre Job
Professora Vitória Lourenço Luges da Silva
Horário e local das reuniões: O grupo se reúne a cada 15 dias, via Google Meet, na sexta-feira às 9:00 (MS).
Link do Instagram: https://www.instagram.com/gecems.ufms/
Diretório do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6374096061410777
GEduMaD – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Diversidade e Diferença
O grupo tem como objetivo estudos e pesquisas em Educação Matemática que abordem as questões sociais, culturais, econômicas, políticas e filosóficas, que sejam atravessadas pelas Filosofias da Diferença ou, ainda, que estejam voltadas para a Formação de Professores ou o processo de ensino e de aprendizagem de grupos minoritários por suas diferenças étnicas, linguísticas, culturais, além do público alvo da Educação Especial.
Líderes: Professora Doutora Fernanda Malinosky e Professor Doutor Thiago Donda Rodrigues
Horário e local das reuniões: Reuniões quinzenais às quintas-feiras das 13:30 às 15:00.
Diretório do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3957460502991020
Mais informações sobre o grupo: https://instagram.com/grupogedumad?igshid=NzZhOTFlYzFmZQ==
E-mail: grupogedumat@gmail.com
Site: https://sites.google.com/view/grupogedumat-ufms/p%C3%A1gina-inicial
GETECMAT – Grupo de Estudos de Tecnologia e Educação Matemática
O grupo teve origem em um projeto de pesquisa realizado entre os anos de 2006 e 2008, financiado pelo CNPq. Desde então diversas ações têm sido realizadas, tais como projetos de pesquisa e de extensão, e participações em eventos científicos com publicações. Ao final do financiamento do projeto, tendo em vista a repercussão do mesmo, a equipe de trabalho decidiu pela instituição de um grupo de pesquisa permanente. O GETECMAT é um grupo de pesquisa que investiga o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação no processo de ensino e de aprendizagem da Matemática, na busca de integrar a escola à linguagem digital; investiga ainda a formação de professores para o uso destas tecnologias e os processos de ensino e aprendizagem na modalidade de Educação a Distância.
Líder: Professora Doutora Suely Scherer
Horário e local das reuniões: Reuniões quinzenais nas quintas-feiras no horário das 13:30 às 17:00 na sala 03 do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS.
Diretório do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7974592039326893
Mais informações sobre o grupo: https://www.instagram.com/getecmatufms/
E-mail: getecmat@gmail.com
Site: link.ufms.br/getecmat
Facebook: https://www.facebook.com/Getecmat/
GFEPEM – Grupo de Formação, Estudos e Pesquisas em Educação Matemática
O grupo se constitui como um espaço de pesquisa e desenvolvimento na área de Educação Matemática desde 2015. Conta atualmente com a participação de pesquisadores, estudantes de pós-graduação e estudantes de graduação. O grupo tem como objetivo investigar sobre formação de professores, ensino e aprendizagem de matemática e as tendências em Educação Matemática e suas implicações para a elaboração de significados em sala de aula.
Líder: Professora Doutora Claudia Carreira da Rosa
Horário e local das reuniões: Os encontros acontecem quinzenalmente, às segundas-feiras das 17:00 às 19:00.
Diretório do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2346091846615223
Mais informações sobre o grupo: https://www.instagram.com/gfepem/
Site: http://gfepem.blogspot.com.br/
E-mail: claudiacarreiradarosa@gmail.com
GPCEM – Grupo de Pesquisa Currículo e Educação Matemática
O grupo foi criado em 28 de agosto de 2012 e problematiza currículos de matemática por intermédio da análise de discursividades, da produção de subjetividades, das relações de poder e da constituição de sujeitos, movimentando teorizações contemporâneas que possibilitam articular o currículo de matemática a temas como subjetividade, saber-poder, representação, significação, cultura, etnia, raça, sexualidade, gênero, mídia, consumo, entre outros.
Líder: Professor Doutor Marcio Antonio da Silva
Horário e local das reuniões: As reuniões ocorrem quinzenalmente, às terças-feiras, das 13:30 às 17:00, no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul – PPGEduMat/UFMS.
Diretório do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/568224
Mais informações sobre o grupo:
E-mail: marcio.silva@ufms.br
HEMEP – História da Educação Matemática em Pesquisa
Grupo vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, registrado no CNPq. Desenvolve projetos de pesquisa no âmbito da UFMS e em parceria com outros pesquisadores e instituições. No Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática atua especialmente na linha História, Filosofia e Educação Matemática, com projetos voltados à: mapeamento histórico da formação e atuação de professores (de Matemática) em nosso estado e no Brasil; questões de gênero e raça no espaço escolar e na formação de professores; processos de exclusão na escolarização formal; potencialidade de outras abordagens teóricas, filosofias e epistemologias na pesquisa em Educação Matemática e na formação de professores; decolonialidade, antropologia e Educação Matemática.
