Defesa da Tese da discente Janielly Taila dos Santos Verbisck
No dia 28 de julho de 2025, foi realizada, de forma híbrida (presencial e virtual), a defesa da tese de doutorado intitulada “Study and research paths for statistics teacher education in secondary school”. A pesquisa foi desenvolvida em regime de cotutela entre a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), sob a orientação da Professora Doutora Marilena Bittar, e a Universitat de Barcelona (Espanha), sob a orientação das Professoras Doutoras Berta Barquero Farràs e Marianna Bosch Casabò.
A tese se insere na linha de pesquisa da Teoria Antropológica do Didático (TAD), contribuindo para o debate sobre a necessária mudança de paradigma pedagógico nos sistemas educacionais contemporâneos — do chamado paradigma da visita às obras para o paradigma do questionamento do mundo. Nesse contexto, a TAD propõe o desenvolvimento de dispositivos didáticos denominados Percursos de Estudo e Pesquisa (PEP) e PEP para a Formação de Professores (PEP-FP), os quais visam promover transformações significativas nas práticas de ensino e aprendizagem. A pesquisa teve como foco a formação de professores de matemática dos ensinos fundamental e médio no campo da estatística, adotando como metodologia uma abordagem global da engenharia didática.
Na Espanha, as bancas de defesa de teses de doutorado são acompanhadas por votação formal dos membros da comissão avaliadora. Vale destacar que esta tese recebeu a nota máxima — “Excelente cum laude” — em reconhecimento à sua originalidade e relevância para o campo de investigação. Além disso, cumprindo os critérios estabelecidos pela Universitat de Barcelona, a tese obteve a menção internacional, que indica a realização de uma estância acadêmica em uma universidade fora da Espanha ao longo da pesquisa.
A realização deste doutorado em cotutela é mais uma ação de internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS e estreita os laços entre as duas instituições envolvidas.




