Consulta de interesse – Bolsa FUNDECT e informações

Nosso programa foi contemplado com duas bolsas de doutorado e uma bolsa de mestrado pelo edital da FUNDECT. É uma grande conquista, motivo de muita comemoração!
A PROPP designou à comissão de bolsas a função de indicar os nomes dos alunos que irão assumi-las.
Segundo o edital da FUNDECT, é permitido que professores das redes públicas estadual ou municipais de ensino básico do nosso estado sejam contemplados com bolsa, mas os critérios de distribuição dessas bolsas são específicos de cada programa. Temos uma resolução interna que não permite isso, mas ela é específica para bolsas CAPES. Podem consultá-la aqui: https://ppgedumat.ufms.br/files/2019/08/SEI_UFMS-1403705-RESOLU-O-N-76-DE-05-DE-AGOSTO-DE-2019-republica-o.pdf.
Diante desse contexto, entro contato para informar que:
– como forma de equiparar o tratamento entre as bolsas (FUNDECT e CAPES), a comissão de bolsas dará preferência aos alunos que não tenham vínculo empregatício.
– no caso do mestrado, temos mais de um aluno nessa situação, que já submeteram propostas ao edital de seleção de bolsistas 2020 e que atualmente estão na lista de espera das bolsas CAPES, então seguiremos essa lista, chamando o próximo aluno para assumir a bolsa FUNDECT. Caso esse aluno não tenha interesse, o próximo será chamado e assim por diante.
– no caso do doutorado, já “zeramos” nossa lista de espera de 2020, então estamos fazendo uma consulta por interessados.

Assim, para alunos do curso de doutorado interessados, solicitamos:
– Manifestar interesse até dia 05/05/2020, terça-feira, preenchendo o formulário disponível aqui: https://forms.gle/gKNuJqSVGvCz16oq7
Após preencher o formulário, você receberá um e-mail com as respostas informadas. A comissão de bolsas irá analisar a quantidade de interessados e entrará em contato caso seja necessário enviar documentos adicionais.
Reforçamos que a manifestação de interesse é apenas para alunos do curso de doutorado e deve ser feita diretamente no formulário.

Esclarecemos que o seguinte processo será conduzido (para a indicação no doutorado):
– A princípio, temos as seguintes possibilidades:
          – Até dois alunos que tenham ou não vínculo, no total, estão interessados: neste caso esses dois serão os indicados e não faremos seleção.
          – Mais de dois interessados, mas, desses, dois não têm vínculo. Então os dois alunos sem vínculo serão os indicados e também não teremos seleção.
          – Mais de dois interessados sem vínculo: a seleção acontecerá apenas entre eles, mesmo que tenhamos alunos com vínculo interessados também.
          – Caso não tenhamos dois candidatos sem vínculo empregatício e tivermos mais de dois interessados com vínculo, faremos uma seleção entre esses alunos que trabalham (reforço que só professores que atuam na rede pública de educação básica podem participar da seleção).

Independentemente da categoria, se for necessária uma seleção, seguiremos os mesmos critérios e pontuações do último edital de seleção de bolsistas do doutorado (disponível para consulta aqui: https://ppgedumat.ufms.br/files/2020/01/Edital-n-2_CONCESS-O-DE-BOLSA.pdf). Nesse caso entraremos em contato com os candidatos na quarta-feira, 06/05, solicitando a entrega da documentação.
Após esse processo, a comissão irá se reunir para analisar a documentação e fazer a indicação. A ata dessa reunião ficará disponível no site do programa.

Atenciosamente,
Comissão de Bolsas – PPGEduMat