Coordenação: Professora Doutora Luzia Aparecida de Souza e Professor Doutor Thiago Pedro Pinto.
Pesquisadores: Professora Doutora Carla Regina Mariano da Silva e Professora Doutora Adriana Barbosa Oliveira.
Horário e local das reuniões: Reuniões semanais às quintas-feiras no horário das 13:30 às 17:00 na sala administrativa do Instituto de Matemática.
Diretório do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3978760600539715
Mais informações sobre o grupo: https://instagram.com/hemepufms?igshid=NzZhOTFlYzFmZQ==
Site: http://www.hemep.org/
Facebook: https://www.facebook.com/hemepesquisa/
MANCALA – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente
O grupo visa discutir temáticas e/ou propostas de pesquisas que abordem temas do campo da “Educação Matemática”, “Cultura” e “Formação de Professores”, em uma relação com a prática pedagógica e com espaços informais de aprendizagens. A perspectiva teórico-metodológica delineia-se com base nos pressupostos do trabalho colaborativo e da pesquisa-ação a partir da prática reflexiva em grupos colaborativos e/ou parcerias com instituições escolares que busquem trabalhar na perspectiva da colaboração entre docentes de diferentes níveis de ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Superior e Profissional), cujos integrantes (professores) estejam em diferentes fases da carreira, bem como com comunidades de outros setores da sociedade como, por exemplo, a família, comunidade indígena, camponesa, quilombola e povos ribeirinhos a partir de estudos da cultura matemática presente nos saberes e fazeres cotidianos destes grupos.
Líder: Professor Doutor Klinger Teodoro Ciríaco
Horário e local das reuniões: quinzenalmente, aos sábados das 9:00 às 11:00, à distância, via Google Meet (chamada coletiva) com interessados e orientandos do PPGEdumat/UFMS, do PPGE/UFSCar e do PPGPE/UFSCar.
Diretório do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/508377
Instagram: https://www.instagram.com/grupomancala?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=ZDNlZDc0MzIxNw==
NIEMS – NÚCLEO DE INVESTIGAÇÕES EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E SOCIEDADE
A partir de abril de 2023, frente a necessidade de discutir temáticas específicas da contemporaneidade em suas relações com a Educação Matemática, foi criado o Núcleo de Investigações em Educação Matemática e Sociedade, o NIEMS. O núcleo congrega pesquisas que abordam temáticas interseccionais como gênero, sexualidade, raça, classe, espaço e território por meio da educação do campo entre outros assuntos que atravessam interesses da Educação Matemática. O principal objetivo do grupo é problematizar e analisar os modos pelos quais a matemática, em seus diversos níveis, elabora modos de ser e agir na sociedade.
Líder: Professora Doutora Vanessa Franco Neto
Professores: Professora Doutora Daniele Costa Silva
Horário e local da reuniões: Reuniões quinzenais nas terças-ferira no horário das 13h30min às 17h (horário de Mato Grosso do Sul). As reuniões são híbridas: presencial e on-line, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – FAED/UFMS.
Diretório do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3372123318939369
Instagram: https://instagram.com/niems.ppgedumat?igshid=MzRlODBiNWFlZA==
TeDiMEM – Tecnologias Digitais, Mobilidade e Educação Matemática
O grupo de pesquisa TeDiMEM atua na investigação de processos educativos (aprendizagem, avaliação e formação, principalmente) envolvendo o uso de Tecnologias Digitais em Educação Matemática. Nossa intenção é contribuir com o desenvolvimento de pesquisa, na área de Educação Matemática, na direção de um uso humanizado de Tecnologias Digitais, a partir de um olhar crítico, inclusivo, acolhedor e emancipatório, considerando também os processos de mobilidade, ubiquidade e Educação Online.
Líder: Professora Doutora Aparecida Santana de Souza Chiari
Horário e local das reuniões: Reuniões quinzenais nas quintas-feiras no horário das 13:15 às 15:15. Algumas reuniões são virtuais e outras acontecem presencialmente no Instituto de Matemática da UFMS.
E-mail: aparecida.chiari@ufms.br
Diretório do grupo: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4086453162335547
Site: https://tedimem.webnode.page/
Instagram: https://www.instagram.com/tedimemufms/
Mais informações sobre o grupo: https://linktr.ee/tedimemufms